Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Dicas para um sono reparador nos idosos

Dicas para um sono reparador nos idosos

Uma noite bem dormida e descansada é fundamental para o bem-estar e para a saúde. Mas, conseguir uma noite de sono descansada e sem interrupções torna-se mais difícil à medida que envelhecemos.

Os idosos sofrem alterações no seu metabolismo e também nos ciclos de sono, situação que se agrava ainda mais se existirem doenças que impedem o descanso completo, isto leva a que muitas vezes, os idosos se sintam sonolentos durante o dia e durante a noite, sofrem com insónia ou ciclos de sono interrompidos.

Por vezes há a tendência para recorrer a sedativos, mas esta prática pode ser prejudicial à saúde, já que os efeitos secundários podem ter um impacto grande e provocar falta de equilíbrio e coordenação física, confusão mental ou tonturas.

Existem algumas atividades que podem ajudar a criar uma maior facilidade para induzir uma boa noite de sono e substituir o uso de medicamentos para este efeito.

Eis algumas sugestões que podem ajudar a encontrar o João Pestana de forma mais tranquila:

  • Falar com o médico: é importante despistar alguma doença, como a apneia do sono, que possa estar a causar a dificuldade para dormir bem.
  • Exercícios físicos durante o dia:  exercitar o corpo e a mente durante o dia pode ajudar a facilitar o sono à noite. Dedicar pelo menos 30 minutos por dia a alguma atividade física como a caminhada, natação, yoga ou outros, sobretudo se praticados fora de casa com exposição à luz solar, pode ser extremamente útil a desencadear a sonolência à noite.
  • Tomar um banho quente: alguns estudos mostraram que aumentar a temperatura corporal através da imersão num banho quente algumas horas antes de ir para a cama, pode facilitar o adormecer e a ter uma noite mais descansada. Um banho quente nos pés durante 20 minutos antes de ir para a cama, parece ter também um efeito muito benéfico.
  • Lençóis lavados: de acordo com um inquérito feito pela Fundação Nacional do Sono Americana, mais de 75% das pessoas inquiridas afirmaram que dormiam melhor numa cama lavada e a cheirar a lavado. A Fundação recomenda lavar a roupa de cama, uma vez por semana, em água quente e polvilhar o colchão com bicarbonato de sódio para retirar a humidade, deixar durante a noite e depois aspirar.
  • Colocar cheiros agradáveis no quarto: óleos de alfazema e jasmim são considerados como tendo um efeito muito relaxante, mas qualquer outra solução aromática que seja agradável para a pessoa pode ser usada para induzir o sono. Podem ser colocados diretamente na almofada ou através de um difusor de cheiro no quarto.
  • Evitar o consumo de bebidas estimulantes antes de dormir: o café, chocolate, cola ou chá com cafeína devem ser consumidos apenas de manhã, já que a cafeína demora pelo menos algumas horas a sair do organismo. Num estudo, os participantes que beberam bebidas estimulantes 6 horas antes de ir dormir perderam uma hora de sono.
  • Evitar o consumo de álcool antes de ir dormir: um copo de vinho ou de outra bebida alcoólica, pode causar sonolência inicialmente, mas o álcool causa agitação e pode levar a acordar a meio da noite. Reduz a fase de sono mais restauradora e também é diurético, o que pode levar a acordar para ir à casa de banho.  
  • Manter o quarto sem barulho e a uma temperatura agradável: enquanto se dorme os ouvidos continuam a funcionar e a captar sons, se a cama estiver perto de uma janela ou uma parede fina, o ideal será mudar a sua posição para um lugar menos exposto a barulho. Tampões para os ouvidos ou ruído branco podem ser uma ajuda valiosa.
  • Desligar os aparelhos eletrónicos: a luz emitida pelos smartphones, computadores portáteis, tablets ou écrans podem interferir com o sono de várias maneiras. O melhor será desligar estes aparelhos pelo menos uma hora antes de ir dormir. Desligar a televisão e ler um livro ou o jornal, ou ouvir música suave pode ser uma melhor solução.

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225