Linha de apoio ao cliente, 210 819 755

Lesões desportivas: tipos mais comuns, tratamentos e como prevenir

3 de Fevereiro de 2020
lesões desportivas tipos tratamentos prevenção

Descubra quais os tipos de lesões desportivas mais frequentes, como se podem prevenir, quais os tratamentos e a importância da fisioterapia na sua prevenção e tratamento.

Trata-se de lesões desportivas qualquer lesão que seja provocada durante a prática de desporto ou que resulta da prática desportiva.

Existem vários tipos de lesões desportivas, assim como vários fatores determinantes para a sua ocorrência, como a idade, sexo, condição física do praticante. São determinantes fatores como o desporto realizado e a forma como este é praticado. Ou seja, cada desporto implica movimentos específicos, planeamento de treino, equipamento adequado, entre outros factores que, caso não sejam realizados da forma correcta, potencializam o risco de lesão.

Nas lojas de ortopedia e geriatria Mais que Cuidar existem serviços na área dos cuidados de saúde domiciliários, tais como a fisioterapia e o serviço de massagem que podem dar um contributo muito importante na recuperação de lesões desportivas.

Além disso, pode encontrar aconselhamento profissional especializado na área dos produtos de apoio e ajudas técnicas como as ortóteses.

Veja abaixo os tópicos que serão abordados neste artigo que elaborámos para si! Confira!

Lesões Desportivas definição

lesões desportivas definição

A lesão desportiva é geralmente uma lesão músculo-esquelética que está associada à prática desportiva. Podem ter a sua origem numa sobrecarga recorrente do sistema músculo-esquelético relacionado a movimentos repetitivos realizados ao longo do tempo ou uma origem traumática aguda.

Assim, podem diferenciar-se 2 tipos de lesão desportiva: a aguda (resultantes de acidente durante a prática desportiva) e a crónica, também denominada por lesão de sobrecarga (resultante da repetição diária de um movimento específico).

Caracteriza-se por dor, perda de função da zona corporal afetada e limitação na realização das atividades de vida diária. Afeta qualquer faixa etária e sexo. Contudo, existem desportos mais causadores de lesões como o futebol, atletismo, basquetebol, rugby, ténis, entre outros.

Treino personalizado ao domicílio em Lisboa: Conheça

Tipos de lesões desportivas mais frequentes

tipos de lesões desportivas frequentes

Apesar da prática do exercício físico ser altamente recomendada, existe sempre o risco de lesões. 

A maior parte das lesões são evitáveis desde que se tomem medidas preventivas como fazer um aquecimento adequado do corpo.

As lesões mais frequentes são:

Cãibra

Contração involuntária e dolorosa de um músculo ou grupo muscular.

Estiramento e Distensão muscular

O estiramento dá-se quando o músculo  estica em excesso por esforço excessivo, levando a lesões nas fibras musculares. A distensão é a rutura do músculo e/ou tendão associado ao esforço e associado. 

Tendinite

A tendinite é uma inflamação do tendão que surge com a repetição do mesmo movimento. 

Rutura muscular

Lesão traumática do músculo com rompimento de fibras, facilmente confundida com outras lesões como a distensão muscular.

Entorse

Entorse é uma lesão nos ligamentos de uma articulação, estrutura que liga o osso à articulação.

Contratura

Contração contínua e involuntária de um músculo, não deixando que o músculo regresse ao estado de relaxamento natural.

Fratura

Ruptura do osso que pode surgir por um único traumatismo como por desgaste do osso ao longo do tempo (fratura de desgaste).

Mialgias ou dores musculares

Relacionado com um esforço que o músculo não está habituado a fazer (mais frequente no início da atividade física regular)

Lesão nos pés e tornozelos

lesão desportiva pés tornozelos tipos de lesões

É um tipo de lesão muscular muito frequente representando 25% de todas as lesões desportivas. Contudo, tendem a cicatrizar espontaneamente.

