Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

10 conselhos de saúde essenciais para seniores

Conselhos de saúde para seniores

Com uma população cada vez mais envelhecida onde as pessoas com mais de 65 anos são em maior número do que as que têm 45, é, a cada dia que passa, mais importante manter uma vida saudável e com qualidade nos anos seniores.

O envelhecimento hoje em dia é muito diferente do envelhecimento das gerações anteriores. Hoje há mais pessoas vivas e a viverem mais anos no planeta, do que alguma vez na história da humanidade. Estima-se que a população mais idosa rondará os 78 milhões em 2030, quando a geração nascida nos anos 60 atingir a senioridade.

Nunca foi tão importante como agora preservar a saúde para ter uma melhor qualidade de vida mais tarde, comportamentos saudáveis que promovem a atividade e a participação na comunidade são fundamentais para manter a saúde até ao fim da vida.

Deixamos 10 conselhos simples que podem ajudar a fazer a diferença para alcançar uma vivência mais saudável na velhice:

1. Deixar de fumar: este é um passo fundamental para melhorar a saúde e combater o envelhecimento. O tabaco debilita a saúde e pode matar, causando cancro, insuficiência cardíaca e AVC. Debilita a função eréctil nos homens devido à arteriosclerose e desenvolvimento excessivo de rugas na pele, porque ataca a sua elasticidade.

2. Manter-se ativo:  deve-se fazer uma atividade todos os dias que se goste e que promova a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a saúde cardiovascular.  A atividade física ajuda a manter um peso saudável, a prevenir ou controlar as doenças, a melhorar o sono, reduz o stress e evita quedas, ajudando ainda a manter uma aparência saudável e a sensação de bem-estar. 

3. Alimentação saudável:  a alimentação cuidada deve ser combinada com exercício físico. A ingestão de alimentos nutritivos apropriados para o índice calórico relativo à idade, em quantidades adequadas, ajuda a manter o organismo saudável. Muitas doenças como a obesidade, doença coronária, tensão arterial alta, diabetes tipo 2 e osteoporose, podem ser prevenidas ou controladas com alterações na dieta e exercício físico. Suplementos de cálcio e vitamina D podem ajudar as mulheres a prevenir a osteoporose.

4. Manter um peso equilibrado:  o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e pressão sanguínea alta. É importante atingir um peso adequado e mantê-lo com alimentação cuidada e exercício físico.  As bebidas açucaradas devem ser substituídas por água ou tisanas sem açúcar.

5. Evitar as quedas: à medida que se envelhece a probabilidade de acontecerem quedas aumenta. As quedas podem provocar lesões ou doenças irreparáveis. É importante prevenir quedas removendo tapetes soltos ou calçado inapropriado. Mantenha os fios elétricos e objetos volumosos fora do caminho e do local onde circula mais frequentemente. Use luzes de presença na casa de banho, corredores e entradas. Não ande descalço e utilize calçado com um bom suporte dos pés para reduzir o risco de queda.

6. Testes de imunidade e check ups: tenha atenção às vacinas sazonais que deve tomar e check ups de saúde para despistar doenças.  A partir dos 50 anos, as mulheres devem fazer mamografias para despiste do cancro da mama, e os homens devem fazer despiste de cancro da próstata.  Deve fazer estas verificações anualmente e falar com o médico para se manter a par dos procedimentos mais recentes.

7. Prevenção do cancro de pele:  à medida que envelhecemos a pele também envelhece e fica mais fina, seca e menos elástica e, portanto, mais vulnerável. Aparecem rugas e cortes ou arranhões demoram mais tempo a curar. A pele deve ser protegida do sol, demasiada exposição e em horas com sol mais forte, bem como os raios ultravioleta podem provocar cancro de pele.

8. Verificação regular dos dentes, olhos e ouvidos:  os dentes e as gengivas devem ser protegidos ao máximo para durar a vida toda. Devem ser escovados diariamente depois de comer combinado com a utilização de fio dentário e visitas regulares ao dentista. Por volta dos 50 anos muitas pessoas começam a notar alterações da visão, que inclui o declínio gradual na capacidade de focar ao perto ou ver letras pequenas. As doenças mais comuns da visão em idades mais avançadas são as cataratas e o glaucoma. A perda de audição também é uma ocorrência comum com o envelhecimento, a maior parte das vezes resultado da exposição a barulho intenso.

9. Gestão do stress: Para lidar com situações mais exigentes podem usar-se técnicas de relaxamento como a meditação ou yoga para lidar com as situações.  É igualmente importante arranjar tempo para os amigos, contactos sociais e para a diversão. Uma vivência mais harmoniosa e integrada pode ter um grande impacto na forma como se lida com a vida e as limitações, que por sua vez afetam a saúde. É importante manter um espírito positivo apesar de possíveis adversidades.

10. Manter a chama acesa:  O avançar da idade não deve ser motivo de limitação do prazer sensorial e sexual. Pode ser necessário perceber as mudanças físicas que o envelhecimento traz e aprender a ajustar o comportamento a essas mudanças. Se necessário, deve ser pedida ajuda a especialistas para fazer os ajustamentos, mas não há limites que o envelhecimento possa colocar à intimidade.

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars