Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Como é que a tecnologia pode ajudar os idosos?

Como a tecnologia pode beneficiar os idosos?

A tecnologia percorreu um longo caminho ao longo das últimas décadas. Os idosos estão geralmente menos inclinados a utilizar a tecnologia.

Algumas pessoas idosas podem não ver as formas como a tecnologia as pode beneficiar, especialmente se nunca utilizaram a Internet ou um smartphone anteriormente.

Tal como a internet e os dispositivos móveis, a tecnologia da saúde e da mobilidade dos idosos também melhorou drasticamente durante as últimas décadas.

Alguns exemplos destas tecnologias passam pela deteção de queda do idoso pelo smartphone e envio de um SMS de alerta ao seu cuidador, lembrete para a toma de medicação, monitorização da atividade física, contagem do número de passos efetuados, cálculo da distância percorrida e quilocalorias despendidas, entre outros.

A boa utilização das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, é essencial para proporcionar à população idosa a manutenção do seu estilo de vida de uma forma autónoma, com qualidade e no seu ambiente familiar.

Apesar de tudo os idosos estão a aderir bem à tecnologia com cada vez mais pessoas com mais de 65 anos a utilizar a internet em casa.

Embora este seja um cenário promissor, ainda há muitos idosos que se sentem intimidados pela tecnologia. É importante que sejam capazes de captar novas tecnologias ao seu próprio ritmo com qualquer apoio de que possam necessitar.

Em Portugal, uma grande parte das gerações mais velhas continuam a ter dificuldades com algumas atividades que exigem o uso de tecnologia. Muitos admitem ter muito pouco conhecimento nesta área, embora a utilização da tecnologia os faça sentir melhor consigo e torna-os mais autónomos e mais livres.

As pessoas mais idosas encaram, muitas vezes, o desenvolvimento tecnológico como algo totalmente novo e, por isso, acabam por ter medo de possíveis consequências como as fraudes por esquemas online.

No entanto, quando mais se familiarizarem com a tecnologia, mais segurança podem sentir, podendo mesmo aprender a usá-la a seu favor.

Benefícios da tecnologia para os idosos

Uma compreensão das novas tecnologias e o que podem fazer, pode significar uma grande diferença na vida do idoso.

Eis alguns dos benefícios:

Internet

A Internet abre todo um leque de oportunidades para pessoas idosas. Com uma ligação à Internet, podem:

  • Encomendar produtos para serem entregues à porta da sua casa
  • Conversar através de vídeo com os seus amigos e família
  • Partilhar atualizações e fotografias nas redes sociais
  • Jogar jogos com amigos online, ajudando a estimular a cognição
  • Organizar as suas finanças pessoais e contas bancárias
  • Ver programas de TV e filmes através de serviços de streaming

A Internet pode ajudar a prevenir o tédio, mantendo o idoso ligado a amigos e familiares, e ajudá-lo a manter-se organizado.

Algumas pessoas idosas têm preocupações sobre a segurança da Internet. Embora seja definitivamente sensato ter a segurança em mente, isto não deve ser um obstáculo para aproveitar os seus benefícios.

Telemóveis e smartphones

A tecnologia ligada aos telemóveis está a tornar-se mais importante para os idosos à medida que a sociedade se afasta das ligações telefónicas terrestres tradicionais.

Há muitos modelos de telemóveis que foram concebidos especificamente para pessoas idosas. O tipo mais comum é o telefone de botão grande.

Não há nada de extravagante nestes telefones. Têm botões grandes, tornando-os mais fáceis de usar para pessoas com artrite ou problemas de visão, e ecrãs claros e brilhantes com grandes tamanhos de fonte.

Outros telemóveis simples incluem acessórios que podem ser úteis, tais como uma lanterna.

Por outro lado, pode valer a pena o idoso ter um smartphone. Estes dispositivos permitem descarregar aplicações para ajudar a pessoa idosa a manter-se segura, entretida, e ligada aos seus amigos e família.

Essencialmente, as apps ou aplicações dão às pessoas acesso a informação ou jogos sem terem de visitar um website. Isto torna o processo mais simples e mais rápido.

Tablets

A maioria dos tablets são semelhantes aos telemóveis. Alguns vêm equipados com um teclado destacável, para o caso da pessoa se sentir desconfortável a utilizar o ecrã táctil.

Também se podem adquirir canetas especiais para usar em vez dos dedos.

