Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Dispositivos de mobilidade para idosos que melhoram a segurança e a independência

Dispositivos de mobilidade para idosos que melhoram a segurança e a independência

O processo de envelhecimento traz muitas alterações físicas e na vida em geral. O corpo muda e limita a capacidade de movimento livre e de pensamento rápido, resultando numa mobilidade reduzida e a perda de capacidades cognitivas.

Os problemas de mobilidade afetam uma grande parte da população idosa. Tornando a prevenção de quedas um fator crucial para o bem-estar dos idosos.

As quedas são a principal causa de lesões entre os idosos e estima-se que até 2030, os idosos sofrerão 7 quedas mortais por hora.

Os dispositivos de mobilidade para idosos ajudam a preservar a independência com segurança.

Os idosos precisam frequentemente de ajuda para se deslocarem e os dispositivos de mobilidade, como bengalas ou andarilhos, podem mantê-los mais seguros e independentes durante mais tempo.

Os prestadores de cuidados podem encontrar resistência por parte dos idosos para efetuar mudanças úteis que permitam receber os cuidados e o apoio de que necessitam para se manterem seguros.

Assim, convencer um idoso a utilizar um dispositivo de mobilidade pode ser um desafio, mas é necessário ter empatia e capacidade de escuta para ajudar o idoso neste processo.

Ao encarar as questões de mobilidade com os idosos, é importante perceber que o medo relacionado com o envelhecimento pode ser muito impactante e pode impedir uma pessoa que normalmente é racional de aceitar a ajuda de que necessita.

Muitos idosos receiam perder a sua independência. Perceberem que precisam de ajuda pode ser difícil para o orgulho, por isso é importante adotar uma abordagem sobre esta matéria de forma suave.

Todos os dispositivos mencionados destinam-se apenas a ajudar a tomar uma decisão informada quando se procura o auxiliar de mobilidade mais adequado para cada idoso.

Antes de comprar qualquer dispositivo, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta para obter uma recomendação mais adequada em função das necessidades e preferências do idoso.

Dispositivos de mobilidade que ajudam os idosos a manterem-se independentes

Os melhores dispositivos de mobilidade para idosos são os que se adaptam a necessidades específicas de cada pessoa.

Por isso antes de qualquer decisão é essencial falar com o médico, familiares e cuidadores. Em conjunto, pode ser mais fácil decidir quais os dispositivos de assistência necessários para ajudar o idoso a realizar as suas atividades diárias em segurança.

Redução das quedas

A utilização de auxiliares de mobilidade possibilita o apoio a uma pessoa idosa que possa ter problemas de equilíbrio, não tenha força corporal ou não consiga andar sozinha

Estes dispositivos de apoio podem ajudar a que os idosos mantenham a sua independência em segurança.

Quando um idoso cai, as probabilidades de voltar a cair duplicam. Uma grande parte das quedas resulta numa lesão grave, como um traumatismo craniano ou ossos partidos.

Outras consequências graves das quedas incluem:

  • Contusões
  • Fraturas
  • Hospitalização
  • Cirurgia
  • Morte

Bengalas

As bengalas são auxiliares de marcha que muitos idosos utilizam para os ajudar a equilibrarem-se. Uma bengala pode suportar até 25% do peso corporal do utilizador.

As bengalas existem em diferentes estilos, materiais e tamanhos. As bengalas de ponta única são as mais populares, pois são leves e ajudam na fraqueza muscular e no equilíbrio.

As bengalas são alguns dos dispositivos de mobilidade mais comuns no mercado. Podem fazer toda a diferença para as pessoas que sofrem de dores na parte inferior do corpo, fraqueza ou problemas de equilíbrio.

Ajudam os idosos a caminhar de forma mais segura e confortável, mantendo uma postura saudável. Existem muitos tipos diferentes de bengalas.

Andarilhos

Os andarilhos são constituídos por uma estrutura com quatro pés para apoiar o utilizador em ambos os lados.

Podem suportar até 50% do peso corporal do utilizador e devem ser levantados e pousados a cada passo. Alguns andarilhos têm dois pés e rodas para facilitar o deslizamento.

