Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Qual a importância da terapia da fala para os idosos?

Terapia da fala: como pode ajudar os idosos?

A capacidade para comunicar eficazmente é importante em qualquer idade, mas para os idosos pode ser ainda mais importante.

Se um idoso não conseguir descrever com sucesso o que precisa, onde se magoa, ou o que está errado em geral, pode dar azo a que uma situação de emergência facilmente ocorra.

É importante que sejam capazes de falar sobre qualquer dor, desconforto, ou outras questões simples que possam estar a sentir.

À medida que envelhecemos, os nossos corpos mudam. As nossas capacidades de fala, que podem ser afetadas por vários motivos como doenças ou pelo processo de envelhecimento em geral, também podem ser afetadas.

Para os idosos que apresentam problemas com a mastigação e deglutição ou tiverem ataques de tosse antes, durante ou após a deglutição, ou descobrirem que a qualidade das suas vozes sofreu alterações, a terapia da fala pode ajudar.

A terapia da fala pode ter muitos benefícios para a manutenção da saúde nos idosos. Ao criar um plano de tratamento único para cada indivíduo, esta terapia promove o mais alto nível de funcionamento possível para cada idoso.

A terapia da fala pode atuar de forma especifica para os idosos, porque pode ajudar em questões da fala devido ao processo natural de envelhecimento.

 À medida que o corpo envelhece, as cordas vocais podem tornar-se menos elásticas e os músculos da laringe podem enfraquecer, tornando difícil falar de forma habitual.

A terapia da fala para idosos pode ajudá-los a reaprender a falar, usando exercícios vocais para os ajudar a comunicar eficazmente.

O que é a terapia da fala?

A terapia da fala é um processo de reabilitação para resolver problemas de fala e deglutição.

Os problemas nas cordas vocais provocadas pelo envelhecimento, como a menor elasticidade e o enfraquecimento dos músculos da laringe, podem dificultar a fala e a deglutição.

Embora isto faça parte do processo natural de envelhecimento, as dificuldades de fala podem também resultar de outras condições de saúde.

A terapia da fala pode ser usada para ajudar os idosos a reaprender a falar, utilizando exercícios vocais para os ajudar uma vez mais a comunicar eficazmente.

Esta terapia pode estimular e melhorar a fala, a leitura, a escrita, a compreensão e a capacidade cognitiva.

A melhoria nestas áreas é vital para a saúde geral dos idosos, uma vez que estes devem ser capazes de comunicar adequadamente com os seus médicos, enfermeiros, cuidadores e familiares.

A terapia da fala pode ser utilizada nas seguintes e outras situações:

  • Quando o idoso tem problemas em solicitar itens e responder a perguntas
  • Têm dificuldade em gerir os seus próprios assuntos financeiros, pessoais ou médicos
  • Mostram uma incapacidade de evitar lesões ou situações potencialmente perigosas

Após uma avaliação abrangente, o terapeuta pode determinar se o problema é baseado na linguagem e qual a melhor forma de o resolver.

Outros fatores também precisam de ser considerados para que possam ser excluídos como origem do problema, como medicamentos, depressão, desidratação, entre outros.

Como a terapia da fala pode ajudar os idosos?

A terapia da fala é um processo que aborda os problemas da fala e da deglutição.

Estes problemas podem ocorrer por várias razões, e podem ser vitais para a saúde geral dos idosos e para a sua capacidade de comunicação.

A terapia da fala para idosos é muitas vezes necessária quando se recupera das consequências debilitantes de um AVC ou demência.  Também pode ser necessária após um ferimento na cabeça.

A terapia da fala pode ajudar os idosos da seguinte maneira:

Melhoria da fala

Falar é a pedra angular da comunicação humana.

Há muitas razões pelas quais esta capacidade pode mudar com o tempo, mas uma das razões mais comuns para os idosos perderem alguma da sua capacidade de falar é devido à ocorrência de um AVC.

Um acidente vascular cerebral pode danificar a parte do cérebro que controla as funções da fala, o que pode ter efeitos diferentes, dependendo da localização exata onde ocorreu a lesão.

Afasia é o termo médico geral que descreve uma perda na capacidade de compreender ou expressar a fala devido a uma perturbação em algumas ligações do cérebro.

Afasia expressiva é quando o paciente não consegue falar ou tem dificuldade em falar, mas não tem qualquer alteração na sua compreensão.

Este tipo de dificuldade não decorre de um problema na musculatura, mas no processamento dos impulsos de fala do cérebro.

A terapia da fala atua no sentido de apoiar as tentativas do cérebro de criar novas capacidades para a fala.

Um terapeuta da fala criará um plano de tratamento individual que pode incluir exercícios falados, escritos ou digitais.

Se possível, o objetivo é restaurar a capacidade de fala do idoso.

Contudo, se o dano for demasiado grande, o terapeuta trabalhará para determinar as melhores técnicas compensatórias, ou seja, outros métodos de comunicação, para manter o contacto entre o idoso e a sua família, amigos, e o mundo exterior.

Melhorar a Compreensão

Embora a afasia expressiva afete a capacidade de comunicação do idoso, a afasia recetiva afeta a sua capacidade de compreensão.

Nestas circunstâncias, uma pessoa fala clara e corretamente, mas o que diz pode não fazer sentido.

A pessoa afetada normalmente não compreende o discurso dos outros, ou seja, é uma questão de compreensão.

O tratamento é semelhante ao tratamento da afasia expressiva e envolve a rede de apoio do idoso para manter o mais alto nível de comunicação possível.

Melhorar a fala quando há um problema de musculatura

Disartria é o termo médico para dificuldade com a coordenação dos músculos que produzem a fala.

Estas dificuldades resultam de um problema sensoriomotor, como fraqueza, paralisia, ou uma alteração no tónus muscular.

Esta alteração causa à pessoa dificuldade de comunicação, levando a dificuldades em fazer sons ou a substituir, sem intenção, uma palavra por outra.

O tom e a velocidade da fala também são comprometidos nestas circunstâncias.

Os tratamentos para estes problemas na musculatura incluem estratégias de fala, medicação, comunicação adequada e alternativa, e por vezes cirurgia.

A terapia da fala é um meio não invasivo de abordar este problema sem sofrer as tensões da intervenção cirúrgica.

Melhorar a deglutição

Os problemas de deglutição são referidos como disfagia e são geralmente o resultado de uma mudança estrutural no mecanismo de deglutição.

Os idosos podem ter dificuldades com alimentos sólidos, líquidos ou ambos. Estas alterações podem causar fugas de material do trato digestivo para o trato respiratório, o que se chama aspiração.

A introdução de material estranho nos pulmões pode resultar em pneumonia por aspiração, que é difícil de tratar e pode resultar em morte.

A intervenção do terapeuta da fala pode prevenir isto, realizando avaliações de deglutição e fazendo modificações alimentares.

A solução pode ser tão simples como mudar as dietas, engrossar os alimentos, ou a realização de exercícios para fortalecer os músculos subjacentes.

Prevenir a perda de peso

Como as alterações estruturais da musculatura da deglutição e mastigação podem não ser evidentes do exterior, é possível sofrer problemas na deglutição e não estar consciente deles.

Esta situação pode levar a uma perda de peso extrema se os alimentos que estão a ser consumidos não estiverem a chegar ao estômago. A pessoa não está a receber o benefício da nutrição que está a consumir.

Mesmo sem sintomas, este problema de saúde deve ser tratado. Mesmo que o idoso não esteja a exibir qualquer efeito nocivo, a possibilidade de aspiração existe sempre quando há problemas com a deglutição.

Devido ao perigo que resulta da aspiração, o tratamento destes problemas é uma prioridade para assegurar a continuação da saúde do idoso.

Os terapeutas podem sugerir estratégias de estimulação e postura como uma intervenção de primeira linha. A terapia da fala ajuda o paciente a manter a sua nutrição sem intervenção médica invasiva sempre que possível.

Conclusão

A terapia da fala é muitas vezes uma técnica necessária para os idosos após terem sofrido alguns problemas de saúde debilitantes, tais como um AVC ou demência.

Não importa a idade, comunicar claramente é importante para indivíduos de todas as idades, o que inclui os idosos cuja fala pode ser afetada pela sua idade ou por doença.

A terapia da fala é uma técnica muito comum de cuidados para ajudar os idosos a alcançar uma melhor qualidade de vida e de comunicação.

A afasia é um distúrbio de comunicação em que as pessoas afetadas têm dificuldade em encontrar a palavra certa para os seus pensamentos, não conseguem falar ou a sua fala não é clara.

A terapia da fala pode ajudar os idosos a concentrarem-se para encontrar a palavra certa, bem como para responder a estímulos verbais e vocais.

O objetivo principal da terapia da fala é fazer com que o idoso alcance a máxima funcionalidade possível, embora esta possa não estar ao mesmo nível de que era anteriormente.

Para além do impacto social de um impedimento da fala, podem ocorrer situações de emergência se um idoso for incapaz de comunicar dor, desconforto, ou outras preocupações.

A comunicação é parte integrante da vida por razões práticas e sociais, razão pela qual muitos idosos com problemas de fala não tratados são propensos ao isolamento e a problemas médicos.

A melhoria da capacidade de falar de um idoso aumentará a sua segurança, saúde e qualidade de vida que advém da participação em atividades sociais.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

  • Sociedade Portuguesa da Terapia da Fala
  • Institute on Aging

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional