Central de Atendimento

Como podemos ajudar?

O que é ortopedia, o que o ortopedista faz e qual a importância dos produtos ortopédicos?

16 de Março de 2020
ortopedia o que é médico ortopedista

Sabe o que é ortopedia e quais doenças um médico ortopedista trata? Quais as especialidades que essa área abrange e onde comprar produtos ortopédicos?

A ciência que trata as doenças do sistema músculo-esquelético dá pelo nome de ortopedia. Esta especialidade tem um papel fundamental na manutenção da qualidade de vida das pessoas, uma vez que diagnostica e trata uma série de doenças do corpo humano e da sua mobilidade tais como lesões desportivas, hérnia discal, epicondilite lateral, artrose, entre outras.

Trata-se de um área que tem sofrido enorme evolução médica, seja no avanço dos meios complementares de diagnóstico, seja na diversificação da oferta de produtos ortopédicos que permitem devolver qualidade de vida aos doentes.

Nos centros MaisqueCuidar pode encontrar uma vasta gama de produtos ortopédicos onde se destacam as camas e colchões ortopédicos, as ortóteses e as cintas ortopédicas. Vai receber aconselhamento por profissionais de saúde sobre os produtos de ortopedia que pode alugar ou comprar.

E lembre-se, deve procurar de um ortopedista sempre que tenha dor nas articulações, nos ossos ou nos músculos. Descubra quais os exames e tipos de especialidade da ortopedia e os principais produtos ortopédicos neste guia completo. Confira!

O que é ortopedia, afinal?

o que é ortopedia doenças ortopédicas

A ortopedia é a área médica que estuda e trata as doenças do sistema músculo-esquelético, nomeadamente, ossos, ligamentos, articulações, tendões, músculos e nervos (locomotor). No âmbito da doença oncológica, a ortopedia intervém no diagnóstico e tratamento dos osteosarcomas, bem como nas metástases ósseas derivadas de outros tipos de cancro.

Enquanto área médica a ortopedia está directamente relacionada com outra especialidade: a traumatologia. Esta especialidade médica que trata as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético.

Assim, a ortopedia/traumatologia é uma especialidade polivalente que trata dois grandes grupos de doenças:

  • Doença degenerativa: aquela que resulta do desgaste articular consequente do envelhecimento ou de processos inflamatórios crónicos e de onde se destacam: artrose, doenças da coluna, síndrome canal cárpico, joanetes, entre outros.

O que um médico ortopedista faz?

médico ortopedista o que faz

O ortopedista é um profissional que atua em diversas áreas, e dependendo da sua formação, o especialista realiza diversas funções, com o objectivo de diagnosticar, tratar e acompanhar os doentes que apresentam problemas do sistema músculo-esquelético. 

E concretamente, um serviço de ortopedia o que é? A missão de um serviço de ortopedia será a de utilizar métodos clínicos, físicos e cirúrgicos com o objectivo de diagnosticar, tratar e acompanhar os doentes com doenças do sistema músculo-esquelético, mais ou menos complicadas. Por exemplo, doenças da coluna, artroses, bursites, hérnias, gota, tendinites, artrites, edemas, etc.

Tipos de especialidade da ortopedia

especialidade ortopedia

Já referimos que a ortopedia se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema músculo-esquelético. E se até há uns anos havia ortopedistas gerais, atualmente é habitual os ortopedistas seguirem uma especialização.

Por isso, o médico ortopedista pode especializar-se em determinadas áreas anatómicas específicas ou pode optar pela especialização por doenças. Com esta especialização consegue-se diagnosticar melhor e mais precocemente, consegue-se tratar melhor e com métodos menos invasivos, consegue-se uma recuperação mais rápida e mais completa. Ou seja, este modelo de organização permite ao ortopedista o domínio das últimas inovações no diagnóstico e tratamento específicos da região anatómica em que se especializou.

Em caso de necessidade de cuidados de enfermagem em ortopedia e traumatologia, fazemos atendimento ao domicílio 24h/dia, no Porto e em Lisboa. 

De uma forma geral, a ortopedia tem os seguintes tipos de especialidade:

1. Coluna

coluna especialidade ortopedista

A dor na coluna é muito comum, estimando-se que um grande número de pessoas sofre ou irá sofrer de dores na coluna vertebral. A incapacidade que provoca é a principal razão de visita frequente ao médico ortopedista que se depara com diversas doenças, sendo as mais frequentes:

Hérnia discal

Resulta da deslocação de parte do disco intervertebral para fora da sua localização normal, provocando dor e alterações neurológicas.

Hérnia discal lombar ou cervical: quais os tipos, sintomas e tratamentos?

Lombalgia

lombalgia problema na coluna ortopedia

É a “dor ao fundo das costas” onde se localiza a região lombar. A dor na coluna lombar é uma das queixas médicas mais frequentes, que se estima afetar até 90% dos adultos ao longo da vida. 

Na maioria dos casos a dor lombar surge de forma súbita, a lombalgia aguda que, embora possa ser particularmente intensa e incapacitante, é normalmente auto-limitada.

Mais raramente a dor arrasta-se no tempo, evoluindo como lombalgia crónica quando a duração é superior a 12 semanas.

Espondilose 

Também conhecida por artrose na coluna é uma alteração degenerativa da coluna vertebral, consequência do progressivo envelhecimento das estruturas que a constituem. É extremamente frequente, e pese embora na maioria dos casos não se trate de uma situação grave, pode ser causa de dor e incapacidade importantes.

Estenose da coluna lombar

Consiste num aperto do canal vertebral, por onde passam a medula espinhal e os nervos raquidianos, que podem assim ser comprimidos. Embora possa afetar qualquer segmento da coluna, é mais frequente na coluna cervical (estenose ou canal estreito cervical), ou na coluna lombar (estenose ou canal estreito lombar).

2. Joelho

joelho especialidade ortopedista

Sabia que o joelho é considerado a maior articulação do corpo humano? O joelho é uma articulação vulnerável a vários traumatismos e as suas lesões são um dos motivos mais comuns de consulta a um ortopedista. 

Dor no joelho

No âmbito do joelho, o ortopedista trata de uma das dores mais frequentes no organismo humano e aquela que afeta doentes de todas as idades: a gonalgia (dor no joelho). Habitualmente a dor no joelho, seja ela ligeira ou intensa, tem significado patológico, ou seja, existe uma patologia ou doença que está na origem da mesma. 

Ligamento cruzado anterior (LCA):

Tem com função estabilizar a articulação do joelho. Juntamente com o ligamento cruzado posterior formam o pilar central de ligamentos do joelho. A rotura de ligamento cruzado anterior é uma lesão das mais frequentes no desportista. 

Menisco

É a estrutura fibrocartilagínea que se localiza no interior da articulação do joelho e que tem como principal função amortecer choques e transmitir cargas. A rotura do menisco ocorre muito frequentemente durante a prática desportiva, devido a entorses do joelho que originam movimentos de torção e consequente lesão meniscal. 

Artrose (gonartrose)

É um processo degenerativo causado pelo desgaste da cartilagem do joelho. Normalmente ocorre com o aumento da idade, excesso de peso, desvio no eixo do joelho, traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados. A gonartrose pode afetar apenas um, ou então, ambos os joelhos (gonartrose bilateral).

Artrose (Osteoartrite): O que é, Sintomas e Tratamentos

3.Mão

mão especialidade ortopedista

A mão é o instrumento de trabalho por excelência do ser humano, que só quando privado do seu uso normal se apercebe da sua importância. As doenças da mão mais frequentemente tratadas pelos ortopedistas situam-se entre:

Síndrome do Túnel Cárpico

Os sintomas mais frequentes são dor, formigueiro ou diminuição da sensibilidade nos quatro dedos (polegar, indicador, dedo médio e anelar). Corresponde a um conjunto de sinais e sintomas característicos que ocorrem na sequência da compressão do nervo mediano no túnel do carpo.

Tendinite de Quervain

É uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar. Este problema afeta sobretudo adultos entre os 30 e os 50 anos e as mulheres são 10 vezes mais afetadas que os homens. 

Tendinite: o que é, sintomas e tratamentos – Confira o guia completo

Quisto sinovial

É um tumor benigno, preenchido por um conteúdo mucoso (mucina). São mais frequentes no sexo feminino e 70% dos quistos sinoviais surgem entre os 10 e os 30 anos.

4.Ombro

ombro especialidade ortopedista

Hoje em dia, e graças à evolução dos meios complementares de diagnóstico, é possível um melhor diagnóstico das patologias do ombro, como:

Coifa dos Rotadores

Conjunto de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro e que têm como principal função permitir a mobilização do ombro. A rotura do manguito rotador do ombro (ou da coifa dos rotadores) ocorre, geralmente, em doentes que fazem exercícios repetidos com o braço acima do nível da cabeça (ex: pintores).

Tendinite

Surge quando um tendão do ombro fica inflamado, sendo a dor no ombro um dos principais sintomas. Esta dor no ombro ou quadro de ombro doloroso agrava-se caracteristicamente durante a noite.

Capsulite adesiva

A capsulite adesiva ou “ombro congelado” é um quadro clínico caracterizado por dor e rigidez da articulação do ombro, em que o doente tem dificuldade em mover o braço, tendo a sensação de estar “congelado”. A capsulite adesiva atinge 2 a 5% da população geral, principalmente entre a 4ª e 6ª década de vida e com uma particular incidência sobre o ombro não dominante.

5.Anca

anca especialidade ortopedista quadril

As artroses na anca são, juntamente com a artrose do joelho, das artroses mais frequentes do organismo. Um ortopedista especializado nesta área permite uma melhor abordagem terapêutica destas situações. Por isso, são frequentes as seguintes doenças da anca:

Coxartrose

Também conhecida por artrose da anca é o resultado do desgaste da cartilagem desta articulação. Atinge de 10-20% da população após os 60 anos, tendo maior incidência nos homens até aos 45 anos e nas mulheres após esta idade.

Dor na anca 

Pode ser causada pela coxartrose (artrose na anca), pelas bursites (inflamação de uma bolsa sinovial), pelas tendinites (inflamação de um tendão), entre outras patologias (doenças), que podem também provocar dor nesta região. A dor na anca é mais frequente nos idosos e nos desportistas, fundamentalmente devido aos problemas degenerativos relacionados com o envelhecimento e às lesões associadas ao desporto.

Artroplastia da anca

É uma operação realizada com uma incisão de 10-12 cms, e através da qual se faz a substituição por um implante (prótese). A artroplastia total da anca é uma cirurgia que tem sofrido uma grande evolução. É possível a sua aplicação por técnicas mini-invasivas, que proporcionam ao doente melhores e mais fáceis recuperações.

6. Ortopedista pediátrico/infantil

médico ortopedista infantil pediátrico

Esta especialidade tem como objectivo a prevenção e tratamento das doenças do aparelho músculo-esquelético na criança e no adolescente, dedicando especial atenção à traumatologia infantil e às lesões desportivas do adolescente.

Metade das crianças, em algum momento da infância, vai sofrer algum tipo de traumatismo, levando a alguma fratura, sendo que as mais comuns ocorrem nos membros superiores, mais frequentemente nas mãos, punhos e cotovelos e são secundárias a quedas em atividades desportivas, jogos e brincadeiras.

A especialidade de ortopedia infantil tem igualmente como áreas de intervenção as doenças congénitas e do desenvolvimento, os desvios dos membros, bem como a patologia da coluna vertebral e os tumores ósseos.

Produtos ortopédicos

materiais ortopédicos portugal ortóteses online

Se alguma vez ouvir a palavra ortóteses, não estranhe. Trata-se do nome científico para os produtos ortopédicos. Ou seja, uma ortótese é um dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuro músculo-esquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica.

Ortóteses: quais os tipos e para que servem?

Não confundir com prótese já que esta substitui um órgão ou membro incapacitado. Por exemplo, um aparelho dentário é uma ortótese, uma vez que permite corrigir a deformidade dentária; já a dentadura é uma prótese uma vez que substitui um órgão – os dentes – ou a sua função. Agora que já sabe o nome técnico para o material ortopédico fique a saber qual a sua importância e benefícios.

Importância e benefícios dos materiais ortopédicos

produtos ortopédicos benefícios

São muitos e variados os produtos ortopédicos existentes para ajudar pessoas com problemas de dor, mobilidade ou outras anomalias. A maioria deste material ortopédico está à venda em lojas ortopédicas físicas ou mesmo online como a Mais que Cuidar. Aqui encontra todo o tipo de produtos que fazem a diferença, seja em pessoas com doenças crónicas, pessoas idosas que precisam de ajudas técnicas, ou mesmo em pessoas jovens com dificuldades de mobilidade.

Desde colares cervicais, correctores de postura, passando pelas meias de compressão e descanso até aos sapatos ortopédicos, a oferta de produtos ortopédicos é vasta. A principal mais-valia é a qualidade de vida que permite ser devolvida a quem precisa de um destes produtos. 

Exemplos de produtos ortopédicos mais utilizados

Sapatos ortopédicos

sapatos ortopédicos online portugal

Para ser considerado como ortopédico, um calçado precisa possuir características que o classifiquem como tal. O seu interior deve ser anatómico para acomodar e dar apoio ideal para os pés, garantindo conforto e estabilidade no caminhar.

Para além disso devem ser amplos de forma a evitar que os pés fiquem apertados. Outra característica está na sola do sapato, que, quando é ortopédico, possui maior flexibilidade, para dar conforto ao caminhar e evitar os impactos. Os sapatos ortopédicos ajudam também na correção de deformidade dos pés e tornozelos. 

Almofada ortopédica

almofada ortopédica online portugal

Uma boa noite de sono é essencial para acordar relaxado e para que o seu desempenho físico e mental diário seja equilibrado. Para isso, é fundamental optar por uma almofada ortopédica. E o que é uma almofada ortopédica? É uma almofada que se molda ao contorno da coluna cervical permitindo um total relaxamento dos músculos do pescoço. Isso permite que durma melhor e que os seus músculos descansem efetivamente durante a noite e com isso tenha uma noite de sono com qualidade.

E se pensa que não tem razões para usar uma almofada ortopédica, deixamos-lhe alguns bons motivos:

  • Melhora as cefaleias/dores de cabeça
  • Alivia a dor e rigidez cervicais
  • Reduz o ressonar
  • Alívio dos chamados “bicos de papagaio”
  • Fundamentais para pessoas acamadas ou que permanecem durante muito tempo deitadas

Existem também almofadas ortopédicas especiais para utilizadores de cadeiras de rodas. Este tipo de almofada contribui para um melhor posicionamento e conforto do cadeirante e ajuda a prevenir úlceras de pressão (escaras).

Almofadas para Cadeiras de Rodas: Descubra

Colchão ortopédico

colchão ortopédico portugal online

Existem muitos mitos associados aos colchões ortopédicos. E o primeiro diz respeito ao facto de não existir apenas um tipo de colchão ortopédico. Existem sim colchões com função ortopédica adequada a cada utilizador, conforme os seus hábitos e necessidade.

Um colchão ortopédico é considerado como tal quando cede relativamente às curvaturas do corpo, sem que se afunde demasiado. A ideia é que fique deitado de tal forma confortável que tenha a sensação de não estar em cima de nada, permitindo que o seu corpo relaxe e descanse sem qualquer tipo de pressão. Ou seja, um colchão ortopédico não será nem demasiado rígido nem demasiado macio. E a razão é simples: os materiais usados para fazer os colchões ortopédicos são espumas de alta resiliência (HR) e espumas de memória ou viscoelástico, que após a sua utilização o colchão volta à sua forma original.

Pelo conforto que representam e pelos benefícios que trazem, os colchões ortopédicos podem e devem ser utilizados por todos, independentemente de terem problemas ortopédicos músculo-esqueléticos. Se já optou por uma almofada ortopédica, nada melhor do que juntar-lhe agora o colchão com espuma viscoelástica!

Talas ortopédicas

tala ortopédica portugal online

Ninguém está livre de sofrer uma lesão ou fratura e, por isso, não está livre de vir a ter de utilizar uma tala. Mas o que é uma tala? É um produto ortopédico para efetivar a imobilização de uma parte do corpo.

Existem, contudo, diferentes tipos de talas ortopédicas:

  • Talas rígidas: proporcionam uma imobilização rápida e fácil. Geralmente, pode ser fabricada em madeira, alumínio, plástico e PVC, e fechada com velcro. É muito resistente e, geralmente, é lavável. Exemplo: Tala Multi-Posicional Pé-Tornozelo 
  • Talas insufláveis: este tipo de tala é móvel e flexível, e pode ser insuflável, tornando-a mais rígida. São usadas, principalmente, no antebraço e na parte inferior da perna.
  • Talas moldáveis: estas talas são, geralmente, utilizadas provisoriamente nas alturas de socorro. Por serem moldáveis, respeitam a deformidade do local do corpo onde está a ser utilizada.

Camas Articuladas

cama articulada portugal online

Também podem ser chamadas de camas ortopédicas ou camas articuladas hospitalares são utilizadas por pessoas doentes ou idosas com problemas de saúde ou com limitações da mobilidade. Proporcionam grande conforto e comodidade facilitando o posicionamento ergonómico. Existem vários tipos tais como:

Podem ser compradas ou alugadas.

Cadeiras de Rodas

cadeira de rodas portugal online

Também consideradas como produtos ortopédicos, são um excelente produto de apoio para utilizadores com mobilidade reduzida. Existem atualmente vários tipos, sendo os mais conhecidos:

Existem modelos standard e outros que podem ser totalmente personalizados consoante as necessidades do utilizador. Tal como as camas articuladas, também podem ser compradas ou alugadas.

Quando é necessário procurar um ortopedista?

médico ortopedista portugal quando procurar

Da mesma maneira que consultamos o médico de família quando não nos sentimos bem, também devemos procurar um ortopedista quando temos dores nos ossos, nos músculos ou nas articulações. A existência de dor pode ser um sinal de doença ortopédica e, por isso, deve estar atento a diferentes sintomas:

  • Dores constantes nas costas
  • Cansaço excessivo
  • Formigueiro
  • Rigidez matinal
  • Calor nas articulações

Também é relevante estar atento aos inchaços que possam surgir nas articulações, bem como observar sua própria estrutura corporal, com o objectivo de identificar desigualdades e alterações na coluna, nos membros ou noutras partes do corpo.

Sem dúvida que este especialista também deve ser consultado caso tenha sofrido alguma lesão ou sinta dores depois de ter realizado algum esforço físico ou depois de ter sofrido um trauma.

Durante a consulta o ortopedista avalia as queixas e as lesões, se as houver, através da história clínica e do exame objectivo. Pode ser necessário recorrer a exames complementares de diagnóstico (por ex.: Raio-X, Ressonância Magnética, TC, entre outros). Posteriormente, o especialista define o tipo de tratamento mais adequado. Pode ainda recomendar materiais ortopédicos que podem ser encontrados em lojas de ortopedia

Exames de ortopedia

exames de ortopedia

Os exames complementares de diagnóstico surgem atualmente como pedra basilar na abordagem das doenças articulares, ósseas ou musculares. Quando os exames de imagem são solicitados de forma criteriosa e devidamente orientado após uma avaliação clínica inicial, permite ao ortopedista chegar a um diagnóstico fundamental para que se estabeleça um plano de tratamento eficaz em cada situação específica.

Os principais exames auxiliares do diagnóstico são:

  • Raio-X – Radiologia Convencional
  • Ultrassonografia das Articulações
  • Ressonância Magnética
  • Densitometria óssea
  • Artroscopia
  • Biópsia
  • Cintigrafia
  • Ecografia
  • Eletromiografia
  • PET
  • TAC (Tomografia Axial Computorizada)

Lojas ortopédicas em Portugal

lojas ortopédicas portugal lisboa porto faro almada

Lisboa 

Morada: Rua Manuel Martins da Hora nº 2 – Loja A  1750-172 Lisboa

Telefone: 210 402 220

Porto

Morada: Estrada da Circunvalação nº 14.688  4450-097 Matosinhos

Telefone: 224 054 146

Almada 

Morada: Rua do Regil nº 21 A   2805-234 Almada

Telefone: 210 402 248

Faro

Moarada: Estrada Municipal nº 514 Zona Ind. da Boarracha, Lote 11  8150-017 São Brás de Alportel

Telefone: 289 824 225

Conclusão

ortopedia portugal produtos ortopédicos conclusão

Estamos hoje num ponto de evolução médica que permite o diagnóstico, o tratamento e até a cura de muitas doenças que afligem o ser humano.

Falar de ortopedia é recuar à história da própria humanidade, uma vez que no Egito Antigo – a.C. há registo de múmias que tinham talas feitas de bambu e tecidos para a imobilização de fraturas. Matérias da ortopedia e dos ortopedistas. Especialistas que se dedicam ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema músculo-esquelético, cuja incidência – número de novos casos – e prevalência – número de casos – é elevada e tem forte impacto na qualidade de vida das pessoas.

E se já no Egito Antigo existiam talas, imagine-se hoje a diversidade de produtos ortopédicos que existem para assistir a especialidade e auxiliar as pessoas com problemas de dor, mobilidade ou outras anomalias. Alguns deles tão simples quanto um colchão ou almofada ortopédica, que permitem que durma melhor e que os seus músculos descansem efetivamente durante a noite. Disponíveis em lojas físicas e online, os produtos ortopédicos devolvem qualidade de vida.

Nos centros MaisqueCuidar pode encontrar uma vasta gama de produtos ortopédicos onde se destacam as camas e colchões ortopédicos, as ortóteses e as cintas ortopédicas. Vai receber aconselhamento por profissionais de saúde sobre os produtos de ortopedia que pode alugar ou comprar.

Referências

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou do artigo? Foi útil? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Chat online
Entre em contato
através do chat.
COMEÇAR CHAT
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Apoio por Email
Tempo médio de
resposta de 1 hora.
ENVIAR EMAIL
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 22 405 41 46
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brá de Alportel
T. 28 982 42 25