Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

11 sinais de alerta do corpo: quando deve cuidar de si?

11sinais de alerta do corpo

Quando é que uma tosse é apenas tosse ou uma dor de cabeça é apenas cansaço?

Os sinais e sintomas que podem indicar um estado de saúde grave podem ser subtis ou mais evidentes.

Por vezes, um sintoma numa parte do corpo pode ser um sinal de um problema noutra parte do corpo.

Além disso, sintomas não relacionados que possam ser menores por si só podem ser sinais de aviso de uma doença ou condição médica mais grave.

É comum sentir algumas coisas ditas normais como o nariz a pingar, uma dor de estômago ou uma dor de cabeça, mas também podem ser sinais de que algo mais grave se passa no organismo.

Certas doenças e lesões devem ser avaliadas e tratadas num período de tempo mais curto, muitas vezes quanto mais cedo, melhor.

Na verdade, o corpo humano é um sistema espantoso, todos os dias, é capaz de pensar, respirar, comer, e mover-se, graças a todos os seus sistemas a trabalharem em conjunto.

Mas embora o corpo seja tipicamente uma máquina bem oleada, por vezes surgem problemas, seja sob a forma de doença, infeção, lesões ou ferimentos.

Geralmente o corpo dá sinais de alerta quando algo está mal. Saber quais são estes sinais e como os interpretar é muito importante para facilitar a procura de ajuda médica o quanto antes, se assim for necessário.

Sinais de alerta

O corpo humano é um complexo sistema que engloba várias partes que devem funcionar em harmonia para garantir um nível de saúde ótimo. Quando algo acontece que perturba esse sistema, a primeira coisa que surge geralmente são os sinais de alerta.

Dor na coluna

A má postura pode causar dores na coluna, fadiga muscular, problemas na respiração, dores articulares e problemas digestivos, podendo também afetar o bem-estar e as emoções.

A má postura refere-se ao conjunto de posições corporais que não permite o normal funcionamento das estruturas articulares, musculares e dos ligamentos. Os sinais de alerta são dor, contratura muscular e assimetria corporal.

Cansaço

O cansaço corporal assume muitas formas. Quando não há vontade de fazer as tarefas habituais, quer pessoais quer profissionais, pode ser uma das formas em que o corpo dá sinal de cansaço.

O cansaço causa diminuição da reação a um estímulo externo. Os sinais de cansaço podem ser, a falta de vontade de realizar tarefas simples, tristeza, desânimo, apatia, diminuição ou aumento de apetite, falta de força e dores.

É importante ir ao médico para que este possa despistar outras causas para o cansaço. Quando é apenas cansaço, pode-se tratar com alimentação saudável, sono reparador e exercício físico para reforço muscular.

Tosse associada ao consumo de tabaco

O organismo utiliza a tosse para desobstruir as vias áreas.

No caso dos fumadores, podem desenvolver tosse persistente por mais de 3 semanas, que é inicialmente seca e com tendência para formar expetoração, que é a forma como o pulmão elimina os químicos inalados através do fumo do tabaco.

A tosse pode ser irritante de manhã e vai melhorando ao longo do dia, podendo causar também dor de garganta e rouquidão.

A tosse que afeta os fumadores pode ser ainda um sintoma de cancro do pulmão ou doença pulmonar obstrutiva crónica, associados a perda de peso, tosse com sangue, falta de ar e dor ao respirar.

Excesso de peso

Alterações na forma do corpo e como a roupa assenta, são indicadores de oscilação de peso e podem ser um sinal de alerta para um aumento de peso.

A situação torna-se mais preocupante quando o peso excede os valores de referência no índice de massa corporal e compromete a saúde.

Este índice representa o peso total da pessoa em quilos dividido pelo quadrado da altura em metros. A gordura no abdómen e nas costas é mais difícil de eliminar.

Quando há uma grande quantidade de gordura visceral que se armazena na zona abdominal, é mais preocupante para a saúde porque está relacionada com o aumento do risco de problemas cardíacos, diabetes tipo 2, doença hepática e cancro, associados muitas vezes à obesidade.

Pele baça

Há vários sinais na pele que falam sobre o estado de saúde como o aparecimento de uma mancha nova na pele, pele sensível ou reativa quando não o era antes, acne ou alergia sem causa aparente, são sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar ajuda médica.

É importante ter um cuidado diário da pele para não ter pele baça, pele amarelada sem brilho ou uma pele muito seca.

É igualmente importante beber água, hidratar a pele com creme e evitar uma exposição solar prolongada.

Outros fatores que podem influenciar a saúde da pele são as hormonas, poluição, alimentação e o uso de cosméticos.

Com a Covid-19, o uso de máscara provocou alguns problemas de pele e alergias a algumas pessoas, como acne ou alergia aos materiais da máscara.

Mau dormir

Os problemas com o sono têm um grande impacto na saúde. Dificuldade para adormecer ou para acordar, paragens respiratórias durante o sono ou engasgamentos, são alguns dos problemas.

Acordar cansado e com dificuldade para sair da cama, consumir muita cafeína, sonolência durante o dia, dificuldade de concentração e alterações de humor, são outros sinais de alerta de que se está a dormir mal.

O impacto da privação do sono a longo prazo na saúde é muito grande, podendo causar doenças como a diabetes, obesidade, hipertensão, enfarte e disfunção erétil, além de um impacto negativo no sistema imunitário.

Cabelo frágil

Existem vários sinais que indicam a falta de saúde do cabelo como a queda de cabelo, perda de densidade capilar, cabelo mais fino e frágil ou outros.

Um cabelo saudável é um sinal de que o organismo está saudável também. Para manter a saúde do cabelo, é importante ter uma alimentação variada e saudável. As doenças sistémicas com febre prolongada e infeções virais e o stress, podem causar quedas de cabelo acentuadas.

Ansiedade

A sensação constante de vulnerabilidade e insegurança que impede uma pessoa de viver descontraidamente podem ser sinais de alerta de ansiedade.

Esta situação pode tornar-se numa condição grave como é o caso da ansiedade patológica onde o medo está sempre presente, com um foco constante em que algo de mau vai acontecer.

No entanto, como há uma grande ligação entre a mente e o corpo, muitas vezes é o corpo que reflete os sinais de ansiedade.

Surgindo doenças como a síndrome do cólon irritável, cansaço, coração acelerado, dificuldades para respirar, suores, calores, tremores ou sensação de desmaio.

Stress

O stress é um dos fatores que têm maior impacto na saúde, provocando a baixa de produtividade no trabalho, falta de atenção para com a família ou amigos, irritação fácil e estado de humor flutuante.

As causas do stress são muito variadas e podem incluir uma carga horária excessiva, chefia agressiva, falta de tempo para a vida pessoal.

Problemas financeiros, vida familiar disfuncional podem também causar stress.

 Este por sua vez pode gerar insónias, falta de apetite ou aumento de apetite para compensar emocionalmente, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, dores musculares, queda de cabelo, e o enfraquecimento do sistema imunitário.

Tristeza

A tristeza é um sentimento que pode ser sentido de forma temporária, mas quando é mais recorrente ou prolongado, pode ser um sinal de alerta de um problema do foro psicológico, como a depressão.

Neste sentido, é importante perceber as diferenças entre tristeza e depressão.

Enquanto a tristeza é uma emoção natural que surge devido a um evento triste, muitas vezes por causa de uma perda, sendo um processo necessário para atingir a superação da experiência dolorosa.

Embora a tristeza não seja uma experiência agradável, ajuda a parar para refletir e assimilar a experiência negativa para a puder superar.

Por outro lado, a depressão é uma perturbação psicológica que apresenta uma tristeza de longa duração e que interfere com o funcionamento da pessoa na sociedade e na sua saúde física e mental.

Falta de flexibilidade

A falta de exercício físico pode criar a tendência para a diminuição da flexibilidade e aumento da rigidez muscular.

A falta de flexibilidade pode causar ruturas musculares e várias doenças da coluna e dos membros inferiores.

Para recuperar a flexibilidade é importante fazer exercícios físicos diariamente, como exercícios de alongamento, ainda que com a ajuda de medicação relaxante se necessário.

Conclusão

Por vezes, um sinal aparentemente inofensivo que se nota no corpo, como a língua pálida ou lábios rachados, pode ser facilmente deixado para o lado como se não fosse nada sério ou algo com que se preocupar.

Contudo, alguns destes sinais podem ser sinais de alerta precoce que o corpo dá para indicar que algo mais crítico se está a passar.

Os nossos corpos emitem sinais de aviso quando algo de errado se passa. Podem não vir equipados com todos os sons que os veículos têm, mas podem, no entanto, enviar sinais e sintomas de aviso tentando chamar a atenção de que algo não está certo ou é diferente do habitual.

Estes alarmes de aviso podem ser bastante variados e por vezes até vagos ou subtis.

Mas, se conhecemos bem o nosso corpo e lhe damos a atenção e os cuidados de que ele necessita todos os dias, podemos normalmente saber quando as coisas mudaram e merecem mais cuidado.

Conhecer o próprio corpo é essencial para a saúde em geral. Saber quando algo não está bem deve ser um sinal de aviso instantâneo para que sejam acionadas as medidas necessárias para corrigir atempadamente qualquer problema que surja.

Muitas vezes, tentamos ignorar esses sinais de aviso, mas se não prestarmos atenção a situação pode tornar-se mais grave no futuro. Cuidar do corpo de forma saudável é uma das garantias de ter mais saúde e bem-estar.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

  • Revista Visão
  • Prevention.com

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225