Linha de apoio ao cliente, 210 819 755

Joanetes (Hallux Valgus): Tratamentos e Causas

joanetes hallux valgus tratamentos causas sapatos

Sabe o que são joanetes também chamados de Hallux Valgus? Conhece os tipos de corretor de joanetes e onde comprar separadores e protetores para correção e alívio da dor associada ao Hallux-Valgus? Se já sofreu de joanetes inflamados ou conhece alguém que sofra, descubra quais são as causas, assim como os exercícios físicos e remédios para aliviar os sintomas e também quando o joanete precisa de cirurgia.

Veja o caso da Sra. Leonor que sempre usou sapatos de salto alto nos tempos em que estava empregada num escritório. Estava sempre elegante mas, no final do dia, as dores nos pés eram insuportáveis. 

Com o passar dos anos verificou que o dedão de ambos os pés se inclinou para cima dos outros dedos. “Quase que forma o formato do sapato que sempre usei no trabalho…”, pensou ela. Contudo, o que a mais angustiava eram as dores numa saliência que parecia um calo junto ao dedão do pé. Sabia bem do que se tratava: Hallux Valgus ou joanetes. A sua mãe também os tem, apesar de já ter os pés muito deformados com a idade.

Foi nesse momento que decidiu falar com o médico, em busca de tratamento ou alguma ortótese (como um corretor ou tala) que impedisse de ficar com os pés como a sua mãe. 
Este artigo aborda várias questões sobre joanetes: o que é, qual o tratamento, causas e sintomas. Confira!

Joanete (Hallux Valgus), o que é?

joanete hallux valgus o que é

O joanete é a patologia do pé mais comum no adulto e tem maior incidência no sexo feminino.

O dedo grande do pé (dedão do pé) é denominado de Hallux. Quando se dá um desvio do dedão em direção aos restantes dedos forma-se uma saliência óssea. Esse desvio é denominado por Valgo. Assim um joanete é denominado por Hallux Valgus.

Contudo, o Hallux valgus não é o único tipo de joanete no pé. Existe o joanete Sastre ou bunionette, chamado também de joanete de alfaiate (por grande incidência deste tipo de joanete na profissão pela utilização de máquinas de costura). Esta deformidade dá-se no dedo mindinho. Em semelhança ao joanete hallux valgus, este dedo angula em direção aos restantes dedos provocando uma saliência óssea (menos proeminente que o Hallux Valgus). 

O tipo de joanete mais comum é o Hallux valgus.

Quais são os sintomas do joanete?

joanetes inflamados imagens calos dedos pés

Um dos principais sintomas é o dedo grande do pé estar virado em direção aos outros dedos. Este desalinhamento provoca uma proeminência óssea que pode ser dolorosa ou não. 

Os sintomas variam de doente para doente. Por vezes, pequenas saliências ósseas são mais dolorosas e incomodativas do que saliências mais proeminentes.

O sintoma mais descrito é o incómodo que a saliência óssea provoca quando utilizados sapatos fechados. Geralmente surge:

  • Calo ossudo na região articular do dedo grande do pé
  • Dor no joanete e nas articulações (juntas). Esta dor pode ser persistente ou intermitente. Geralmente, a dor aumenta ao caminhar ou quando é utilizado sapatos apertados. A dor atenua ou desaparece quando se utiliza sapatos mais largos ou ajustados ao joanete e em repouso. 
  • Em situações em que não há adequação do calçado ao pé com joanete pode surgir ferida provocada por fricção do joanete com o sapato.
  • Joanete inflamado: Pode ocorrer inflação do joanete, causado por utilização de sapatos apertados, por exemplo. Neste caso, surgem sintomas como o inchaço, calor, vermelhidão, dor, sensibilidade ao toque na zona do joanete e dedão do pé. Nesta situação surge a bursite, que se trata de inflamação da bursa (pequeno saco com líquido) situada na articulação e que amortece o impacto.

Causas – por que surgem joanetes?

causas hallux valgus

A instabilidade da articulação do dedo do pé que dá origem ao joanete, tem muitas causas podendo estas ter várias origens:

Factor hereditário e/ou genético

joanete é hereditário sapatos apertados

Aparentemente, existe um factor hereditário e/ou genético que leva a uma inadequada função do pé, em particular em adultos jovens. Sabe-se também que o joanete afeta cerca de 10 vezes mais mulheres que homens. Esta situação pode estar associado à utilização de sapatos de salto alto ou sapatos apertados, em particular se estreitos nos dedos.

Doenças auto-imunes e metabólicas como a Artrite reumatóide e Gota

joanete artrite gota mãos imagem

A artrite é uma doença inflamatória crónica que incide em particular nas articulações.

Estudos apontam que aproximadamente 90% dos doentes com artrite reumatoide  desenvolvem sintomas relacionados com o pé, surgindo os primeiros sintomas nas articulações dos dedos do pé e ante-pé.

Artrite Reumatóide: o que é, quais são os sintomas e tratamento

A gota também está associada ao joanete. A gota é uma doença caracterizada pelos elevados níveis de ácido úrico no sangue, levando ao depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. Geralmente, os primeiros sintomas surgem na articulação do dedo grande do pé: dor forte e inchaço. 

Com o passar do tempo, os processos inflamatórios desencadeados por esta doença levam à deformação das articulações, o que conduz a alteração da estrutura do pé e, consequentemente a joanete.

Gota: o que é, quais as causas, os sintomas e tratamento

Bursite

bursite cotovelo imagem joanete

É uma doença inflamatória da bursa, a bolsa sinovial. Uma vez que a função desta bolsa é absorver/amortecer o impacto provocado pelos movimentos corporais e auxiliar no processo de deslize dos tecidos, esta doença manifesta-se através de dor, vermelhidão e calor na articulação, inchaço e rigidez articular.

Alterações neurológicas

joanete avc paraleia cerebral

Acidentes vasculares cerebrais (AVC), paralesia cerebral, entre outras situações neurológicas têm uma tendência para conduzir a uma função inadequada do pé e tendencialmente evoluir para patologias como o joanete.

AVC: Quais os sintomas, causas e tratamentos? Confira

Traumas

fratura pé joanete hallux valgus

Situações de trauma como entorses, fraturas, lesões nervosas pode induzir a deformações como o joanete.

Dismetria de membros

joanete dismetria membros inferiores

Em pessoas em que os membros inferiores não têm o mesmo tamanho, podem surgir alterações na marcha ou mesmo alterações biomecânicas que conduzem a incorreto posicionamento das estruturas do pé.

Deformidades congénitas

malformação congénita pés joanete

Joanete tem cura?

joanete tem cura tratamento cirurgia

O resultado do tratamento depende de vários factores como a idade, atividade praticada e mesmo o estádio de evolução do joanete. Existem tratamentos para alívio de sintomas mas apenas a cirurgia corrige a deformação e, em muitos casos, a dor.

Como fazer o diagnóstico?

como fazer diagnótisco joanete

Esta patologia vai agravando com o passar do tempo. Por isso, os exames de diagnóstico são importantes para diagnosticar e avaliar o grau das alterações da estrutura do pé.

Deve procurar um médico quando existem os seguintes sinais ou sintomas:

  • Dor no pé ou no dedo grande do pé
  • Saliência óssea (tipo calo) na articulação do grande dedo do pé
  • Dificuldade em mexer o dedo
  • Dificuldade em encontrar calçado que sirva confortavelmente no pé

O médico especialista do pé mais adequado, é o ortopedista. Será este médico que, após o exame clínico do pé, observação de sinais e sintomas, indicará os exames de diagnóstico a realizar.

Exames

joanete exames hallux valgus
  • RX (raio-x)
  • Ecografia
  • TAC (Tomografia Axial Computorizada)
  • Ressonância Magnética

Joanetes – Tratamentos

como tratar joanetes hallux valgus

O tratamento dos joanetes varia de doente para doente, consoante a sintomatologia que este apresenta (exemplo: grau de dor), idade, atividade física, entre outros factores. Pode ser um tratamento mais convencional/caseiro que pretende aliviar sintomas (e não corrigir a deformidade) ou cirúrgico (corrige a deformidade). 

Contudo, a operação aos joanetes só deve ser uma opção quando o tratamento convencional não têm os resultados esperados, como no caso de dor incontrolável mesmo com o tratamento convencional.

Sapatos para que tem joanetes

sapatos para joanetes hallux valgus

O tratamento dos joanetes passa por adaptar o calçado ao pé com joanetes. É aconselhado ter os seguintes cuidados:

  • Adequar com sapato que não aperte ou provoque fricção no joanete. 
  • O sapato deve ser largo à frente e com uma palmilha de apoio para deixar o pé confortável e solto dentro do sapato. 
  • É desaconselhado o sapato de salto alto ou bicudos.
  • Existem várias lojas em Portugal onde comprar sapatos para quem tem joanetes. É o caso da marcas como a ECCO, Fly London, Hush Puppies, entre muitas outras.
  • Além da utilização de sapatos específicos para joanetes, pode-se optar por um modelo de sapatos clássicos mais largos ou, no caso de sapatos como os ténis ou sapatilhas, optar por comprar um número acima do que se usa habitualmente (para o pé estar mais liberto no sapato).

Ortóteses para joanetes

Outra opção é adequar o pé ao sapato com a utilização de ortóteses corretivas diurnas ou noturnas como palmilhas, protetores e separadores de joanetes, talas, entre outros produtos. 

Estes produtos ajudam a retardar a evolução da deformidade e podem ser adquiridos na Mais que Cuidar onde trabalham ortoprotésicos que podem fazer uma avaliação personalizada e adequada a cada situação.

Talas e separadores podem e devem, ser utilizados durante a noite (corretor noturno para joanete) ou de forma permanente (durante as 24 horas do dia). O objectivo é pressionar a articulação para diminuir o desenvolvimento da deformidade e reduzir a dor. Pretende-se alinhar, de forma, progressiva, os tecidos moles e articulações sem provocar danos nestas estruturas.

Exemplos de corretores, separadores e protetores para joanetes:

Corretor diurno para Hallux-Valgus

corretor joanete diurno hallux valgus

Indicado na correção do posicionamento em valgo do 1º dedo.

Corretor noturno joanete

corretor joanete noturno hallux valgus foto

Ajuda na correção do primeiro dedo assim como o alinhamento progressivo das partes macias e articulações.

Separador em carrete com gel para joanete

separador joanete carrete gel corretor

Indicado para a deformidade no joanete e desvio do dedo em situações de pós-operatório.

Protetor de joanete em gel

protetor hallux valgus gel

O protetor de joanete amortece e protege a protuberância óssea. Absorve a pressão e fricção.

Protetor de joanete com anel no 5º dedo

protetor joanete anel 5º dedo

Reduz a fricção e pressão assim como alivia a dor do joanete no 5º dedo.

Protetor simples de joanete

protetor simples joanete foto

Reduz a fricção, abrasão e irritação.

Protetor de joanete em tecido com almofada em gel

protetor hallux valgus tecido almofada gel

Amolece e alivia os joanetes sensíveis e dolorosos (hallux valgus). No contato direto com a pele tem um efeito hidratado e suavizado.

Palmilhas ortopédicas para Hallux-Valgus

palmilhas ortopédicas pés joanetes

Podem aliviar as dores dos joanetes e proporcionar maior conforto e posicionamento do pé.

Medicação para alívio de sintomas

remédios para joanetes inflamados

Em caso de inflamação do joanete, o médico pode prescrever anti-inflamatórios em forma de pomada (Cataflan ou Voltaren) ou comprimidos. Em situações extremas o médico pode recomendar e prescrever, injeções com cortisona.

Em situações em que a fricção levou a lesão (ferida) na pele, pode haver necessidade de prescrição de antibiótico por infecção. Também esta medicação deverá ser tomada estritamente sobre prescrição médica.

Fisioterapia

joanetes fisioterapia tratamento hallux valgus

A fisioterapia para joanetes está indicada no alívio da dor e diminuição de inflamação. É muito importante na reeducação da marcha, para que haja um adequado alinhamento da articulação e equilíbrio muscular dos membros inferiores.

Tratamentos caseiros para os joanetes

joanetes tratamentos caseiros

Os joanetes estão inflamados, o que fazer? Com o objectivo de diminuir a inflamação, o doente pode aplicar gelo no local. O calor aumenta a dor, pelo que deve ser evitado.

Em caso de inchaço dos pés, os membros inferiores devem ser elevados. 

Massajar os pés: a massagem ajuda no relaxamento assim como estimula a circulação e diminui a rigidez muscular. Devem ser colocados os dedos da mão entre os dedos dos pé e aproveitar o polegar para massajar o local do pé onde se localiza o joanete. Esta massagem não exige um creme específico, pode ser feito com óleo de amêndoas doces ou pomada de arnica, por exemplo.

  • Em caso de obesidade, deve ser adotada uma dieta de emagrecimento pois o peso em excesso provoca uma sobrecarga nos pés provocando mais dores, em particular no joanete.
  • O exercício físico é aconselhado, em particular desportos como a hidroginástica, natação e bicicleta, práticas desportivas em que não há sobrecarga ou impacto com o pé. 

Existem exercícios que podem ajudar, desde que feitos todos os dias:

  1. Na posição de sentada e com pés apoiados nos chão colocar os pés um ao lado do outro e colocar elástico em redor dos dois dedos grandes. Em seguida, afastar os pés, em direção aos outros dedos em movimentos lentos (como o movimento de abrir e fechar um leque). Este movimento deve ser realizado 10 vezes ao dia.
  2. Colocar um elástico em redor a todos os dedos de um pé. Realizar movimentos de afastar os dedos. Este movimento deve ser realizado 10 vezes ao dia.
  3. Colocar uma toalha pequena debaixo do pé. Com os dedos dos pés, empurrar a toalha para a debaixo do pé. Depois, o movimento contrário, afastar a toalha o máximo que se conseguir, cerca de 2 minutos.
  4. Andar nas pontas dos pés, numa linha reta, durante 3 minutos.

Joanetes inflamados o que fazer?

joanetes inflamados imagens como tratar

Como já referido, em situação em que existe um processo inflamatório do joanete com dor, vermelhidão, inchaço e calor deve colocar gelo no local e consultar um médico que receitará uma medicação anti-inflamatória.

Em caso de inchaço de pés, os membros inferiores devem ser elevados.

Cirurgia para joanetes

joanetes cirurgia pés imagens

A operação ao joanetes é denominada por exostectomia. A abordagem cirúrgica deve ser levada em consideração quando existe persistência de sintomas como a dor, mesmo com tratamentos alternativos

Existem várias técnicas cirúrgicas e será o médico a propor a melhor opção para o doente, tendo em consideração o estado evolutivo da deformação.

Geralmente, a anestesia é local e faz-se um reposicionamento do dedo para o seu local original, raspando o osso que se desviou lateralmente. Geralmente é uma cirurgia simples em que o doente pode ir para casa passado algumas horas, desde que utilize sapato adequado pós-cirúrgico.

sapato pos cirurgico joanetes foto
Exemplo de sapato pós-cirurgico

Após a cirurgia o doente deve evitar colocar o peso do corpo no pé intervencionado mas pode caminhar, desde que com sapato raso adequado. Contudo, nas primeiras 2 semanas após a cirurgia deve elevar o membro inferior, de forma a prevenir o inchaço do pé. 

O regresso às actividades de vida diária deve ser retomado gradualmente. Geralmente a recuperação total ocorre entre as 6 e 8 semanas após a cirurgia mas varia de doente para doente. 

Nesta fase será fundamental apoio familiar ou pode ser adequado o suporte do serviço de apoio domiciliário para a realização de atividades de vida diária, como o banho, refeições, cuidados com a casa, entre outros.

A fisioterapia também é fundamental nesta fase de recuperação, pois pretende recuperar os movimentos do dedo, diminuir o inchaço, melhorar a mobilidade e a marcha e aumentar a força muscular.

Na fase de recuperação da cirurgia também pode ser adequado o uso de produtos de apoio na mobilidade e para o alívio da sobrecarga do pé, como muletas ou andarilho.

Joanetes antes e depois da cirurgia

joanetes antes e depois da cirurgia imagem

Como prevenir os joanetes?

joanetes como prevenir

Deixamos algumas dicas essenciais que ajudam a prevenir os joanetes:

  • Evitar calçado apertado e sapatos altos pois o desequilíbrio causado por estes e o posicionamento incorreto do pé pode levar a deformidades ósseas e articulares que se vão agravando ao longo dos anos, podendo culminar em deformações como os joanetes.
  • Massajar os pés, previne as deformações articulares nos pés, estimula a circulação sanguínea e diminui a tensão dos musculos.
  • Realizar exercícios de apanhar pequenos objetos com os dedos dos pés, para fortalecer os músculos.

Conclusão

sapatos apertados joanetes conclusão

Os joanetes surgem associados a utilização de sapatos muito apertados e de salto alto, com maior prevalência nas mulheres.

É sobre os pés que todo o corpo se suporta na locomoção e, muitas vezes, não lhe damos a devida importância e cuidados para que se mantenham saudáveis. É essencial a utilização de sapatos confortáveis, em que os saltos não devem exceder os 5 cm de altura.

No momento que patologias como o joanete surgem, medidas corretivas devem ser adotadas para evitar a progressão da patologia e para evitar a cirurgia. Estas medidas devem ser adotadas na rotina diária do doente de forma a que os sinais e sintomas do joanete não agravem.

Apesar de ser um procedimento que hoje em dia é simples, a cirurgia deve ser vista como uma última opção e utilizada em situações em que os restantes tratamentos não resultaram, em particular, no alívio da dor.

A utilização de ortóteses para os joanetes deve ser feita sob a orientação e prescrição de um médico ou profissional de saúde qualificado.

Referências

LOJAS MAIS QUE CUIDAR PORTUGAL
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 22 405 41 46
Porto
Santarém
Av Villiers
Sur Marne 23
2330-218 Entrocamento
T. 249 248 400
Santarém
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T 210 402 220
Lisboa
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Almada
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brá de Alportel
T. 28 982 42 25
Faro