Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

4 estratégias para os idosos se manterem jovens

4 estratégias para os idosos se manterem jovens

Manter a exuberância juvenil pode ser uma tarefa bastante difícil para muitos idosos. O esgotamento físico e mental contribui, na maior parte das vezes, para que os idosos percam o entusiasmo e a efervescência que costumavam ter na juventude.

Mas, mesmo que o envelhecimento possa trazer alguns constrangimentos, não significa que tenham de ter um estilo de vida sedentário, confinados às suas camas, sofás e cadeiras, com pouca ou nenhuma atividade recreativa e interação social.

Desde que haja a determinação e o entusiasmo de tornar a vida agradável, isso pode conseguir-se independentemente da idade e das complicações de saúde que lhe estão associadas.

Envelhecer graciosamente não se trata de tentar parecer uma pessoa de 20 e poucos anos, trata-se de viver uma melhor vida e ter a saúde física e mental para a desfrutar.

 Pode mesmo ser possível melhorar com a idade com os cuidados certos. Porque, não é a idade que se tem, mas sim a idade que se sente, que conta.

Estratégias para se sentirem mais jovens

Para que os idosos se sintam mais jovens não é preciso muito esforço, bastam algumas simples práticas para alcançar um melhor bem-estar.

Eis algumas estratégias:

Comer saudavelmente

Se somos o que comemos, então comer saudavelmente permitirá aos idosos manterem-se longe dos distúrbios mentais e físicos.

Com a idade, os seres humanos são obrigados a alterar a sua dieta a fim de eliminar o máximo possível de alimentos menos benéficos da sua alimentação.

A dieta ideal para um idoso deve consistir em frutas cozidas, vegetais, iogurte, nozes e pequenas porções de proteína de carne branca ou feijão.

Refeições regulares baseadas nestes alimentos manterão o corpo com energia suficiente e permitirão ganhar a força física necessária para realizar as atividades favoritas em casa ou no exterior.

Comer saudavelmente também reduz o risco de distúrbios de ansiedade e alterações de humor inoportunas.

Socialização

Uma das formas mais simples e fáceis de permanecer jovem é socializar com pessoas de idades e origens semelhantes.

Se os idosos se abstêm de socializar e se mantêm presos dentro das quatro paredes da sua casa, estão a facilitar o surgimento de doenças mentais e físicas, bem como o declínio cognitivo e corporal.

Quanto mais comunicarem e conversarem com as pessoas, mais fácil será enfrentarem as dificuldades do envelhecimento.

Exercício físico

Os benefícios do exercício físico são mais do que evidentes, especialmente no caso dos idosos.

O exercício físico mantém o corpo rejuvenescido e a mente refrescada. Evita o aparecimento de várias doenças.

Sessões de treino pesado não são recomendadas para as pessoas idosas.

Pelo contrário, exercícios leves, como caminhadas rápidas, dança lenta e alongamentos, como o yoga por exemplo, podem ajudar a ultrapassar as restrições e limitações físicas que acompanham a velhice.

Aprender algo novo

Uma das razões pelas quais os idosos se sentem velhos é porque perdem o entusiasmo e o prazer que vem com a aprendizagem de algo novo e a descoberta de algo extraordinário, desconhecido até então.

Uma vez que a maioria dos idosos permanece afastada do local de trabalho e das instituições académicas, torna-se difícil encontrarem novas fontes de aprendizagem.

Inscrever-se numa biblioteca ou aderir a um clube do livro pode ser uma excelente opção.

Não há fim para a aprendizagem. Além disso, a inscrição num clube do livro ou numa biblioteca oferece uma escapatória à monotonia e ao tédio que muitas vezes acompanham o tempo da reforma.

Aproveitar a vida

Algumas pessoas dizem que a idade é apenas um número. Mas, podemos pensar na idade como uma perceção de quem se é, ou seja, se nos percecionamos como velhos é isso que vamos ser.

Enquanto os idosos acreditarem que há muito mais que podem tirar da vida e também podem contribuir para ela, continuarão a sentir-se jovens.

Conclusão

Muitas pessoas temem envelhecer, mas há formas de se manterem jovens e positivas em relação ao envelhecimento

Embora envelhecer seja inevitável, algumas pessoas têm dificuldade em lidar com as mudanças que advêm da velhice.

Envelhecer graciosamente é mais sobre ser saudável e feliz do que evitar as rugas.

A sensação de felicidade ou otimismo acerca da vida pode diminuir o peso da dor crónica e possivelmente reduzir as hipóteses de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Um estudo realizado pela clínica Mayo descobriu que os indivíduos determinados a serem otimistas num teste de personalidade padrão tinham uma taxa de mortalidade mais baixa do que os que se consideravam pessimistas, onde a taxa de mortalidade atingiu os 80%.

Manter a positividade também reduz o risco de desenvolver depressão prolongada em idades mais avançadas.

Verificou-se que a depressão está associada à demência ou à doença de Alzheimer, tendo também outros efeitos no envelhecimento.

Os estados depressivos resultam frequentemente em má nutrição, falta de exercício e falta de estimulação mental através da socialização com outros.

Todos estes efeitos têm consequências debilitantes na saúde, na possibilidade de desenvolver cancro ou doenças cardiovasculares e tendem a acelerar o risco de desenvolver algum tipo de demência.

Todas as questões relacionadas com o processo de envelhecimento estão interrelacionadas entre si. Por exemplo, o exercício melhora o humor e faz com que uma pessoa se sinta mais positiva, o que depois leva a uma melhor saúde.

Ou a redução do stress pode levar a uma atitude mais positiva, o que leva novamente a uma melhor saúde e longevidade.

Embora existam várias influências negativas diferentes que afetam o processo de envelhecimento, ao tratar ou adotar estratégias para as mitigar e ao afetar apenas algumas, acaba-se por afetar todas as influências.

É um efeito sinergético que permite melhorar as perspetivas sem ter de enfrentar todas as influências negativas ao mesmo tempo.

É natural haver preocupação com os desafios que o envelhecimento pode trazer, por isso é importante falar sobre isso com pessoas qualificadas, que podem apresentar alternativas.

Manter um estilo de vida saudável, procurar a companhia de pessoas que se amam e fazer atividades que trazem alegria, mesmo que o corpo esteja a envelhecer, vai permitir que o espírito se mantenha sempre jovem.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referencias:

  • Mayo Clinic
  • HealthLine

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225