Algumas das vantagens dos tablets para os idosos incluem:

Ecrãs maiores

Ajudam especialmente se o idoso tiver algum problema de visão.

Aplicações com funções variadas

Permitem ver filmes, jogar jogos, e conversar com amigos através de uma chamada de vídeo, tudo sem que seja necessário abandonar a zona de conforto do idoso.

Acessibilidade

Estes aparelhos são geralmente mais baratos do que os computadores portáteis e de secretária e podem ser acedidos em qualquer lugar.

Mobilidade

Os tablets não pesam muito e têm um tamanho decente, tornando-os muito fáceis de transportar e não causam esforço extra.

O software na maioria dos tablets é simples de utilizar e de compreender.

Aparelhos de Fitness

Manter a forma e o corpo e saudável é muito importante, não importa a idade.

Contudo, permanecer ativo é especialmente importante para as pessoas idosas. Quanto mais saudável mais fácil é evitar as complicações de saúde associadas à idade como diabetes e doenças cardíacas.

Existem agora vários dispositivos de fitness que podem ajudar a monitorizar a atividade diária e a acompanhar o progresso do idoso.

Os aparelhos de rastreio da condição física são usados à volta do pulso como um relógio ou ao pescoço e monitorizam a atividade ao longo do dia.

A maioria dos aparelhos de fitness pode acompanhar o seguinte:

Alguns dispositivos, têm tecnologia GPS e podem ligar-se ao smartphone. Alguns aparelhos são também à prova de água, para que possam ser utilizados na natação.

Dispositivos de Saúde e Mobilidade

Existe uma grande quantidade de produtos para a saúde e tecnologia de mobilidade para pessoas idosas.

A monitorização da saúde também pode ser muito tranquilizadora para muitas pessoas idosas. Por exemplo, as pessoas que sofreram de problemas cardíacos podem ter um monitor de ritmo cardíaco ou tensão arterial em sua casa.

Estes aparelhos tecnológicos podem fazer medições do ritmo cardíaco e da tensão arterial para que o idoso, a sua família e os seus prestadores de cuidados possam acompanhar.

Alguns outros grandes exemplos de tecnologia de mobilidade para pessoas idosas incluem:

Elevadores de escadas

Os elevadores de escadas ajudam a subir e descer as escadas com facilidade, sem o risco de queda. A instalação de uma cadeira elevatória é uma ótima forma de o idoso se manter seguro em casa.

Scooters

As scooters de mobilidade são especialmente indicadas para pessoas que têm mais dificuldade para andar distâncias longas.

Uma scooter é o ideal se o idoso tiver artrite, osteoporose, ou a doença de Paget do osso. A maioria das scooters também vêm com um cesto para guardar os sacos de compras.

Cadeiras de rodas elétricas

Em alternativa para a deslocação, o idoso pode adquirir uma cadeira de rodas elétrica para se movimentar.

Ao ter uma cadeira de rodas elétrica, o idoso não tem de desperdiçar energia a manejar as rodas sozinho, nem precisa de alguém para o empurrar, o que permite uma maior independência.

Conclusão

A tecnologia pode ajudar os idosos a melhorar o seu bem-estar físico e mental, bem como a sua vida social.

As aplicações e as redes sociais podem ajudar a prevenir a solidão, enquanto que a internet pode ajudar a facilitar as compras e a gerir as contas bancárias.

Se o idoso tiver dificuldades com a mobilidade, as scooters e os elevadores de escadas podem ajudar a aliviar a tensão nas articulações e músculos.

O envelhecimento saudável já não está só limitado ao apoio físico e médico da população idosa, passa também por apoiar o bem-estar emocional, social, educacional e financeiro dos idosos.

A tecnologia pode permitir mais liberdade financeira e segurança face a uma vida mais longa. A ligação social e a aprendizagem ao longo da vida são partes vitais de um estilo de vida saudável e de um processo de envelhecimento.

A ligação entre estes dois fatores pode ter um grande impacto na resolução de questões de saúde pública dos idosos como a solidão, a depressão e a ansiedade.

Algumas invenções tecnológicas também podem ser muito benéficas a idosos que sofrem de perda de audição ou de paralisia.

Dispositivos especializados utilizam características como ecrãs tácteis, sensores, números pré-salvados e outras funções para permitir aos utilizadores comunicar com amigos e familiares com autonomia.

A tecnologia pode ajudar a manter os idosos ligados ao mundo o mais longamente possível.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

  • Comissão Europeia
  • Fórum Económico Mundial
  • LifeLine

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225