As lesões desportivas no pé e tornozelo mais frequentes são: 

Entorse em inversão 

O entorse em inversão é o tipo de lesão mais frequente em que ocorre uma torção do pé para dentro. Associado a sintomas de dor e inchaço do tornozelo, podendo haver dificuldade na marcha. Em situações mais graves podem surgir equimoses e hematomas.

Produtos para melhorar a mobilidade: Descubra

Entorse em eversão

Tipo de lesão menos frequente mas que pode levar à fratura das estruturas ósseas no tornozelo. Pode apresentar sintomas de dor e edema.

Ortóteses, quais os tipos e para que servem?

Esporão Calcâneo

esporão calcâneo tipos lesões desportivas

O esporão do calcâneo (osso do calcanhar) surge quando há o crescimento anormal do osso, formando uma saliência óssea. Pode ocorrer dor no calcâneo associada a dificuldade em andar.

Calcanheira em silicone anatómica para Esporão: Conheça

Fascite plantar

A Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que atinge a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo que cobre  os músculos da sola do pé, até a base dos dedos dos pés. Geralmente, surge dor forte, tipo facada, mais comum de manhã e que alivia durante o dor com o andar.

Fratura do pé e tornozelo

Assim como os entorses, as fraturas do tornozelo são bastante frequentes, associados a lesões desportivas.

Lesão nas ancas e coluna

lesão ancas coluna tipos lesões desportivas

A lesão desportiva na coluna e ancas está frequentemente associada a desportos de alto impacto. A anca é uma articulação muito importante no desempenho físico pelo que são recorrentes lesões em práticas desportivas como por exemplo o futebol, sendo o principal sintoma a dor.

Lombalgia

lombalgia tipos de lesões desportivas

A lombalgia ou dor na zona lombar (ou dor nas costas) pode estar associada a lesões desportivas associadas a mau posicionamento durante a prática desportiva, elevação incorreta de pesos, entre outras situações.

Cinta elástica sacrolombar para lombalgia: Confira

Lesão nos joelhos

lesão joelho tipos lesões desportivas

A articulação do joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo pelo que está suscetível a diversas formas de lesões. Durante a prática desportiva, em movimentos como correr, saltar, mudanças bruscas de direção, podem ocorrer vários tipos de lesões tendo na sua origem esforços repetitivos ou traumas.

Estão associadas a desportos como o esqui, futebol, judo, rugby, ginástica, entre outras. Existem vários tipos de lesão no joelho:

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) 

É das lesões mais frequentes do joelho e surgem em desportos como o futebol e basquetebol em que ocorre frequentemente uma desaceleração e mudanças bruscas de direção, assim como quedas no solo após um salto. Geralmente este tipo de lesões estão associados a impacto do joelho com outra estrutura e associa-se com regularidade a outras lesões da estrutura do joelho. 

Apresentam sintomas de dor intensa que impossibilita a continuação da atividade física, inchaço por hemartrose (acumulação de sangue na articulação), sensação de estalido ou mesmo som audível.

Lesão do ligamento cruzado posterior (LCP)

É uma lesão que é provocada por uma pancada intensa no joelho quando este se encontra dobrado a 90º. Geralmente, é menos grave que as LCA. Comum em desportos como ciclismo, judo, rugby e futebol.

Podem ocorrer sintomas como dor após o trauma que impossibilita a continuação da atividade física, inchaço e rigidez da articulação que dificulta a locomoção, instabilidade do joelho. 

Lesão do ligamento cruzado interno e externo

Lesões associadas a pancadas diretas na região, queda ligeira ou por uma mudança brusca de direção. É frequente em desportos como o futebol e esqui. Os sintomas associados são dor, inchaço e instabilidade do joelho com a sensação de que vai ceder.

Lesões meniscais

lesão meniscal tipos lesões desportivas

Tipo de lesão frequente e associado a torção rápida do corpo sobre a perna. Apresentam sintomas como a dor, seguida de inchaço, rigidez, redução de amplitude de movimentos e dificuldade a andar.

Tendinite

As tendinites mais frequentes são a Tendinite Patelar e a Tendinite Pata de Ganso

A tendinite Patelar também denominada por Tendinite Rotuliana é conhecida por “joelho de saltador” pois foi estudada em atletas do salto em comprimento. Trata-se de uma inflamação do tendão da patela e provoca dor intensa na região do joelho, especialmente ao andar e na prática da atividade física.

A tendinite Pata de Ganso surge em modalidades como a corrida, futebol e basquetebol e está associada a dor (ao andar, após estar sentado a iniciar a marcha e à palpação) e edema (inchaço).

Joelheira em lycra para tendinite: Conheça

Síndrome do corredor ou Síndrome do trato iliotibial

Mais conhecida por joelho de corredor é a inflamação (de uma bursa) que causa dores na região lateral do joelho e um pouco acima da superfície articular e é consequência de flexão e extensão excessiva do joelho que, ligado a outros fatores, pode aumentar a tensão ou atrito nesta região do corpo.

É uma lesão mais comum em corredores e ciclistas. Os sintomas pode ser hipersensibilidade na região lateral do fémur e dor à palpação.

Lesão nos ombros

lesão ombro tipos lesões desportivas

Bursite

O uso excessivo e repetitivo da articulação do ombro durante a prática desportiva ou traumas que resultem da mesma, podem conduzir a bursite do ombro.

Bursite é a inflamação da bolsa sinovial (bursa). Surgem sintomas como a dor, inchaço, calor e vermelhidão da articulação afetada, restrição de movimentos e, por vezes, febre.

Lesão nos cotovelos

lesão cotovelo tipos lesões desportivas

É frequente a epicondilite lateral nos tenistas e a epicondilite interna nos golfistas.

Epicondilite Lateral

A epicondilite lateral ou “cotovelo de tenista” é uma inflamação e microrrotura dos principais tendões extensores dos músculos do antebraço, ao nível da sua origem, na face lateral do cotovelo, associado a uso excessivo do cotovelo.

Epicondilite Interna

Também conhecida por “cotovelo de golfista” ou epitrocleite é uma inflamação do tendão localizado na parte interna do cotovelo.

Na epicondilite podem surgir os seguintes sintomas: dor, inchaço e vermelhidão da área afetada, rigidez e fraqueza muscular , sensação de formigueiro no antebraço e dedos.

Braçadeira para epicondilite: Conheça

Top 7 das Lesões Desportivas Mais Frequentes

tipos de lesões desportivas frequentes
  • Entorse do Tornozelo
  • Estiramento dos Adutores da Coxa (virilha)
  • Distensão dos ísquiotibiais (músculos posteriores da coxa)
  • Canelite (dor na canela)
  • Rutura do Ligamento Cruzado Anterior do joelho
  • Síndrome Fémuro-Patelar (lesão da rótula)
  • Epicondilite (lesão no cotovelo)

Como tratar lesões desportivas?

lesões desportivas tratamento inflamação sintomas

De forma geral, as lesões desportistas não são graves e requerem apenas o tratamento da inflamação e dos seus sintomas: dor, inchaço (edema), sensação de calor e vermelhidão (rubor). Assim, a terapia PRICE é bastante útil na diminuição da inflamação:

Proteção da zona afetada (imobilização)

Utilização de ortótese como talas e muletas ou canadianas.

Ortóteses, quais os tipos e para que servem?

Repouso 

Com vista a repousar o local afetado e prevenir o agravamento da lesão.

Compressas frias: ICE – Gelo

compressas frias lesões desportivas tratamento

Deve ser feito compressas geladas durante 20 minutos de 2 em 2 horas nas primeiras 48 horas.

Compressão 

Com ligaduras elásticas

Elevação da zona afetada

Acima do coração para diminuir o inchaço

Procurar ajuda profissional

médico lesões desportivas tratamento

Os sintomas de uma lesão não devem ser subestimadas pelo que o acompanhamento por um profissional de saúde é de extrema importância. Este irá ajudar na recuperação da lesão assim como aconselhar a melhor forma e altura para regressar à atividade física em segurança, evitando novas lesões ou o agravamento da existente.

Caso exista uma lesão mais grave como: deformidade óssea, alteração da cor da pele, incapacidade em suportar o peso do corpo na zona afetada, inchaço exacerbado, ou quando não houve melhoras com a terapia PRICE, o doente deve ser observado por um médico.

Massagem desportiva

massagem lesões desportivas tratamento atletas

A massagem desportiva tem um papel importante, no tratamento dos atletas, uma vez que a estimulação da circulação sanguínea e do fluxo da linfa, permitem um maior aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo.

Como evitar lesões nos desportos?

prevenção de lesões desportivas alongamento exercícios
  • Fazer aquecimento antes dos exercícios – É importantíssimo que antes da prática desportiva faça exercícios de aquecimento pois os músculos frios e rígidos são mais susceptíveis a lesões. 
  • Fazer alongamentos antes das atividades físicas – assim como se deve preparar o músculo para o exercício também se deve alongar o músculo no final do treino. Assim evita o encurtamento muscular e alivia a tensão.
  • Fazer exercícios de flexibilidade – Este tipo de exercícios permite prevenir dores musculares e aumentar a flexibilidade.
  • Utilizar correctamente os equipamentos desportivos
  • Cumprir as indicações dadas pelo personal trainer
  • Alternar exercícios – O exercício físico não deve estar centrado somente  num grupo muscular ou num tipo de treino rotineiro. Deve abranger vários grupos musculares e variar o tipo de treino.
  • Ingerir líquidos antes, durante e após o treino ou competição
  • Escolher um calçado adequado à prática desportiva e meias de algodão
  • Utilizar roupa leve, prática e confortável que não limitem os movimentos
  • Evitar esforços nos músculos da coluna
  • Recuperar de uma lesão – Na presença de uma lesão, a actividade desportiva somente deve ser reiniciada quando o indivíduo estiver recuperado da mesma.
  • Atenção aos sinais – Sentir dor e cansaço após o exercício pode ser normal. Contudo,  sentir dor intensa, cansaço extremo, inchaço ou outro sintoma que permaneça mais de 2 dias é aconselhado consultar um médico
  • Evitar treinar em ambientes com muito calor e humidade

Massagem desportiva: ajuda a aliviar todas as tensões e ajuda a retirar o ácido láctico dos músculos.

Conclusão

lesões desportivas actividades físicas conclusão

A prática de actividade física é altamente recomendada para manter um estilo de vida saudável. Contudo, deve ser adaptado à idade, sexo e capacidade física de cada pessoa.

Apesar de ser uma prática aconselhada, pode conduzir a diversas formas de lesões. Assim, comportamentos adequados como fazer o aquecimento antes do exercício físico, alongar e fortalecer os músculos são hábitos que devem ser regulares para prevenir e diminuir risco de lesões.

Nas lojas de ortopedia e geriatria Mais que Cuidar existem serviços na área dos cuidados de saúde domiciliários, tais como a fisioterapia e o serviço de massagem que podem dar um contributo muito importante na recuperação de lesões desportivas.

Além disso, pode encontrar aconselhamento profissional especializado na área dos produtos de apoio e ajudas técnicas como as ortóteses.

Referências

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou do artigo? Foi útil? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário

LOJAS MAIS QUE CUIDAR PORTUGAL
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 22 405 41 46
Porto
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T 210 402 220
Lisboa
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Almada
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brá de Alportel
T. 28 982 42 25
Faro
Voltar ao topo