Andarilhos com rodas

Os andarilhos com rodas ajudam os idosos a percorrer distâncias mais longas com estabilidade.

Além disso, o idoso pode descansar no assento incorporado e arrumar os seus artigos de compras no cesto ou na bolsa sob o assento.

Ajudam a facilitar a deslocação dos idosos que têm um equilíbrio considerável, mas que precisam de apoio para os membros inferiores.

Estes dispositivos têm travão de mão para maior segurança e estabilidade.

Os andarilhos de 3 e 4 rodas são muito populares e a maioria inclui um assento, arrumação e possibilidade de dobrar.

Elevadores de escadas

Subir e descer as escadas várias vezes por dia pode ser difícil para muitos idosos, para alguns, pode ser mesmo impossível.

Nestas situações pode ser útil instalar em casa um elevador de escadas ou como também é conhecido: uma cadeira elevatória.

Uma cadeira elevatória é uma cadeira que está ligada a uma calha motorizada. A pessoa permanece sentada na cadeira e esta desliza para cima e para baixo nas escadas sobre a calha.

As cadeiras elevatórias têm assim dois componentes: a calha e a cadeira. A calha tem impacto no custo total do elevador e no local onde é instalada em casa.

Existem modelos retos, curvos ou exteriores. A cadeira é crucial, uma vez que é com ela que o idoso vai interagir mais. É personalizada para a segurança do utilizador e apresenta vantagens como uma base giratória, costas inclinadas, possibilidade de dobrar e ajustar a altura.

Este processo permite que a pessoa suba e desça os degraus com pouco ou nenhum esforço.

Os elevadores de escadas podem ser instalados tanto em escadas retas ou curvas e, também podem ser personalizados para combinar com a decoração da casa.

Esta cadeira elevatória é o melhor dispositivo de mobilidade para os idosos que vivem em casas com vários andares e que necessitam de aceder a todos os espaços.

As cadeiras elevatórias ou elevadores de escadas ajudam os idosos com problemas de equilíbrio a utilizar as escadas da sua casa em segurança, sem terem de as subir.

Uma vez que os elevadores de escadas podem ser um investimento caro, será melhor consultar um especialista antes de decidir instalar uma.

Este tipo de serviço personaliza a cadeira elevatória em casa após uma verificação pormenorizada, garantindo que se adapta ao espaço e satisfaz as necessidades.

Cadeiras e bancos de banho

A casa de banho é uma divisão da casa que representa um risco significativo de escorregadelas e quedas para os idosos devido aos pisos molhados e escorregadios.

Um banco ou cadeira de banho não só torna a casa de banho mais segura, como também facilita a entrada e saída da banheira ou duche para os idosos.

As cadeiras e bancos para banheira podem ser fixados nos lados da banheira e torna fácil e seguro entrar e sair do banho.

Podem ter apoio para os braços em aço com almofadas de espuma macia e grampos duplos para maior estabilidade e uma base antiderrapante, incluindo uma função de regulação da altura das pernas e do apoio para os braços.

As cadeiras e bancos para duche podem ser utilizados no poliban no momento do banho e dos cuidados de higiene.

Banco de apoio para entrar e sair da cama

Há uma certa tendência a descurar a segurança no quarto até acontecer um acidente. Um banco de apoio de cabeceira para tornar fácil e seguro entrar e sair da cama, especialmente de camas altas, pode ser uma grande ajuda.

De preferência devem ser bancos robustos de apoio à cama com apoio para os braços para maior segurança e prevenção de quedas.

Estes dispositivos podem ter várias caraterísticas como e pés antiderrapantes, ajuste à altura da cama, luz ativada por movimento e vários tamanhos.

Cadeiras de rodas elétricas

Uma cadeira de rodas elétrica permite a uma pessoa com fraqueza muscular acentuada ou paralisia na parte inferior do corpo deslocar-se de forma fácil e rápida.

Ao contrário das cadeiras pesadas e difíceis de manobrar do passado, a maior parte das novas cadeiras de rodas elétricas são mais leves e têm melhor aspeto.

Estas cadeiras de rodas são excelentes auxiliares de mobilidade para os idosos que precisam de mais apoio do que um andarilho ou uma bengala podem dar.

Existem modelos manuais e também modelos motorizados e mais pesados. Um prestador de cuidados pode também ajudar os idosos a entrar e sair das cadeiras de rodas para garantir a segurança e o conforto.

Scooters de mobilidade

As scooters de mobilidade são recomendadas especialmente para idosos com força limitada na parte superior do corpo que os impede de utilizar uma cadeira de rodas manual.

Estes dispositivos têm guiador ou volante para ajudar os idosos a controlar facilmente a direção.

As scooters de mobilidade funcionam de forma similar a uma mota e têm diferentes designs funcionais.

Existem scooters de mobilidade concebidas para utilização em interiores e modelos de alta resistência destinados a utilização no exterior e ao transporte de cargas mais pesadas.

Barras de apoio

As barras de apoio são dispositivos especiais que podem ser instalados em diferentes áreas da casa, como na casa de banho e nas entradas dos quartos, para ajudar os idosos a deslocarem-se de um local para outro.

Também ajudam a reduzir o risco de quedas e escorregadelas.

Dispositivos de prevenção de quedas

Outros dispositivos de prevenção de quedas para os idosos constituem um bom complemento para os dispositivos principais e incluem:

  • Tapetes antiderrapantes que podem ser colocados ao lado da cama
  • Grades de segurança para ajudar a evitar quedas da cama
  • Alarmes de monitorização de quedas para alertar os familiares e os prestadores de cuidados de movimentos não assistidos na cama ou numa cadeira

Consultar o médico

Antes de escolher qualquer dispositivo de mobilidade, é importante falar primeiro com o médico.

O médico pode orientar o idoso para o dispositivo de mobilidade que será mais útil e seguro de acordo com a sua situação específica.

Localizadores GPS para a mobilidade

Utilizar a tecnologia para tornar a mobilidade dos idosos mais segura e mais simples pode ser vantajoso.

Muitas vezes, os idosos com demência ou com Alzheimer têm tendência para se afastarem das suas casas e têm dificuldade em encontrar o caminho de volta.

Um localizador GPS é um auxiliar de mobilidade para idosos que pode ajudar a encontrar a sua localização e o caminho de regresso a casa.

Alguns localizadores GPS têm com um botão de alarme que alerta os familiares ou cuidadores quando se prime o botão.

Alguns aparelhos utilizam um cartão SIM, Wi-Fi e localização por GPS para localizar o idoso que funciona em conjunto com uma aplicação no telemóvel.

Pode incluir um botão SOS que alerta a localização do utilizador através de uma notificação na aplicação, SMS ou e-mail para os seus contactos de emergência e uma bateria de longa duração.

Conclusão

Muitos idosos enfrentam problemas de mobilidade à medida que envelhecem. Para além de receberem cuidados ao domicílio, os idosos podem utilizar auxiliares de mobilidade para uma maior segurança.

Existe uma variada gama de dispositivos de mobilidade para ajudar os idosos a manterem-se independentes. Os auxiliares de mobilidade podem melhorar a vida quotidiana e foram concebidos para ajudar os idosos a deslocarem-se ao seu próprio ritmo.

Os dispositivos auxiliares de mobilidade oferecem uma grande ajuda às pessoas com deficiências de mobilidade moderadas a graves e que necessitam de ajuda para se deslocarem.

Os dispositivos de mobilidade podem ser customizados para satisfazer as necessidades especificas de cada utilizador, proporcionando várias vantagens aos utilizadores, dependendo das suas necessidades concretas e nível de mobilidade.

A mobilidade tem um impacto no bem-estar físico e mental dos idosos. No entanto, uma vez que cada vez mais idosos preferem envelhecer em casa, vários dispositivos de mobilidade para idosos permitem uma vida independente e mais segura.

As soluções de mobilidade para seniores podem melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando-lhes a confiança necessária para viverem de forma segura e saudável.

Juntos Cuidamos Melhor!

Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.

Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.

Referências:

  • DailyCaring
  • Family Matters in Home Care

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua Salgueiro Maia n 21 D
2805-323
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional