Central de Atendimento

Como podemos ajudar?

As 7 regras da higiene do sono

11 de Março de 2018

7 regras da higiene do sono

Trabalhar sem parar, já era. Dicas para melhorar o seu desempenho e o seu rendimento.

  • Cultivar rotinas: Adormecer à mesma hora contribui para regular as funções do organismo. Expor-se à luz do sol após o despertar activa o estado de vigilância e as funções cognitivas que estão na base de um bom desempenho.
  • Dormir sobre o assunto: Identifique e tome nota do que tem a fazer no dia seguinte. Levar os problemas para a cama e ficar a ruminar sobre eles só gera sobrecarga mental e alterações fisiológicas indesejáveis.
  • Consciência alimentar: Evite refeições muito pesadas para não sobrecarregar o metabolismo e evitar problemas digestivos, que atrapalham o adormecer. Limite o consumo de álcool, de açúcar e de cafeína.
  • Criar um ambiente propício: Preservar o máximo de escuridão e de silêncio no quarto, que deve ter uma temperatura amena, entre os 16 e os 20 graus. Válido para si e para quem partilha o espaço consigo.
  • Não à luz azul: Nos tablets, telemóveis e outros ecrãs, por inibir a produção da hormona produzida na glândula pineal, entre as 22 horas e as 3 da manhã, em média, responsável pelo sono de qualidade.
  • Suplementos naturais: A ingestão de melatonina, a hormona do sono, contribui para o alívio das queixas associadas ao jet lag e induz um estado de sonolência de forma natural. A toma com acção prolongada requer receita médica.
  • Acompanhamento médico: Em caso de insónia é preciso aconselhamento clínico. Se tiver insónia crónica, um especialista em Medicina do Sono pode prescrever exames e o uso controlado de fármacos, elaborar um plano personalizado para ajuste de rotinas e até aconselhamento ou psicoterapia.

Fonte: Associação Portuguesa do Sono

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou do artigo? Foi útil? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Chat online
Entre em contato
através do chat.
COMEÇAR CHAT
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Apoio por Email
Tempo médio de
resposta de 1 hora.
ENVIAR EMAIL
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 22 405 41 46
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brá de Alportel
T. 28 982 42 25