Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Ajudas Técnicas: o que são e para que servem?

O que são ajudas técnicas e para que servem

As Ajudas Técnicas também denominadas por Produtos de Apoio, podem ser definidas como equipamentos ou produtos que servem para compensar a deficiência ou atenuar-lhe as consequências, impedindo o agravamento da situação clínica da pessoa e possibilitando o exercício das atividades diárias e a participação na sua vida escolar, familiar, cultural e social.

Os destinatários das ajudas técnicas ou produtos de apoio são pessoas com deficiência, idosos e pessoas que necessitam temporária ou definitivamente destes produtos e equipamentos para funcionarem de forma mais rápida, mais adaptada e com economia de esforço no seu dia-a-dia.

Consoante o tipo e complexidade da Ajuda Técnica, a prescrição deve ser realizada pelo médico competente para o efeito existindo 3 níveis de prescrição:

  • Nível 1: Prescrição pelos médicos dos Centros de Saúde e dos Hospitais;
  • Nível 2: Prescrição pelos médicos dos Hospitais Distritais;
  • Nível 3: Prescrição pelos médicos dos Hospitais Centrais e Centros Especializados com Equipa de Reabilitação constituída por médico e pessoal técnico, de acordo com a especialidade da deficiência.

O médico que faz a prescrição, ao responsabilizar-se pelo produto e equipamento a fornecer, deve proceder ao controlo do produto. Certos desfasamentos temporais entre o momento da prescrição e a atribuição das Ajudas Técnicas podem assim ser melhor controlados de forma a evitar os problemas da desadequação das mesmas.

No que diz respeito ao financiamento, as Ajudas Técnicas são prescritas, atribuídas e financiadas no âmbito da reabilitação médico-funcional, através do Sistema Nacional de Saúde ou de outros sub-sistemas de Saúde. Por exemplo, se uma pessoa estiver internada num hospital e precisar de Ajudas Técnicas é o próprio hospital que pode fornecer esses produtos ou equipamentos. A equipa técnica prescreve a Ajuda Técnica e é feito o ensino no sentido de a pessoa se adaptar e aprender a utilizá-la da melhor forma. Para obter mais informações pode consultar o site do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) ou contactar este organismo através da Linha Direta 21 795 95 45 ou através do e-mail: [email protected]

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars