Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Como tornar a casa de banho mais segura e confortável para os idosos?

Como tornar a casa de banho mais segura e confortável para os idosos?

Para os idosos, a utilização eficaz e segura da casa de banho, quer seja a sanita, as torneiras, ou o duche e a banheira, pode ser difícil.

Para as pessoas que perderam mobilidade e força, não é possível ficar num chuveiro durante muito tempo, e entrar e sair de uma banheira pode ser arriscado.

Embora tenha havido algum progresso no sentido de modificar as casas de banho orientadas para ajudar os idosos a navegar na casa de banho com facilidade, muito ainda há a fazer.

A remodelação da casa de banho pode ser demorada e dispendiosa abrangendo vários pormenores.

Desde algo tão simples como um acessório pulverizador que permite à pessoa sentar-se enquanto toma banho, até chuveiros sem fricção que removem a necessidade de a pessoa se sentar para ter acesso, podem ajudar muito.

No entanto, estas mudanças podem ajudar os idosos a serem mais independentes na casa de banho, e também ajudam o cuidador do idoso a dar melhores cuidados.

As casas de banho podem ser um local bastante difícil de manobrar para os mais velhos. 

Para aqueles que sofrem de mobilidade limitada, mau equilíbrio ou falta de força, entrar e sair do duche, abrir as torneiras ou subir e descer da sanita pode ser, uma tarefa quase impossível.

Apesar de a casa de banho ser um local que é muito frequentado e na maior parte da vida das pessoas, um local que não dá muito que pensar no dia a dia, pode representar alguns perigos importantes para a saúde dos idosos.

Para garantir que um idoso pode estar sentado, em pé, e utilizar a casa de banho sem problemas de maior, é importante considerar seriamente as questões de segurança.

Existem sobretudo duas questões a ter em conta quando se prepara a casa de banho para os idosos, por um lado facilita aumentar a independência do idoso, e por outro, facilita a prestação de cuidados do cuidador.

Formas de melhorar a segurança do idoso na casa de banho

Existem muitas formas de garantir uma casa de banho segura para o uso dos idosos, estas são algumas das opções que podem ajudar.

Instalação de torneiras de alavanca

Ter uma torneira de alavanca elimina a torção e viragem que pode ser difícil para os idosos. Há muitos estilos diferentes à escolha, incluindo as torneiras de pé.

Chuveiro móvel

Um chuveiro que se pode destacar e segurar na mão torna o banho mais fácil. Além disso, elimina a necessidade de estar de pé enquanto o idoso toma banho, sobretudo para as pessoas que não podem ficar muito tempo de pé.

Para o idoso, ser capaz de se sentar e tomar banho possibilita também mais independência.

Instalação de barras de apoio

Esta é uma das formas mais fáceis e rentáveis de tornar a casa de banho mais segura para os idosos.

Instalar as barras de apoio no chuveiro, banheira, e perto da casa de banho torna o banho e a utilização da casa de banho mais fácil não só para a pessoa idosa, mas também para o prestador de cuidados.

As barras de apoio montadas na parede proporcionam um apoio seguro para evitar escorregamentos e quedas.

Poderá ser também benéfico adicionar uma fita aderente fina e flexível de alta aderência para agarrar barras e corrimãos.

Isto permite uma preensão mais segura mesmo se as mãos estiverem molhadas ou oleosas ou se os idosos não tiverem uma preensão ou capacidade para agarrar objetos suficiente.

Uma outra solução é usar uma barra de apoio que vai do chão ao teto. Estas barras podem ser instaladas em qualquer lugar e não são permanentes.

Aumentar a altura da sanita

Elevar a altura da sanita pode fazer toda a diferença para os idosos. Há muitas opções para fazer isto.

Pode elevar-se a altura da sua sanita existente com um assento de sanita, ou pode substituir-se a sua sanita antiga por outra mais adequada e confortável.

Uma estrutura de segurança da sanita dá aos idosos uma ajuda útil e apoio na utilização da casa de banho.

As sanitas podem ser ajustáveis para acomodar diferentes alturas e a largura que melhor se adapta ao idoso.

Tapetes espessos ou almofadas

Colocar tapetes mais espessos ou almofadas na casa de banho pode ajudar em situações em que é necessário estar de joelhos a dar banho a um idoso, no caso dos cuidadores ou a evitar o desconforto para o caminhar do idoso.

No entanto, é necessário algum cuidado para evitar que os tapetes provoquem quedas ao idoso.

Pavimentos e tapetes de banho antiderrapantes

Estes dispositivos podem evitar a ocorrência de quedas na casa de banho.

A colocação de pavimento ou um tapete antiderrapante no duche evita que o idoso caia enquanto toma banho e evita qualquer escorregamento quando o idoso está fora do duche.

Chuveiros baixos e banheiras walk-in

Para os idosos que não conseguem levantar as pernas, colocar um duche sem curvas e de acesso baixo pode fazer a diferença.

Estes duches também podem tornar a transição de cadeira de rodas para assento de duche mais simples e fácil.

As banheiras walk-in são outra opção, uma vez que são muito mais fáceis de aceder do que as banheiras tradicionais e a maioria destas banheiras tem também um assento incorporado.

Há muitas opções diferentes para instalar estes duches e banheiras. Geralmente, as banheiras têm uma barra, que abre e fecha, na parte lateral para facilitar entrar e sair da banheira.

Não são necessárias ferramentas para a instalação e o pavimento revestido a borracha evita que a superfície da banheira seja danificada.

Um banco de banho ou assento de duche

Ficar de pé e em equilíbrio para o duche pode ser difícil para os idosos.

Estes dispositivos tornam mais fácil para os mais velhos sentarem-se e permanecerem apoiados enquanto se lavam e transferem para dentro e para fora do chuveiro.

Os bancos de banho, cadeiras de banho ou assentos de duche podem ser instalados no próprio chuveiro, ou comprados como acessórios em separado.

O banco de banho deslizante facilita aos idosos a entrada numa banheira normal com muito pouco esforço. É especialmente útil para os idosos que têm mobilidade limitada ou são muito frágeis.

Poderão também ter um recorte, que facilita a lavagem das partes genitais enquanto os idosos sentados.

Outros produtos de apoio na higiene podem tornar a hora do banho mais agradável para o idoso.

Iluminação e cor adequada

É de evitar uma iluminação na casa de banho no teto, diretamente por cima das pessoas porque pode causar sombras e prejudicar os idosos.

Este tipo de iluminação aérea, pode ser altamente problemática para os idosos, porque além de provocar sombras, não ilumina uniformemente certos espaços, como as áreas debaixo de armários, atrás de cortinas de duche ou outras.

Para que a casa de banho esteja bem iluminada, deve-se incorporar múltiplas luzes. Deve haver luzes separadas junto ao lavatório, espelho, chuveiro e mais importante, no caminho que conduz à casa de banho, especialmente à noite ou durante cortes de energia.

As diferentes áreas da casa de banho, também devem ser claramente demarcadas com cores contrastantes. Evitar aplicar tintas com muito brilho ou tintas baças, porque podem causar um brilho ofuscante que pode confundir os idosos.

Escolher outras tintas ajuda a aumentar a perceção visual. As luzes noturnas automáticas ajudam os idosos a ver o caminho e reduzem o risco de queda quando vão à casa de banho à noite.

Organização e armazenamento adequados

É importante manter uma boa limpeza da casa e da casa de banho onde o idoso se movimenta.

Evitar a desarrumação na divisão e nas prateleiras. Quanto mais artigos existirem, maior a probabilidade de desarrumação ou de objetos que caiam e fiquem no chão, criando um risco de escorregamento e queda.

Garantir que todos os artigos estão ao alcance. Desta forma, o idoso não precisa de se esforçar ou esticar para alcançar os objetos que precisa na casa de banho, o que pode causar tensão e aumentar a probabilidade de ocorrer uma queda.

Organizar e procurar soluções de armazenamento úteis que mantenham as coisas organizadas, simplificadas, e sempre prontas a usar.

Desta forma, o idoso não precisa de perder tempo e energia a separar tudo ou a apanhar acidentalmente o artigo errado na altura errada.

Apoio ao domicilio

Ir à casa de banho é uma atividade frequente da vida diária das pessoas em geral e também dos idosos.

Muitas vezes, as rotinas habituais começam a representar um desafio maior para os idosos, colocando em risco a sua saúde, segurança e independência.

Por vezes os idosos precisam de apoio em casa ou de ajuda com o banho, o asseio ou na casa de banho.

Quando a situação é demasiado difícil para o idoso manter sozinho, poderá ser necessário requerer um apoio ao domicílio.

Os cuidados domiciliários podem ajudar a dar ao idoso o apoio de que necessita para viver com mais conforto e segurança.

Outras dicas para melhorar a segurança da casa de banho

Instalar um telefone de emergência

Garantir que o telefone é impermeabilizado e se encontra a uma altura confortável para o idoso.

Instalar portas oscilantes para fora

Em caso de acidentes em que a pessoa idosa caia perto da porta, este tipo de porta facilita o acesso.

Identificar as torneiras

Marcar claramente nas torneiras a água quente e fria para que os idosos não se queimem ou se ressintam da água demasiado fria.

Retirar obstáculos

Garantir que não há obstáculos na entrada da casa de banho que tenham de ser pisados pelos idosos para entrar. A casa de banho deve estar livre de desordens e ter espaço suficiente para andar.

Ajustar a pressão e temperatura da água

A água excessivamente quente e forte pode representar um perigo para os idosos. Ajustar a temperatura da água, e usar um chuveiro especial para controlar o fluxo de água para que não seja demasiado intenso.

Conclusão

A maioria dos idosos prefere envelhecer no conforto e dignidade das suas casas. No entanto, é importante não descurar a segurança, sobretudo quando o idoso utiliza a casa de banho.

Todos nós usamos a casa de banho todos os dias, no entanto este simples gesto pode ser um verdadeiro desafio para os idosos.

Sabe-se que uma grande parte dos idosos sofre uma queda todos os anos e muitas destas quedas acontecem na casa de banho.

Com o tempo, os idosos perdem alguma flexibilidade, equilíbrio e força, o que pode tornar mais difícil a gestão segura de tarefas quotidianas como ir à casa de banho e tomar banho, sentar e levantar, utilizar o duche e fazer a higiene pessoal, podem ser tarefas muito complicadas para os idosos.

Pouca força muscular, visão deficiente e numerosas outras doenças que afetam os idosos fazem das casas de banho uma divisão complicada e com tendência para facilitar acidentes.

A casa de banho é um local especialmente perigoso para os idosos, porque geralmente tem superfícies duras, pequenos espaços, muitos cantos e arestas e água, que pode tornar o chão escorregadio e provocar acidentes e quedas.

Fazer algumas alterações e utilizar alguns produtos específicos, torna mais fácil para o idoso cuidar das necessidades diárias, reduzindo o risco de quedas, e a manter-se o mais independente possível.

Ter confiança para executar com segurança tarefas pessoais como a utilização da casa de banho ou tomar banho aumenta a autoestima e facilita um estado mais positivo para o idoso.

Estas simples alterações podem reduzir grandemente a ocorrência de acidentes e providenciam mais segurança.

Ajudando os idosos a viver de forma independente, mais ativos, seguros e mais confiantes nas suas próprias casas.

Juntos Cuidamos Melhor!

Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.

Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.

Referências:

  • Senior Safety Reviews
  • DailyCaring

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional