Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Porque as meias de compressão podem ser úteis para os idosos?

Porque as meias de compressão podem ser úteis para os idosos?

Com o desenrolar do envelhecimento começam também a surgir algumas dificuldades na vida quotidiana, muito por causa do desgaste físico natural que acontece.

Por exemplo, algo tão simples como estar de pé durante longos períodos de tempo pode ser mais difícil para os idosos.

Os períodos prolongados de pé cansam os músculos e dificultam a circulação sanguínea. Para os idosos, isto pode ser especialmente preocupante devido ao risco acrescido de coágulos sanguíneos.

No entanto, as tarefas diárias como cozinhar, limpar e outros afazeres têm que continuar a ser executados.

Nestas situações o cansaço pode ser maior e com ele vem o peso e cansaço acrescido nas pernas. Neste caso, os idosos podem utilizar meias de compressão para obter algum alívio.

As meias de compressão ajudam na circulação sanguínea, tornando mais fácil para os idosos aguentarem mais pressão, peso e trabalho enquanto estão de pé.

Como é que as meias de compressão funcionam?

As meias de compressão ajudam o sangue a ir contra a gravidade e a deslocar-se para o coração, comprimindo as paredes das veias e os tecidos das pernas.

Isto ajuda a prevenir a inflamação, o inchaço e a dor nos músculos e nas articulações. Além disso, também pode ajudar a limitar a possibilidade de formação de coágulos sanguíneos, uma vez que o sangue é incentivado a circular.

As meias devem proporcionar alívio da dor a quem as utiliza.

Para um idoso, este alívio pode, consequentemente, proporcionar ou manter a independência, uma vez que o idoso pode lidar melhor com atividades com as quais anteriormente se debatia ou que não conseguia realizar.

Estes são alguns dos efeitos da meias de compressão:

Compressão para prevenção de coágulos sanguíneos

Estar sentado durante períodos mais longos contribui para a formação de coágulos sanguíneos.

Quando o sangue não flui corretamente, pode acumular-se e causar problemas, mas o uso de meias de compressão pode ajudar a combater este problema.

As meias de compressão ajudam a evitar a coagulação do sangue, promovendo um fluxo sanguíneo constante e consistente em todas as extremidades.

Os idosos correm um risco mais elevado de coágulos sanguíneos, uma vez que, com a idade, a circulação em todo o corpo diminui.

Além disso, os idosos que foram sujeitos a cirurgia, sofrem de obesidade ou têm um historial familiar de coágulos sanguíneos também correm um maior risco de desenvolver coágulos, pelo que será necessário usar meias de compressão para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos.

Compressão para o tratamento de varizes

Os idosos também correm um maior risco de sofrer de varizes, que podem causar dor e desconforto.

Além disso, quando se está de pé durante longos períodos de tempo, o sangue começa a depositar-se e a acumular-se à volta dos tornozelos e dos pés, e a acumulação de fluido provoca inchaço e dor, resultando nas veias salientes.

O uso de meias de compressão ajuda a direcionar o fluxo sanguíneo para cima, para que não se acumule à volta do tornozelo e provoque o aparecimento de varizes.

Como é que a compressão ajuda a circulação

A compressão nas pernas reduz significativamente a largura das veias estiradas, permitindo-lhes voltar à sua forma original.

Ajudar a mover as veias de volta à sua forma correta ajuda as válvulas a funcionar melhor.

Um dos benefícios mais importantes das meias de compressão para os idosos é o facto de a tecnologia de gradiente do vestuário de compressão aplicar mais pressão à volta do tornozelo e diminuir lentamente a pressão ao longo da perna.

A razão para isto é que, à medida que o sangue se move em direção ao coração, os efeitos da gravidade não são tão necessários, pelo que o apoio é concentrado onde a pressão é mais necessária.

A pressão aumenta o fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, aumenta o fornecimento de oxigénio ao músculo e reduz o ácido lático. O ácido lático surge quando as células respiram como forma de o corpo produzir energia, e acumula-se devido ao esforço excessivo dos músculos.

Quando o ácido lático se acumula nos músculos, pode ser muito doloroso. Além disso, inibe a função muscular e ocorre mais regularmente com a idade, uma vez que a massa muscular tende a diminuir.

Por isso, é crucial aumentar o oxigénio nas áreas onde o ácido lático se acumula. As meias de compressão são uma forma útil de o fazer.

Quais são os diferentes tipos de meias de compressão?

As meias de compressão não todas iguais e existem diferentes fatores em cada tipo de meia.

Estes são alguns fatores:

Tipo de compressão

Existem três tipos principais de compressão:

Meias anti-embolismo

Estas meias destinam-se a indivíduos imóveis para reduzir o potencial de trombose venosa profunda e proporcionam uma compressão graduada.

Compressão gradiante

As meias de compressão gradiantes fornecem uma quantidade de pressão graduada. A pressão mais baixa encontra-se na parte superior das meias, enquanto a pressão mais elevada se encontra na zona que suporta os tornozelos e a parte inferior da perna.

Assim, a pressão aumenta gradualmente à medida que se chega à parte inferior da meia.

Apoio não médico

As meias de compressão não médicas proporcionam um nível uniforme de compressão, pelo que a pressão é a mesma nos seus pontos mais altos e mais baixos.

Não é necessária uma receita médica para as utilizar. Além disso, fornecem menos pressão do que as meias de compressão médica.

Nível de compressão

As meias de compressão apresentam vários níveis de compressão que podem ser tão baixos como 8 mmHg e tão altos como 50 mmHg ou mais.

Os números mais baixos são níveis de compressão mais suaves e a firmeza aumenta com o número.

De um modo geral, as pessoas com doenças mais graves que afetam a circulação sanguínea necessitam de níveis de compressão mais elevados.

Para os idosos, os níveis de compressão de 15-20 mmHg e 20-30 mmHg são geralmente a recomendação padrão.

No entanto, é melhor consultar o médico para saber qual o melhor nível de compressão para ele, uma vez que as necessidades de cada pessoa são diferentes.

Que tipo de meias de compressão funcionam melhor?

As meias de compressão aplicam diferentes graus de compressão, pelo que deve prestar atenção aos vários tipos disponíveis.

Além disso, é aconselhável falar com o médico para obter recomendações sobre meias específicas, especialmente se for necessário comprar para uma condição médica como coágulos sanguíneos ou veias varicosas.

As meias de compressão são medidas em milímetros de mercúrio (mmHg), uma medida de pressão.

Estes são alguns dos diferentes tipos de tamanhos de compressão:

15 a 20 mmHg

Estes tamanhos são normalmente utilizados para uso diário e em viagens, para que seja possível sentir maior conforto durante longos períodos.

No entanto, este nível de compressão pode não ser suficientemente apertado em situações como, tratar uma doença ou em recuperação médica.

20 a 30 mmHg

O nível de compressão destas meias é ótimo para ajudar em condições como edema ligeiro ou varizes.

São também um tipo de meias que os médicos recomendam para ajudar a melhorar a circulação após uma cirurgia, quando não é possível mover normalmente.

Por isso, quando é necessário ficar de cama durante algum tempo, pode considerar-se adquirir este tamanho de pressão para ajudar a manter o sangue a circular nas pernas e nos pés.

30 a 40 mmHg

Estes são os níveis mais substanciais de compressão. Inchaços graves nas pernas e problemas pós-cirúrgicos requerem este nível de compressão.

Além disso, quando há outros sintomas graves nas pernas, incluindo a síndrome das pernas inquietas ou coágulos sanguíneos, deve-se consultar um médico para obter estas meias de compressão em específico.

Algumas meias de compressão são rotuladas de forma um pouco diferente, por classes, como Classe I ou Classe II, quanto maior o número, maior a compressão.

Por exemplo, uma Classe IV pode atingir 50 a 60 mmHg no tornozelo.

É sempre aconselhável falar com o médico sobre os níveis de pressão específicos para garantir que são utilizadas as meias de compressão adequadas às necessidades de cada situação.

Estilo da meia

Embora se designem por meias de compressão, nem todas são de facto meias. Existem diferentes estilos de meias de compressão disponíveis.

Existem meias de compressão com comprimento até ao tornozelo, até ao joelho e mais compridas.

Algumas meias têm um dedo do pé totalmente fechado, enquanto outras têm um dedo do pé aberto.

Existem também meias de compressão que têm um fecho de correr lateral, o que facilita a colocação e a remoção.

Algumas meias de compressão nem sequer são meias, mas sim mangas, cobrindo a parte inferior da perna, mas não o pé.

Ao considerar qual o melhor estilo de meias de compressão, deve-se ter em atenção os materiais utilizados para fabricar as meias.

O spandex, o nylon e a lycra são frequentemente os materiais utilizados para proporcionar compressão, enquanto o poliéster e o algodão podem ser adicionados para proporcionar conforto e respirabilidade.

No entanto, é sempre necessário verificar se a meia está a afetar a pele do idoso.

Porque é que os idosos devem usar meias de compressão?

As meias de compressão também proporcionam benefícios para ajudar os idosos a manterem-se ativos à medida que envelhecem.

Com a idade, o cansaço nas pernas e nos pés é mais frequente e os corpos mais envelhecidos não estão tão bem equipados para combater estes problemas.

Os idosos podem também ter de adquirir dispositivos de mobilidade e não andar tanto, pelo que as meias de compressão podem proporcionar um elevado nível de conforto e alívio da dor.

Além disso, normalizam um fluxo sanguíneo mais natural, combatem o frio, reduzem o inchaço e o formigueiro e têm os benefícios adicionais de revitalizar o tecido da pele para um melhor movimento.

As meias de compressão são a resposta para os idosos que necessitam de ajuda para a circulação sanguínea nas extremidades inferiores, que têm determinados problemas de saúde crónicos ou que sentem as pernas e os pés constantemente cansados.

Meias de descanso ou meias de compressão?

As meias de descanso são diferentes das meias de compressão e estão mais indicadas para situações em que ainda não existem sintomas de doença venosa, sendo a sua principal função a prevenção de varizes.

A composição destas meias é mais básica do que as meias de compressão, tendo um grau de compressão baixo e não tendo uma pressão regressiva controlada como as meias de compressão.

A sua funcionalidade principal é o suporte aos tecidos conjuntivos da perna de forma a melhorar a velocidade e o fluxo de sangue nos membros inferiores.

Desta forma, as meias de descanso não são uma boa opção para o tratamento de problemas venosos, tendo apenas um papel exclusivamente preventivo.

A escolha do tamanho geralmente tem em conta o tamanho do pé, a altura e o peso da pessoa.

Como utilizar as meias de compressão

Para se obter os melhores resultados terapêuticos, as meias de compressão devem ser usadas todos os dias.

É aconselhado calçar as meias de manhã ao levantar, logo depois do duche, uma vez que as pernas não estão inchadas nesta altura do dia.

Não se deve utilizar as meias de compressão durante 24 horas, nem durante todo o dia. 

Deve-se retirar todos os dias as meias e observar com atenção as pernas e os pés para confirmar se não existem sinais de irritação ou outros problemas.

Se surgirem alterações, para pior, nas pernas, ou outros problemas que não eram esperados relacionados com o uso das meias de compressão, o melhor será falar com o médico.

Calçar as meias de compressão corretamente garante a eficácia do tratamento e evita a formação de dobras no tecido das meias.

Além disso, é necessário menor esforço físico para calçar ou retirar as meias e aumenta a sensação de conforto e bem-estar.

A má utilização das meias de compressão pode levar ao agravamento do inchaço, da dor e das varizes nas pernas.

Se necessário, poderá ser usado um auxiliar para calçar as meias de compressão.

Estes são alguns dos procedimentos a ter em conta ao calçar as meias de compressão:

Antes de calçar as meias deve-se retirar qualquer dispositivo das mãos como um relógio, por exemplo.

Se possível, devem ser usadas luvas de borracha para evitar danos no tecido das meias. As luvas de borracha ajudam a aderir ao tecido, tornando mais fácil segurar a meia e colocá-la.

Ao calçar a meia, deve-se evitar esticá-la demasiado puxando com muita força, porque não vai assentar bem na perna.

Em consequência disso, a pressão não é bem distribuída, a meia escorrega e vai descair até ao joelho. Isto pode provocar constrição.

A meia nunca deve ser dobrada, enrolada ou apresentar rugas porque pode fazer um efeito de garrote e agravar a dor, o inchaço e as varizes.

As meias de compressão devem ser colocadas de manhã porque as pernas estão menos inchadas e as veias menos cheias.

Se não forem colocadas logo ao acordar, deve-se permanecer com as pernas para cima durante 10 a 30 minutos antes de colocar as meias.

Calçar as meias com as pernas inchadas pode piorar o inchaço, principalmente dos pés, causando dor ou incómodo.

Conclusão

É muito comum os idosos terem má circulação. Os idosos que sofrem de doenças como insuficiência venosa crónica, diabetes ou doença arterial periférica podem até ter de usar meias de compressão prescritas por um médico.

As meias de compressão podem ser muito difíceis de calçar todos os dias. Muitas vezes, os idosos precisam da ajuda de um cuidador para calçar as meias de compressão.

As meias de compressão podem proporcionar uma compressão ligeira concebida para estimular a circulação. São frequentemente utilizadas por pessoas que passam o dia sentadas.

À medida que envelhecemos, as veias que transportam o sangue ficam mais desgastadas, levando a problemas comuns como as veias varicosas, onde o sangue se acumula e as veias se distendem.

Além disso, o fluxo sanguíneo tem mais dificuldade em mover-se. O sangue que se movimenta mais lentamente contribui para uma má circulação.

Por todas estas razões os idosos devem considerar a utilização de meias de compressão para ajudar com os problemas de circulação relacionados com a idade e outras condições de saúde que podem beneficiar com a sua utilização.

O principal objetivo das meias de compressão é a circulação, permitindo que o sangue passe mais facilmente através dos pés, da parte inferior das pernas e volte ao coração. 

Proporcionando, assim um maior conforto e bem-estar.

Juntos Cuidamos Melhor!

Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.

Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.

Referências:

  • National Institutes of Health
  • California Mobility

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua Salgueiro Maia n 21 D
2805-323
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional