Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Como fazer nebulização com soro fisiológico e para que serve?

nebulização soro fisiológico para que serve

Existem muitos tipos diferentes de nebulizadores, cada um satisfaz diferentes necessidades. A questão é: qual é o nebulizador certo para mim?

Descubra para que serve o nebulizador, como fazer a nebulização corretamente e como fazer nebulização com soro fisiológico num bebé. Conheça também como fazer a nebulização com soro fisiológico para a tosse e sinusite e a diferença entre o humidificador de ar e o nebulizador.

Escolher o inalador certo depende da natureza da doença ou dos sintomas da criança, do adulto ou do idoso. Ao escolher um nebulizador para o seu bebé, os factores de escolha são diferentes dos da escolha do inalador certo para si. Outros aspetos importantes a considerar são com que frequência, com que intensidade e onde irá utilizar o dispositivo.

Nas lojas Mais que Cuidar poderá receber aconselhamento de profissionais de saúde que o ajudarão a escolher o melhor nebulizador adaptado à situação clínica. Pode contar também, com serviços de cuidados de saúde domiciliários, como o serviço de enfermagem ao domicílio que tem enfermeiros que prestam cuidados na área da nebulização e aerossolterapia em adultos e crianças com doenças respiratórias.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

Saiba a resposta à pergunta: a nebulização com soro fisiológico faz mal? Confira o preço e os tipos de nebulizadores neste guia gratuito que elaborámos para si.

Nebulizador: o que é?

nebulizador o que é inalador

O nebulizador (também conhecido como inalador) é um aparelho capaz de transformar soluções e/ou suspensões aquosas (como medicamentos líquidos) numa nuvem de partículas muito finas (aerossóis) para que possa ser inalado diretamente para o interior dos pulmões através de uma máscara ou boquilha.

Estes equipamentos são utilizados no tratamento de doenças respiratórias tais como:

  • Asma
  • Bronquite
  • Rinite
  • Sinusite
  • Pneumonia
  • DPOC   
  • Otite   
  • Bronquiolite

O uso destes nebulizadores é recomendado para os doentes respiratórios, no entanto, queremos salientar que a auto-medicação é prejudicial e que é necessário consultar sempre um médico e seguir as orientações que ele indicar.

Nebulizador para bebés   

nebulização com soro fisiológico em bebés

Todos os bebés devem fazer terapia com aerossóis (nebulização infantil) sempre que apresentam alguma congestão ou corrimento nasal. Nos bebés estes sintomas não são assim tão pouco frequentes. Se se fizer terapia com aerossóis aos primeiros sinais, evita-se, na maior parte das vezes, a evolução para situações mais complicadas.

Nebulização com soro fisiológico para tosse ou sinusite   

nebulização com soro fisiológico para tosse

A sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face, que são cavidades ósseas localizadas ao redor do nariz e dos olhos. Os principais sintomas incluem secreções nasais, dificuldade em respirar, dores e tosse. Existem medidas caseiras para aliviar o desconforto deste problema, como a lavagem nasal, compressas quentes no rosto, ingerir muitos líquidos e fazer nebulização para sinusite.

A nebulização, também conhecida por inalação, é um dos tratamentos mais eficazes para a sinusite, seja ela aguda ou crónica. Esta técnica facilita a eliminação do muco retido, aliviando os sintomas.

Benefícios do nebulizador / inalador

qual a finalidade da nebulização
  • Limpa e hidrata as vias aéreas
  • Facilita a respiração   
  • Evita resfriados, gripes, crises de rinite e sangramento       
  • Alivia os processos inflamatórios
  • Fluidifica as secreções
  • Administração de medicamentos inalatórios prescritos pelo médico

Nebulizador ou humidificador: qual o melhor?   

nebulizador ou humidificador de ar

Alergia respiratória, tosse seca, comichão no nariz e na garganta… Estes desconfortos costumam agravar no inverno, quando o ar fica mais seco e aumenta a proliferação de doenças respiratórias. Nestas situações, o melhor é recorrer ao humidificador de ar ou ao nebulizador para evitar o mal-estar.

Os dois equipamentos têm funções bem diferentes:

  • O humidificador serve para trazer mais humidade ao ar de um determinado ambiente e a sua utilização é indicada quando o tempo está seco. 
  • O nebulizador é um equipamento indicado para quem tem problemas respiratórios e necessita de inalar determinada medicação. 

Desta forma, não é possível determinar qual dos dois aparelhos é mais eficiente, uma vez que possuem objetivos distintos.

Tipos de nebulização

nebulização tipos de inalação

Existem 4 tipos de nebulização. Habitualmente, nenhum deles apresenta contraindicações e podem ser utilizados em pessoas de qualquer faixa etária, incluindo grávidas. No entanto, deve consultar um médico sempre que optar pela utilização de ervas medicinais ou remédios.

Nebulização com soro fisiológico   

Coloque entre 5 e 10 ml de soro fisiológico no nebulizador e ligue o equipamento. Posicione a máscara ao redor do nariz e da boca e inspire o ar quente. Permaneça sentado durante toda a inalação para que não haja riscos de aspirar as secreções que estão a ser humidificadas. Não há contra-indicações quanto ao uso do soro fisiológico.

Nebulização com remédios

nebulização remédios tipos inalação

Um dos benefícios da utilização do nebulizador é a possibilidade de se administrar medicamentos diretamente no equipamento. Assim, para a nebulização com remédios, basta diluir o medicamento prescrito pelo médico em soro fisiológico e adicioná-lo ao aparelho no local próprio para o efeito.

Os medicamentos que são utilizados com mais frequência na nebulização são o salbutamol e o brometo de ipatrópio. Podem ainda ser utilizadas suspensões com corticosteróides e antibióticos. Este tipo de inalação deve ser sempre prescrita pelo médico.

Nebulização com água do chuveiro

nebulização com água do chuveiro tipos

Para fazer esse tipo de nebulização, ligue o chuveiro e deixe a água muito quente a correr durante algum tempo. Feche a porta para que a casa de banho fique cheia de vapor de água e respire o ar quente.

Apesar deste procedimento ser prático, ele não preza pela economia de água e de energia. Além disso, fique atento para que a casa de banho esteja limpa, sem fungos, como mofo e bolor. Ao inalar o vapor quente, pode-se acabar por inspirar bactérias, agravando o quadro clínico.   

Nebulização com chá de ervas   

Neste tipo de inalação, prepare um chá de ervas, como camomila, erva-cidreira ou eucalipto, e  coloque-o numa taça ou tijela. Espere que o chá arrefeça um pouco — é preciso ter cuidado para não inspirar o ar muito quente para não queimar as mucosas das vias superiores. 

Coloque o recipiente sobre uma mesa e sente-se numa cadeira. Incline o seu corpo para a frente e respire o vapor do chá.

Tipos de nebulizador   

Existem vários tipos de nebulizador que diferem no modo como produzem o aerossol podendo ser classificados em:

Nebulizador pneumático

O nebulizador é a parte do sistema que transforma o medicamento num vapor fino. O compressor pneumático fornece um fluxo de ar ao inalador, permitindo que este crie o vapor. Este tipo de nebulizadores são mais baratos, fáceis de utilizar e extremamente barulhentos.

Nebulizador ultrassónico

As ondas ultrassónicas passam por um reservatório de água, transmitindo energia através da medicação para criar o aerossol. Não são adequadas para todas as medicações prescritas mais comuns, pelo que deve consultar o médico.

Nebulizador eletrónico com membrana vibratória

Os inaladores de membrana vibratória são os nebulizadores eletrónicos baseiam-se na tecnologia Mesh, utilizando uma membrana microperfurada, no topo do reservatório líquido. A vibração dessa membrana causa uma diferença de pressão, que provoca a passagem da mistura a nebulizar através das microperfurações, gerando-se o aerossol.

Este tipo de aparelhos permite aumentar a eficácia, diminuindo o volume residual e o tempo de inalação. Apresentam vantagens perante os nebulizadores pneumáticos por serem silenciosos, com tempo de nebulização curto, muito leves e com grande portabilidade, não necessitam de fonte de gás e podem funcionar com bateria ou carregador.

Como utilizar o nebulizador corretamente?

nebulizador como usar corretamente inalador

Na higiene do nebulizador é importante seguir as instruções de cada fabricante e ter em conta que a câmara, os tubos e as máscaras não devem ser reutilizadas por várias pessoas, exceto se forem submetidos a processos de esterilização adequados. Especialmente para nebulização infantil, se deseja saber como fazer nebulização com soro fisiológico em bebé, adulto ou idoso ou ainda outro tipo de tratamento indicado pelo médico, confira abaixo alguns cuidados básicos.

Cuidados básicos para inalação que pode ficar desde já a conhecer:

  • Lave bem as mãos antes de iniciar o procedimento.
  • Verifique as condições gerais do aparelho e dos acessórios. Após um período prolongado sem utilização, lave, desinfete, e se necessário, substitua as máscaras, bocais e tubos.
  • Conecte o nebulizador com a máscara ou bucal (através do tubo).
  • Prepare a nebulização de acordo com a indicação do médico.
  • Inicie a nebulização. Respire lentamente até terminar (cerca de 10 a 15 minutos).
  • Após a nebulização, bocheche e gargareje com água e deite fora.
  • Limpe cuidadosamente o equipamento e armazene-o num lugar seco até à próxima utilização.

É importante que o profissional de saúde lhe explique detalhadamente como administrar os medicamentos, mas também as instruções de manutenção e de limpeza dos equipamentos.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

Contra-indicações

A nebulização está contra-indicada nas seguintes situações:

  • Doentes com claustrofobia
  • Doentes com traumas ou queimaduras no rosto

Nebulização com soro fisiológico faz mal?

nebulização com soro fisiológico faz mal

Em situações simples como a congestão ou corrimento nasal, está fortemente recomendado a utilização de aerossóis (nebulização) apenas com soro fisiológico. Este aerossol simples permite a hidratação das vias aéreas, melhora a mobilidade dos cílios e ajuda a desobstruir as vias aéreas. Muitas vezes, a implementação desta medida numa fase precoce, melhora significativamente o prognóstico.

Como escolher um nebulizador / inalador?

melhor nebulizador como escolher inalador

Alguns dos aspetos mais importantes a ter em conta na escolha de um aparelho de aerossóis:

  1. Tamanho das partículas: a qualidade de um inalador é determinada pelo tamanho das partículas produzidas, o qual deve ser compreendido entre 1 e 8 micrómetros. É importante escolher um nebulizador com um tamanho de partículas maior, que forneça gotas maiores, para tratar uma doença do trato respiratório superior (Ex: Nariz entupido e sinusite crónica), e um com um tamanho de partículas menor para tratar uma doença do trato respiratório inferior (Ex: DPOC, bronquite, bronquiolite e pneumonia).
  2. Nível de ruído: é importante que o nebulizador seja o mais silencioso possível. Os nebulizadores com compressor são muito ruidosos e podem condicionar uma boa adesão à terapêutica por parte das crianças. 
  3. Portabilidade: um inalador (nebulizador) pouco portátil é difícil de levar em viagem. Mesmo que não seja de pequenas dimensões, recomendamos que tenha um estojo de transporte.
  4. Marca: existem várias marcas no mercado a comercializar inaladores. Verifique se são conceituadas e se têm outros produtos no mercado.
  5. Idade do utilizador: para doentes com dificuldades respiratórias graves, como doentes com DPOC e asma, os inaladores com um nível mais elevado de nebulização são preferíveis porque proporcionam níveis mais elevados do ingrediente ativo nebulizado. Para bebés e crianças, um nebulizador mais silencioso que forme um vapor mais suave pode ser mais agradável e menos incomodativo durante a inalação do medicamento. Ao tratar doentes com múltiplas doenças do trato respiratório, é recomendado um nebulizador que produza partículas de tamanhos diferentes.
  6. Versatilidade: no momento da escolha de um aparelho de aerossóis, verifique se possui máscara pediátrica e máscara de adulto. Desta forma, ao investir na compra de um nebulizador poderá utilizá-lo tanto em crianças como em adultos.
  7. Higienização: quando escolhe um inalador, certifique-se que é fácil de higienizar.
  8. Frequência de utilização: Se quiser usar o seu aparelho com muita frequência, deve escolher um nebulizador doméstico resistente, com um efeito de nebulização elevado, adequado para uma utilização intensiva. Se viajar muito ou necessitar de tratamento várias vezes ao longo do dia, um nebulizador leve e portátil como, por exemplo, um nebulizador de membrana, é a melhor opção para si. Com tamanho semelhante ao de um inalador, os nebulizadores portáteis funcionam a pilhas, mas apresentam um desempenho e flexibilidade ideais.
  9. Indicação médica: em caso de dúvida deve falar com o seu médico ou pediatra. Ele saberá indicar-lhe o tipo de nebulizador mais adequado para o seu caso.

Conclusão

tratamento com nebulizador vantagens conclusão

Globalmente, os tratamentos com nebulizadores apresentam muitas vantagens no combate às doenças respiratórias, com melhoria da qualidade de vida dos doentes.

A escolha acertada deve envolver a ponderação de critérios, como a gravidade da doença, a idade e a capacidade do doente para usar corretamente o inalador e as suas preferências pessoais.

Nas lojas Mais que Cuidar poderá receber aconselhamento de profissionais de saúde que o ajudarão a escolher o melhor inalador adaptado à situação clínica. Pode contar também, com serviços de cuidados de saúde domiciliários, como o serviço de enfermagem ao domicílio que tem enfermeiros que prestam cuidados na área da nebulização e aerossolterapia em adultos e crianças com doenças respiratórias.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

Referências

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou deste artigo? Foi útil? Deixe o seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars