Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Os 85 são os novos 65?

Idosos a sorrir

A frase é bem conhecida: os 30 são os novos 20, ou os 40 são os novos 30. Na verdade toda a gente gosta de trocar as voltas ao envelhecimento e a tudo o que isso implica e com os avanços da medicina e da tecnologia cada vez mais se espera mais qualidade de vida nos anos seniores.

A idade é um estado de espírito e com escolhas de comportamentos que traduzem uma vida mais saudável podem significar uma maior qualidade de vida à medida que os anos se vão acumulando.

Mas como podemos vencer esta luta contra o avançar da idade? Algumas regras simples podem fazer toda a diferença:

O poder dos pensamentos positivos

Uma forma eficaz de manter a juventude é manter uma mente jovem, com uma perspetiva jovem e positiva sobre as coisas. A negatividade tende a trazer mais negatividade, e os pensamentos negativos são mais difíceis de descartar, por isso uma mente positiva que aceita as limitações da idade, mas, mantém a paixão e o entusiasmo pela vida pode ser uma força poderosa para lidar com as adversidades quer da vida quer das consequências do envelhecimento.

O poder do compromisso consigo próprio de encarar as coisas de uma forma mais positiva e com gratidão pode tornar uma vida resignada numa vida dinâmica e envolvida com os outros. Uma das técnicas que se pode usar é encarar as coisas difíceis não como uma obrigação ou um fardo, mas como uma tarefa que tem que ser feita, mais no espírito de: “eu tenho isto para fazer” do que “eu tenho que fazer isto”. Só esta pequena mudança de perspetiva ajuda a ter a sensação de que se controla a vida e a adversidade e não que se é controlado por elas.

No fundo, esta mudança de pensamento é uma escolha, a escolha de se manter jovem ou para reaver o entusiasmo da juventude.

A arte de deixar ir

Muitas vezes a nossa mente e atitudes ficam presas em acontecimentos do passado ou em pensamentos repetitivos, que levam à ansiedade ou depressão. O stress mental pode ser tão poderoso que se transforma em stress físico, o que contribui para o envelhecimento.

A melhor maneira de evitar este estado de ansiedade é deixar ir. Libertar a mente, as angústias ou os sentimentos associados a determinados acontecimentos do passado que já não fazem parte do presente, deixar ir o que já não traz qualquer mais valia à vida presente.

Uma técnica para deixar ir o que já não faz falta é a prática de meditação. A meditação é uma forma de criar e suster uma forma de pensar mais positiva e descontraída, aliviando o stress mental, tendo também um efeito importante na saúde física. Ajuda a diminuir a tensão arterial e um melhor funcionamento dos órgãos.

Outra técnica que pode ser usada é o exercício físico suave como as caminhadas ou a natação que ajudam a manter o tónus dos músculos e das articulações.

Comunicação

A arte de bem comunicar, expressando as vontades, pensamentos e sentimentos de uma forma articulada e entusiasta, ajuda a rejuvenescer o espírito e a conectar-se com os outros e a comunidade em geral.

É natural que a dor, a angústia e a incerteza induzam a vontade de isolamento do mundo e o afastamento do contacto com os outros, mas uma boa comunicação pode restaurar a confiança nos outros e com isso estabelecer uma rede de apoio e de entreajuda que fazem a diferença na qualidade de vida dos seniores.

Algumas das práticas de comunicação podem ser o voluntariado, pequenos trabalhos na comunidade, manter uma profissão, aderir a uma rede social ou a um grupo de interesses comuns. O objetivo principal é manter o contacto com os outros, interagindo quer com pessoas da mesma idade, quer com pessoas mais jovens.

O envelhecimento é inevitável, mas não tem que ser uma travessia penosa dominada por medicamentos e idas ao médico.

O estado de espírito é a chave para uma vida mais saudável e quanto mais positivo for, melhor será a qualidade desta etapa da vida, mas é uma opção pessoal, uma escolha da vontade para se manter ativo e ligado ao mundo. E como sabemos a vontade pode mover montanhas.

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225