Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Como adaptar a casa para os idosos e evitar acidentes?

Como adaptar a casa para os idosos

O envelhecimento traz consigo muitas alterações na vida das pessoas. A perda de mobilidade, força e equilíbrio, leva à necessidade de adaptações que nem sempre são fáceis.

O risco de acidentes em casa aumenta consideravelmente com a idade e a organização do espaço em casa de acordo com as necessidades é muito importante, levando em conta as questões de segurança e saúde em cada caso particular.

Em Portugal, as quedas são as responsáveis pela segunda causa de morte acidental na população idosa, quando não são fatais, as quedas são o fator principal que leva à institucionalização precoce dos idosos.

A maioria destas quedas ocorre em casa devido a pequenos acidentes, como as quedas de cadeiras ou camas, ou tropeções em tapetes. Assim, é importante haver uma sensibilização para a prevenção destes acidentes e uma das formas é traçar um plano para adaptar a casa às necessidades do idoso.

Para fazer esta adaptação, é necessário fazer uma avaliação prévia para identificar as modificações que serão mais adequadas para prevenir possíveis lesões por quedas ou outros riscos que possam ocorrer em casa. As modificações ajudam os idosos a manter a sua qualidade de vida, prolongando o mais possível a sua estadia num ambiente que lhe é familiar.

Algumas das modificações são fáceis de implementar, enquanto outras exigem um esforço maior, ou mesmo algum tipo de obras e construção. No entanto, com um bom planeamento é possível identificar quais as alterações que são essenciais para a segurança e conforto do idoso.

Se as modificações na casa não fornecerem assistência suficiente para permitir viver de forma independente, poderá fazer mais sentido considerar a possibilidade de deixar a casa e procurar uma residência para idosos onde estes poderão ter assistência diária.

Estas são algumas das adaptações que podem ser feitas em casa:

Iluminação

Os problemas de visão são frequentes na velhice. Os idosos precisam de 3 vezes mais luz do que a população mais jovem para poderem ver com nitidez, por esta razão, é importante que a casa tenha boa iluminação. A luz solar fornece vitamina D, que ajuda o corpo a absorver mais cálcio para fortalecer os dentes e os ossos.

Janelas que deixam entrar a luz solar, sem brilho, melhora a saúde, já que muitos idosos saem menos do que costumavam. A luz do dia também melhora a saúde psicológica, ajudando com algumas formas de depressão.

O aproveitamento da iluminação natural, com portas e janelas que permitam a entrada da luz solar, pode ser uma boa opção. Paredes brancas e superfícies em tons claros refletem a luz, retirando escuridão aos ambientes.

A iluminação inteligente é outra opção facilitadora da independência. A iluminação automática ajuda a remover o stress de tropeçar até chegar ao interruptor de luz. As luzes sem fios são facilmente montadas na parede, têm sensores e acendem com a passagem das pessoas. Há ainda uma grande variedade de sistemas disponíveis que fornecem iluminação programada que são configuradas com os smartphones.

Em alternativa à iluminação inteligente, é aconselhável que haja um interruptor junto à cama e os restantes devem estar posicionados pela casa de forma estratégica, para que possam ser alcançados de forma acessível e rápida.

Portas e corredores

Nos casos em que é necessário ajuda à mobilidade com um andarilho ou uma cadeira de rodas para andar em casa, por exemplo, o aumento da largura das portas e dos corredores é essencial.

A largura ideal é de 90 cm, não podendo ser inferior a 80 cm para que uma cadeira de rodas possa passar facilmente. As maçanetas devem ser de alavanca porque são mais fáceis de abrir e devem ficar a uma altura acessível para quem está numa cadeira de rodas.

Rampas no lugar das escadas

Caso não seja possível substituir as escadas por rampas é imprescindível reparar ou substituir os corrimãos e instalar iluminação adequada nas escadas, degraus ou desníveis que existam na casa.  Adicionar fita adesiva forte de tração nas escadas ou degraus para aumentar a segurança, é outro passo importante.

As escadas exteriores ou interiores são um grande entrave à mobilidade do idoso, devido aos problemas de locomoção e equilíbrio. As rampas de inclinação suave com antiderrapantes são uma opção, mas ao lado da rampa, é essencial que haja um corrimão para servir de apoio.

As rampas interiores são importantes para quem utiliza a cadeira de rodas, proporcionando transições suaves entre superfícies, tornando a navegação em casa mais segura.

O material usado nas rampas é geralmente a borracha, o que ajuda a ajustar aos degraus ou à altura das portas. Existem também versões móveis e não permanentes de rampas que são mais fáceis de instalar.

No caso das casas com dois andares, uma solução poderá ser instalar um elevador de escada ou passar todas os objetos necessários para o primeiro andar, tendo em atenção outros fatores de segurança: 

  • Remover tapetes desnecessários e prender os tapetes no chão para evitar que escorreguem;
  • Mover o mobiliário para criar percursos pedestres livres;
  • Manter os objetos fora do chão;
  • Colocar corrimões nas paredes;
  • Substituir pavimentos de cerâmica por pavimentos de madeira dura.

Alterações no pavimento

O ideal é começar por uma avaliação dos pavimentos que já existem na casa, já que pode ser apenas necessário efetuar algumas alterações como substituir os tapetes curtos por tapetes maiores que ajudam a diminuir os tropeções, ou prendê-los ao chão com fita adesiva.

Caso seja necessário substituir o pavimento, a madeira dura, azulejo, vinil ou laminado são os mais apropriados, porque são lisos e permitem manobras com cadeira de rodas, embora possam ser mais escorregadios do que os tapetes. Neste caso, pode ser necessário utilizar opções antiderrapantes e utilizar calçado adequado.

Alterações na casa de banho

Esta parte da casa é um dos lugares mais perigosos para os idosos. O pavimento da casa de banho deve ter um revestimento antiderrapante. É importante que seja um local espaçoso com barra de apoio junto da sanita e da banheira ou duche, poder ser necessário instalar um assento de banheira ou um banco basculante no chuveiro.

Um chuveiro em vez de uma banheira, ou uma banheira com porta de entrada, são opções mais seguras. Na banheira tradicional podem ser adicionadas tiras antiderrapantes e uma barra de segurança, em conjunto com um banco de transferência para entrar e sair, que fica ao lado e permite que o idoso se sente em segurança antes de entrar, movendo uma perna de cada vez para entrar na banheira.

Alterações na Cozinha

Os armários podem tornar-se muito altos para os idosos, é necessário então mover os artigos mais utilizados para armários inferiores para evitar a necessidade de bancos de degrau, ajustar a altura do balcão e baixar o lavatório, para permitir um acesso mais fácil a partir de uma posição sentada.

Além disso, colocar o micro-ondas num suporte, instalar uma máquina de lavar loiça elevada e substituir fogões velhos por fogões de indução para ajudar a prevenir queimaduras, são outras opções seguras.

Com o desenvolvimento tecnológico, outras soluções para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos foram e continuam a ser desenvolvidas, representando uma ajuda essencial atualmente :

Sistemas de Alerta Médico

Estes sistemas fornecem monitorização em situações de risco e estabelecem contactos com serviços de emergência caso necessário, por exemplo. Estes sistemas de alarme estão disponíveis em apps que podem ser acedidas através do telemóvel. Ter as aplicações, botões SOS em casa ou os contactos com fácil acesso no telemóvel pode fazer uma grande diferença em situações de emergência ou em caso de necessidade.

Dispositivos de lar inteligente

Dispositivos domésticos controlados por voz, como o Amazon Echo e Google Home, são úteis para a assistência com a iluminação automatizada, lembretes para a toma dos medicamentos e marcações de consultas, chamadas para os amigos e família, encomenda fácil alimentos e produtos domésticos à medida que estes se esgotam.

Poderá também ser possível instalar campainhas inteligentes na porta da frente que se ligam a dispositivos como o Alexa e fornecem uma variedade de funções, incluindo monitorização de vídeo, toques de chamada personalizados. Estes dispositivos têm que ser configurados, sendo depois ligados a uma aplicação no telemóvel onde podem ser configuradas definições personalizadas.

Outras apps que podem ser instaladas no telemóvel fazem uma monitorização pessoal que pode ajudar a controlar o nível de atividade, a quantidade de sono, a ingestão de água, e outras funções relacionadas com a saúde.

Outros dispositivos úteis são, por exemplo, os assentos de elevação que se inclinam lentamente para a frente e ajudam a levantar e sair da posição sentada. Muitos contêm espuma de memória espessa e podem ser colocados num sofá, poltrona ou cadeira de escritório, e são confortáveis durante horas.

Já os elevadores de transferência, prestam assistência elétrica ou manual a partir de uma posição deitada, como por exemplo de uma banheira ou cama.no entanto, a sua utilização pode requerer assistência de cuidadores.

Conclusão

Para o idoso é sempre melhor permanecer no seu ambiente familiar, mas por vezes é necessário garantir a sua segurança e conforto e é imperativo fazer alterações em casa para que isso aconteça. Embora possa ser uma tarefa árdua, é também uma garantia de bem estar e qualidade de vida.

Na Mais que Cuidar encontra profissionais especializados que podem fazer uma avaliação em sua casa de forma gratuita e apresentar um plano de adaptação com produtos de apoio para uma melhor mobilidade, segurança e conforto.

Referências:

  • AgeUK
  • Serviço Nacional de Saúde

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225