Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Quais são as vantagens de ter um elevador de escadas em casa?

Quais são as vantagens de ter um elevador de escadas em casa?

Com o avançar da idade tendem a surgir problemas de equilíbrio, músculos enfraquecidos, falta de estabilidade e problemas de mobilidade.

Para quem tem escadas em casa, nesta fase da vida, estas podem tornar-se num incómodo diário e acabam por ser evitadas pelos idosos.

Quando as escadas se tornam um desafio para descer ou subir, muitos idosos consideram a possibilidade de viver no nível mais baixo da casa, para não utilizar as escadas, ou mesmo mudarem-se para uma casa de repouso.

Contudo, estas duas opções podem tornar-se mais difíceis de gerir porque trazem outro tipo de desafios, como a perda da independência, por exemplo.

A instalação de um elevador de escadas pode ajudar a encontrar uma solução rápida e relativamente acessível, ao mesmo tempo que proporciona segurança e previne o aparecimento de lesões.

Um elevador de escada proporciona uma forma mais segura de utilizar as escadas em casa, reduz o risco de ferimentos, pois as escadas apresentam um elevado risco de queda.

Falhar um degrau ao subir ou descer uma escada pode resultar numa anca ou perna partida, ou uma variedade de outros ferimentos graves.

Por vezes, os idosos utilizam as escadas para fazer exercício. No entanto, isso pode ser muito perigoso se os músculos se tiverem enfraquecido e a mobilidade se tiver tornado limitada.

O que é um elevador de escadas?

Um elevador de escadas designa um dispositivo específico constituído por uma cadeira que sobe e desce uma escada utilizando um sistema de carril motorizado.

A pessoa precisa simplesmente de se sentar na cadeira, apertar o cinto de segurança, e premir um botão. A cadeira fará o movimento para cima e para baixo ao longo da escada.

Os botões de subir e descer também fazem parte do sistema de elevador para que a cadeira se possa mover para cima e para baixo ao longo da escadaria sem que alguém esteja a utilizar a cadeira, para que seja possível posicioná-la no lugar da escadaria do qual é necessário partir.

Existem diferentes tipos de elevadores de escadas para acomodar diferentes tipos de escadas dentro de casa e diferentes tipos de utilizadores.

Nem todas as escadas são direitas para cima e para baixo. Algumas são curvas, que precisam de ser tidas em consideração ao escolher um elevador de escadas.

Tipos de elevadores de escadas

O tipo de escada que existe em casa, entre outras considerações, ajuda a determinar o elevador de escadas mais adequado. 

Elevador de escadas padrão

Este é o dispositivo mais comum quando se fala de elevador de escadas. Esta cadeira fixa-se a um carril direito que permite que a cadeira suba e desça.

Este tipo de elevador é melhor para pessoas que ainda podem andar, mas que apenas têm dificuldades em subir escadas. A cadeira pode ser estacionária, dobrável ou giratória.

Elevador de escadas curvo

Este elevador funciona da mesma forma que o elevador de cadeira normal. A única diferença é que a cadeira está sobre uma calha curva para usar numa escada que faz uma curva. As opções de cadeiras são as mesmas que o elevador de escadas comum.

Os elevadores de escadas curvas geralmente demoram um pouco mais para serem instalados porque os carris têm de ser concebidos à medida para se adaptarem às especificações exatas das curvas de uma escada

Elevador de escadas de pé

Este dispositivo é melhor para pessoas que têm dificuldade em sentar-se e preferem ficar de pé.

Para que este elevador funcione adequadamente, é necessário que haja espaço suficiente em casa para que a pessoa possa subir e descer as escadas em segurança.

Por vezes, estes elevadores são também utilizados em casas onde a escadaria é demasiado estreita para caber uma cadeira.

Plataforma elevatória de escadas

Esta plataforma elevatória permite que uma pessoa em cadeira de rodas ou scooter suba e desça as escadas.

É destinado a pessoas que não podem passar de uma posição de pé para uma posição sentada num elevador de escadas tradicional.

Tem de haver amplo espaço em casa para que este tipo de elevador se ajuste adequadamente.

Vantagens de ter um elevador de escadas em casa

Além de ajudarem a evitar quedas e lesões os elevadores de escadas proporcionam um conjunto variado de benefícios, sobretudo para os idosos que têm problemas de mobilidade, mas preferem continuar a viver em casa.

Estas são algumas das vantagens:

Fácil de usar

Os elevadores de escadas são muito fáceis de operar para a maioria dos utilizadores.

Para utilizar um elevador de escadas, a pessoa senta-se no assento, coloca o cinto de segurança, pressiona e segura o interruptor basculante, que se encontra no apoio de braço da cadeira, e poderá subir ou descer as escadas.

Para parar o elevador, a pessoa poderá soltar o interruptor e o elevador deixará de se mover. O interruptor basculante pode ser colocado no apoio de braço que for mais conveniente.

Geralmente vem mais do que um telecomando com chave com o produto, sendo útil se mais do que uma pessoa precisar de utilizar o elevador.

Por outro lado, se a pessoa estiver no patamar superior da escada e o elevador estiver na parte de baixo, a pessoa poderá premir o botão com o ícone de uma seta voltada para cima no comando, para enviar a cadeira para o patamar superior.

Assento confortável

Alguns elevadores são construídos com uma almofada extra para assegurar a comodidade para cada pessoa. Alguns modelos podem ter as costas, assento, e apoios de braços, com assentos almofadados acolchoados.

Mantém a independência do idoso

Se a existência de escadas impedirem a utilização de uma cave ou do nível superior de uma casa de dois andares, poderá provocar sentimentos de perca de independência para o idoso.

Subir ou descer as escadas provavelmente requer muito esforço ou a assistência de familiar ou cuidador.

Com a utilização de um elevador de escadas, poderá recuperar a sua independência e liberdade, uma vez que o elevador irá proporcionar um acesso seguro e fácil à cave ou ao nível superior da casa.

Opção de envelhecer em casa

Poder permanecer em casa é muito importante para a maioria dos idosos. A maior parte dos idosos prefere envelhecer em casa em vez de irem para uma comunidade de idosos ou para um lar.

Um elevador de escadas permite que os idosos permaneçam no domicílio, se as escadas forem a principal preocupação de segurança em casa.

Solução a curto prazo para um ferimento ou lesão

Embora a maioria dos elevadores de escadas sejam adquiridos por idosos com mobilidade limitada, também podem ser benéficos para as pessoas que estão a recuperar de um ferimento ou lesão.

Um elevador dará acesso a todos os níveis da casa durante a recuperação de uma lesão na parte inferior do corpo.

O aluguer de um elevador de escadas é uma boa opção para aqueles que só precisam de um elevador durante alguns meses.

É sempre melhor experimentar antes

Se a decisão for no sentido de que um elevador de escadas é a melhor forma de um idoso se manter seguro e independente em casa, é importante considerar fazer um teste antes da compra.

Testar um elevador previamente permite confirmar que se gosta do produto e assegurar que é a melhor opção para a pessoa que o vai utilizar.

O que ter em consideração antes da compra

Independentemente do tipo de elevador que vai ser comprado, existem várias coisas a considerar antes de adquirir o dispositivo.

O elevador tem bateria ou funciona eletricamente?

Embora a eletricidade possa parecer a melhor escolha, se houver uma falha de energia, o elevador de escadas deixa de funcionar.

As baterias terão de ser substituídas eventualmente, mas há mais tranquilidade sabendo que o elevador de escadas não depende da eletricidade.

Um elevador normal ou de serviço pesado?

Os elevadores de escadas normais podem normalmente aguentar cerca de 100 kg enquanto os elevadores pesados podem suportar com segurança cerca de 200 kg.

Qual o tipo de cadeira mais adequado?

Se o espaço na escada for limitado, um assento rebatível pode ser a melhor opção, especialmente se outras pessoas estiverem a utilizar também as escadas.

Outras opções de assentos incluem assentos fixos e assentos giratórios. A altura do assento escolhido deve também ser suficientemente baixa para que o utilizador se possa sentar e ficar de pé facilmente.

Comprar ou alugar o elevador de escadas?

É aconselhável ponderar qual a melhor opção tendo em conta os custos e o tempo que o utilizador do elevador irá ficar na casa que tem escadas.

Os preços variam de acordo com o tipo de elevador de escadas que é necessário em cada situação.

Avaliar as questões de mobilidade

Antes de adquiri o elevador de escadas é importante verificar se é realmente necessário e ter em conta não só as necessidades de mobilidade no momento presente, mas também as potenciais preocupações e necessidades de mobilidade futura.

Para os idosos que decidam permanecer nas suas casas o máximo de tempo possível, um elevador de escadas pode ser uma forma de evitar uma queda antes das condições se propiciem para a queda ocorrer e, por sua vez, permitir uma estadia mais longa em casa.

Adquirir um levador de escadas pode ser benéfico depois de ocorrer uma queda e como uma ação preventiva para evitar uma queda.

Por outro lado, um idoso poderá precisar de uma substituição da anca dentro de poucos anos e um elevador de escadas pode ser uma boa opção preventiva para reduzir a tensão no corpo antes que os problemas se tornem mais graves.

Duração da utilização

O elevador de escadas pode ser instalado preventivamente, ou na sequência de uma queda grave ou de um diagnóstico debilitante.

Os elevadores de escadas também podem ser soluções temporárias, contudo, para um idoso que tenha tido uma cirurgia ou uma condição temporária como um osso partido, pode ser importante ter um elevador de escadas instalado.

 Mas, para alguém que necessita apenas de um elevador de escadas por um curto período de tempo, poderá ser mais barato a longo prazo alugar em vez de comprar.

Questões de espaço em casa

Os elevadores de escadas são feitos à medida para caber em todos os tipos de escadas, quer sejam curvas ou retas.

Uma vez que os elevadores de escadas não são montados na parede, nem sequer é necessário haver uma parede presente para ancorar o carril.

A maior preocupação quando se trata de instalar um elevador de escadas é a largura das escadas.

Em geral, é necessário um mínimo de cerca de 80 centímetros para que a cadeira possa subir e descer confortavelmente as escadas com uma pessoa sentada.

Muitos elevadores de escadas também têm assentos que se dobram para cima para manter a escada desobstruída, e alguns podem mesmo virar a esquina no topo ou no fundo da escada para permanecerem fora da vista e fora do caminho quando não estão a ser utilizados.

Conclusão

À medida que as pessoas envelhecem, as questões de mobilidade podem tornar-se mais preocupantes.

Se um idoso ainda vive na sua casa e tem uma casa com vários andares, as escadas podem representar um desafio.

As dores nas articulações e problemas de equilíbrio podem tornar as escadas quase impossíveis de transpor.

Para muitas pessoas, partes da sua casa tornam-se inacessíveis porque já não conseguem subir escadas. Por esta razão, muitas vezes a opção mais viável é instalar elevadores de escadas dentro da casa.

Com o envelhecimento há uma crescente diminuição da mobilidade que a idade provoca, bem como outras questões de saúde.

Problemas nas articulações, dores nas ancas, ou outros problemas de saúde que colocam as pessoas num risco acrescido de queda, as ajudas de mobilidade como bengalas, andarilhos, scooters e os elevadores de escada podem fazer a diferença.

As escadas, em particular, apresentam uma fonte de risco e podem transformar uma queda em algo potencialmente mortal.

Os elevadores de escadas são uma opção que permite tornar a casa mais habitável à medida que a mobilidade se torna um problema. Permitindo uma vivência diária com mais segurança, independência e maior qualidade de vida para os idosos.

Juntos Cuidamos Melhor!

Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.

Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta

Referências:

  • SeniorLiving
  • Engenharia 360

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional