Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Quais são os benefícios terapêuticos da massagem para idosos?

Quais são os benefícios das massagens para os idosos?

Conforme vamos envelhecendo, os nossos corpos começam a abrandar à medida que começamos a sentir alguma da dor e rigidez por causa do envelhecimento.

Pode ser difícil manter a envolvência em todas as atividades físicas devido a condições crónicas como a osteoartrite ou doenças como a doença de Parkinson.

No entanto, manterem-se fisicamente ativos é vital para os idosos porque o exercício regular pode ajudar a melhorar a mobilidade, flexibilidade e mesmo a saúde mental.

Uma massagem mais adequada para um idoso implica normalmente uma curta sessão com a duração de cerca de trinta minutos.

Os movimentos suaves das mãos ajudam a melhorar a circulação sanguínea, especialmente em pés diabéticos, e aliviam a tensão muscular enquanto relaxam o corpo e a mente.

O que são as massagens?

As massagens são um tipo de terapia complementar ou alternativa. Não são consideradas parte da medicina convencional, mas podem ser um tipo adicional de intervenção que ajuda a gerir os sintomas de saúde.

A massagem geriátrica é especificamente orientada para uma pessoa de idade avançada. As pessoas idosas têm considerações especificas a ter em conta quando recebem uma massagem.

O massagista deverá considerar todos os fatores relacionados com o envelhecimento, aliados às condições de saúde específicas da pessoa e deve adaptar a massagem.

Desta forma não há uma abordagem única para a massagem para os idosos. Todos são diferentes, com condições de saúde únicas e capacidades diferentes.

Como as massagens podem ajudar os idosos?

A massagem terapêutica oferece inúmeros benefícios a todo o corpo. Ajuda a aliviar as dores articulares e as dores musculares, e pode mesmo reduzir o aumento dos níveis de stress que tendem a surgir com o envelhecimento.

As técnicas de massagem utilizadas para a terceira idade incluem um tratamento mais leve e suave, assim como a aplicação de pressão em pontos específicos do corpo.

Mesmo a massagem mais suave tem efeitos comprovados no sistema nervoso e na circulação sanguínea, dois dos sistemas mais vulneráveis do corpo que sentem os efeitos do envelhecimento.

Alguns estudos indicam que a terapia de massagem para idosos tem efeitos positivos da seguinte forma:

Acalma a dor devido à osteoartrite

Alguns estudos mostraram que os idosos que utilizavam a massagem como parte do seu tratamento para a osteoartrite tinham menos dor e rigidez e melhoraram a função física ao longo de alguns meses.

Hábitos de sono e qualidade do sono

Os idosos que recebem massagens semanais tendem a dormir mais profundamente e durante mais tempo apresentando melhores hábitos de sono.

Esta prática acaba por dar a sensação geral de melhor saúde, uma vez que se está a dar mais tempo ao corpo para se reparar a si próprio.

Agitação em casos de doença de Alzheimer

Estudos demonstraram que a massagem lenta nas costas em pacientes com Alzheimer ajuda a aliviar algumas das expressões de agitação que acompanham a doença, como vaguear, andar de um lado para o outro e resistir a indicações dadas.

Atenua a depressão

O toque da massagem proporciona conforto aos idosos, especialmente porque muitos idosos estão privados de toque, o que pode ajudar também a melhorar a saúde mental, bem como os estados de ansiedade e depressão.

Relaxamento físico e mental

A massagem diminui a acumulação pouco saudável de cortisol, conhecido como a hormona do stress, no corpo, permitindo que possa entrar num período de descanso e rejuvenescimento.

Cura mais rápida de lesões ou doenças

À medida que envelhecemos, as nossas articulações e músculos tendem a contrair, o que pode tornar mais difícil a cura de uma lesão, porque o nosso alcance de movimento é restrito.

A massagem mantém os músculos, tecidos conjuntivos, articulações, tendões e ligamentos mais fluidos e ainda menos propensos a lesões a longo prazo.

Aumenta o fluxo sanguíneo para os membros

Aumentar a circulação é o benefício mais importante para os idosos. A boa circulação sanguínea pode tornar-se cada vez mais difícil à medida que envelhecemos, e a massagem ajuda o fluxo do sangue a chegar aos membros.

Melhora o equilíbrio e a marcha

As quedas são constantemente indicadas como uma das maiores preocupações para os idosos, uma vez que os ossos tendem a ficar mais fracos à medida que envelhecemos.

Devido à capacidade da massagem para aumentar o fluxo de sangue para os membros, ajuda também a melhorar a propriocepção, ou o sentido da posição do corpo, melhorando assim o equilíbrio e reduzindo as hipóteses de ocorrência de acidentes e quedas.

Suaviza músculos e tecidos duros

Conforme o corpo vai envelhecendo, a atividade diminui e assim os músculos endurecem e ficam mais contraídos.

 A massagem ajuda a suavizar músculos e tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo para as áreas e, em última análise, reduzindo a tensão muscular global.

Produz sentimentos de carinho e conforto

Algumas pessoas apreciam a massagem porque pode produzir sentimentos de carinho e ligação.

Muitos idosos são privados do toque devido à perda do cônjuge ou parceiro. O toque da massagem ajuda-os a relaxar mais facilmente.

Estimula o sistema nervoso

A massagem liberta endorfinas, hormonas e neurotransmissores que são benéficos para o funcionamento do sistema nervoso.

A massagem terapêutica ajuda a produzir hormonas que têm enormes benefícios para o organismo, incluindo a serotonina e a dopamina que ajudam a criar uma sensação de bem-estar.

Facilita a recuperação do AVC

Após um AVC, os idosos são aconselhados a levantar-se e a mover-se. A massagem terapêutica estimula as áreas afetadas, com foco nas zonas que possam estar paralisadas.

Aumenta a flexibilidade

À medida que os músculos envelhecem devido à inatividade, é importante ajudá-los a relaxar. A massagem suaviza os músculos e articulações que estão contraídas, permitindo uma maior variedade de movimentos nas atividades da vida diária.

Melhora o sono

A massagem pode ajudar a restabelecer os padrões de sono por causa do relaxamento que provoca. Em alguns casos a massagem terapêutica pode ajudar até os idosos com demência a dormir durante a noite.

Suporte imunitário

As pessoas que recebem massagens estão, geralmente, menos doentes do que as pessoas que não recebem massagens. Isto pode acontecer porque a massagem facilita a libertação de muitas toxinas, o que favorece o funcionamento do sistema imunitário.

Alivia a dor artrítica

A massagem não pode curar a artrite, mas ajuda a aliviar a dor. A concentração no aumento do fluxo sanguíneo para as articulações e o aquecimento das áreas afetadas tem benefícios comprovados no alívio da dor para quem sofre de artrite.

Cuidados a ter

Em geral, as massagens são consideradas seguras para a maioria dos idosos, no entanto, há algumas precauções a ter em conta.

Cada pessoa é diferente, e é importante avaliar cada caso individualmente para determinar se a massagem é um bom complemento ao programa de cuidados estabelecido para o idoso.

O ideal será que o massagista tenha acesso a informação sobre o estado de saúde e quaisquer problemas que possam existir, previamente.

Alguns idosos podem não ser capazes de entrar ou sair facilmente de uma mesa de massagem e é necessário ter esse fator em consideração.

A colocação do corpo é importante. Por exemplo, alguém com problemas respiratórios não deve ser colocado numa posição inclinada e as costas devem ser trabalhadas com a pessoa numa posição sentada ou deitada de lado.

Deveriam ser evitadas pancadas longas e fortes, porque a pele fica mais magra com a idade, sem uma camada natural de gordura que possa amortecer os movimentos mais bruscos.

Na maioria dos casos, as técnicas de alongamento não devem ser utilizadas.

Embora o foco seja em movimentos suaves, por vezes podem ser necessários movimentos mais fortes, por exemplo, para melhorar a flexibilidade dos ombros.

As sessões devem ser curtas, normalmente não mais do que 30 minutos.

As dores nos músculos gémeos associadas a sensação de calor podem ser um sinal de flebite e não devem ser massajados.

Não deve ser efetuada uma massagem profunda de tecidos em pessoas idosas, porque a sua pele é mais fina e pode rasgar mais facilmente.

Não se deve massajar:

  • Feridas abertas, úlceras de pele, ou queimaduras
  • Eczema ou erupções cutâneas não diagnosticadas
  • O local de uma lesão ou cirurgia
  • Gânglios linfáticos doridos e aumentados

Conclusão

A terapia de massagem para idosos pode ser uma forma eficaz e não invasiva de ajudar a aliviar alguns dos sintomas de muitas condições relacionadas com a idade.

Com massagens regulares, os idosos podem experimentar uma melhor qualidade de vida, aumentar os níveis de energia e sentir-se mais jovens e mais saudáveis em geral.

Os idosos são propensos a desenvolver doenças relacionadas com a idade que limitam as suas capacidades físicas e causam má circulação.

A massagem pode ajudar algumas pessoas a recuperarem certas funções físicas e mobilidade.

Além disso, muitos idosos são solitários, ansiosos ou deprimidos, e a massagem pode proporcionar conforto a pessoas de idade com falta de contacto e melhorar a sua qualidade de vida.

Outros benefícios da massagem incluem a aceleração da recuperação de lesões ou doenças, o aumento da duração e qualidade do sono, alivia a ansiedade e melhora as funções sensoriomotoras após um AVC.

Além disso pode também ajudar a reduzir os sinais físicos de agitação nas pessoas que sofrem de Alzheimer e melhora o fluxo linfático, o que aumenta a excreção de substâncias tóxicas do organismo.

Há também alguns indícios de que a massagem pode ter um efeito na memória. O toque repetitivo pode ajudar os idosos, especialmente os que sofrem com doenças neurodegenerativas, a reter alguma memória corporal, o que por sua vez pode desencadear a recordação de outras memórias.

O mais importante é que a massagem permite um relaxamento generalizado do corpo o que pode proporcionar bem-estar e calma ao idoso.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

HealthLine

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225