Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Prótese total do joelho: o que é e quais os cuidados a ter

Prótese total do joelho artroplastia

Sabia que a artroplastia/prótese total do joelho é uma intervenção cirúrgica em que se substitui as superfícies articulares desgastadas do fémur, tíbia e muitas vezes da rótula, por serem fonte de dores crónicas ou incapacitantes?

Segundo a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, em Portugal a artroplastia do joelho foi realizada perto de 8.500 vezes entre 2015 e 2017.

Ainda que seja um tratamento comum, o paciente deve estar a par de todas as informações que lhe permitam compreender o impacto que a cirurgia terá na sua vida.

A osteoartrite do joelho é a principal causa que pode levar o doente a precisar deste tratamento.
Na Mais que Cuidar pode encontrar uma vasta gama de cuidados de saúde domiciliários de âmbito privado, dos quais se destacam o apoio domiciliário, a enfermagem 24h/dia, a fisioterapia e a fisiatria ao domicílio, que podem dar um contributo importante no tratamento e na recuperação após cirurgia para colocação de prótese total do joelho.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

Além disso, também pode encontrar produtos de apoio na mobilidade e no conforto como a cama articulada hospitalar, a poltrona reclinável, a cadeira de rodas, o alteador de sanita, o andarilho que pode alugar ou comprar e que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa submetida a artroplastia do joelho.

agende-uma-sessão-de-fisioterapia-ao-domicilio-em-portugal Veja a gama completa de ajudas técnicas e de produtos de apoio para aluguer em Portugal Ver agora Veja a gama completa de ajudas técnicas e de produtos de apoio para aluguer em Portugal Ver agora

Conheça todos os pormenores por trás desta intervenção cirúrgica pensada para melhorar a qualidade de vida e as funções do doente, neste guia completo que elaborámos para si. Confira!

O que é prótese total do joelho?

Prótese total do joelho o que é

O desgaste constante a que o joelho está sujeito, leva a que, por vezes, seja necessário corrigi-lo com recurso a uma prótese. Este tratamento tem como objetivo permitir que o doente continue a poder deslocar-se de forma independente, reduzindo as dores e corrigindo problemas.

A prótese é um objeto que pretende assegurar as funções normais do joelho com recurso a um material artificial, normalmente em metal e polietileno. A fixação ao osso é feita com recurso a um cimento especial.

E o que significa artroplastia do joelho?

Este é o nome dado à cirurgia do joelho, normalmente utilizada para tratar a artrose e que consiste na implantação de uma prótese total.

A artrose do joelho surge da degeneração, que causa um resgate na cartilagem. O desgaste pode ocorrer naturalmente com o envelhecimento, ou secundariamente causado por excesso de peso, desvio do eixo do joelho, ou causado por um traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.

Ainda que as principais recomendações médicas apontem para retardar o recurso a esta intervenção, a gravidade dos danos pode exigir esta opção, de forma a melhorar a qualidade de vida dos doentes.
Além da perda de funcionalidade, a destruição progressiva das articulações causa um aumento da intensidade e frequência da dor. Exemplos de condições que causam aumento da dor são a osteoartrose do joelho e a artrite reumatóide.

Veja também: Artrite Reumatoide (AR): Sintomas, Tratamentos e Cura

Anatomia do joelho

Anatomia do joelho

A saúde dos joelhos é essencial na realização de praticamente todas as atividades diárias. Como maior articulação do corpo humano, o joelho é formado pela extremidade inferior do osso da coxa, o fémur, e a parte superior do osso da canela, da tíbia. Na união destes dois pontos está a rótula, ou patela.

No ponto em que se encontram, esses ossos são revestidos com cartilagem. É esta cartilagem, composta por uma substância lisa que permite que os ossos se movam uns contra os outros com facilidade, protegendo-os.

Entre o fémur e a tíbia encontram-se as cunhas em forma de C, chamadas meniscos, e que absorvem o impacto, amortecendo os movimentos da articulação. Mas a união do fémur à tíbia é assegurada pelos grandes ligamentos, conferindo estabilidade. Já os longos músculos existentes na coxa são responsáveis por dar força ao joelho.

Existe ainda uma membrana fina a revestir as restantes superfícies do joelho, que recebe o nome de sinovial. De modo a que a cartilagem se mantenha lubrificada e quase sem atrito, a membrana sinovial liberta um líquido lubrificante.

O joelho está totalmente saudável enquanto estes componentes trabalham em harmonia, mas a perturbação deste equilíbrio pode resultar em dores, perda de funções ou fraqueza muscular.

Causas mais comuns de dor crónica e disfunção do joelho

Causas de dor crónica e disfunção do joelho

A artrite é a disfunção do joelho que mais comumente causa dores crónicas. Ainda que existam vários tipos de artrite, a maioria das dores sentidas no joelho tem como origem três tipos:

Osteoartrose

Mais comum em pessoas a partir dos 50 anos de idade, este é o tipo de artrite que tem origem no desgaste relacionado com a idade. No entanto, pode aparecer também em pessoas mais jovens.

A cartilagem que reveste os ossos e amortece os movimentos, fica mole e sofre desgasta-se, deixando os ossos em contacto. Com os ossos em contacto direto, quando existe movimento surge dor, ao mesmo tempo que o joelho apresenta rigidez.

Veja também: Artrose (Osteoartrite): O que é, Sintomas e Tratamentos

Artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença que causa a inflamação e o espessamento da membrana sinovial. Esta inflamação é crónica e pode lesionar a cartilagem, levando à sua redução, acompanhada de dores e rigidez. É a versão mais comum de um conjunto de doenças denominado “artrites inflamatórias”.

Artrose pós-traumática

Esta artrose pode ter como origem um trauma ou lesão grave no joelho. As fraturas nos ossos do joelho, ou as rupturas de ligamentos podem ao longo do tempo causar lesões na cartilagem. Posteriormente, estas lesões vão causar dores e limitar as funções.

Quando é indicada a cirurgia para prótese total do joelho?

Indicações da cirurgia para protese do joelho

A artroplastia do joelho é indicada quando o joelho se encontra danificado ao ponto de não ser possível alcançar melhorias através de outros tratamentos.

Existem algumas condições que estão especialmente indicadas para a intervenção cirúrgica:

Dor moderada ou grave no joelho em repouso

O paciente sente dor moderada ou grave no joelho, mesmo quando se encontra em repouso, e a qualquer hora do dia.

Dor grave ou rigidez no joelho que limita as Atividades de Vida Diária (AVD)

Quando a dor grave ou rigidez no joelho limitam as atividades diárias, incluindo caminhar, subir escadas e sentar ou levantar. Caminhar mais que alguns metros sem sentir uma dor considerável pode ser difícil, chegando a ser preciso usar bengala ou andarilho.

Inflamação crónica no joelho e inchaço

A ausência de melhorias na inflamação crónica e no inchaço do joelho, que nem os medicamentos ou o repouso conseguem melhorar, podem levar à cirurgia.

Correção de deformidades e da claudicação

Os joelhos podem apresentar deformidades, como arquearem para dentro ou para fora, que podem ser corrigidas com cirurgia. Além disso, é possível usar a artroplastia para corrigir a claudicação (coxeio).

Ausência de resposta a outros tratamentos

É possível tentar minorar as dificuldades, dores e perda da qualidade de vida do paciente, com recurso a outros tratamentos. Estes podem ser: medicamentos anti-inflamatórios, injeções de corticosteróides, injeções lubrificantes, fisioterapia ou mesmo até outras cirurgias.

A ausência de melhoria significativa com estas terapêuticas pode levar o ortopedista a optar pela prótese total do joelho.

Quais as pessoas que precisam da cirurgia para a prótese total do joelho?

Pessoas que precisam de artropalstia

Os doentes que apresentam danos nas articulações, causados por artrite progressiva, trauma, ou outras doenças degenerativas raras, são considerados para a cirurgia de substituição do joelho.

A osteoartrite é a causa mais comum para a artroplastia total do joelho, que afeta maioritariamente pessoas a partir dos 50 anos. Isto faz com que a maioria dos paciente sujeitos as esta intervenção se localizem entre os 50 e os 80 anos.

No entanto, não existem restrições relacionadas com a idade e peso do paciente a receber a artroplastia do joelho. As recomendações aceitam na dor e limitação dos movimentos do doente e não da sua idade.

A influência na qualidade de vida do doente e dores constantes, levam-no a considerar a substituição total do joelho, na procura de melhorias.

Como é feito o diagnóstico e a avaliação ortopédica?

Diagnóstico e avaliação ortopédica

A avaliação é realizada pelo ortopedista, o médico especialista, e têm origem na conjugação do historial clínico com diversos exames complementares de diagnóstico.

O cirurgião ortopédico examina os resultados em conjunto com o doente, na procura da melhor solução para o alívio das dores e melhoria da mobilidade.

Meios de diagnóstico utilizados para a avaliação ortopédica:

  • História clinica
  • Radiografias
  • Exame físico
  • Ressonância magnética
  • TAC

Quais os benefícios da prótese total do joelho ?

Benefícios da protese total do joelho

A prótese total do joelho traz como principal benefício a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por tratar diversas patologias:

  • Melhorar a função em doenças degenerativas do joelho;
  • Reduzir a dor;
  • Corrigir deformidades;
  • Corrigir instabilidades;
  • Recuperar mobilidade.

Que ligamentos são retirados na prótese total do joelho?

Ligamentos retirados na artroplastia

A cirurgia de prótese total do joelho substitui as cartilagens gastas e retira o ligamento cruzado posterior. No entanto, algumas próteses podem permitir a preservação do ligamento cruzado.

O ortopedista também pode optar por manter esse ligamento, a avaliação é feita caso a caso, e encontra-se subordinada à decisão do cirurgião.

Quais são as possí­veis complicações da artroplastia total do joelho?

Complicações da artroplastia

As complicações após a artroplastia total do joelho apresentam uma taxa de ocorrência baixa, sendo que as graves acontecem em menos de 2% dos pacientes.

Ainda com menos frequência ocorrem problemas médicos como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC), ainda que doenças crónicas possam aumentar a probabilidade de complicações. Apesar de raras, a ocorrência destas complicações pode influenciar a recuperação.

No entanto, apesar da probabilidade de ocorrerem complicações pós-cirúrgicas ser baixa, é importante ter em atenção que pode surgir:

  • Dor persistente;
  • Infecção;
  • Coágulos no sangue (Trombose venosa profunda);
  • Rejeição da prótese;
  • Lesões neurológicas ou vasculares.

Como é feita a recuperação após a cirurgia da prótese total do joelho no hospital?

Recuperação da artroplastia no hospital

Geralmente a cirurgia de prótese total do joelho obriga a um internamento curto de cerca de 5 dias. A recuperação tem início no dia posterior ao da cirurgia, com alguma mobilização e levante suportado por muletas ou andarilho.

Controlo da dor

As dores sentidas após a cirurgia são naturais, mas os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) administram medicamentos que atenuam a dor. Esta é uma parte importante da recuperação, já que se pretende que consiga caminhar e movimentar o joelho logo a seguir à intervenção.

Prevenção de tromboembolismo

Os coágulos sanguíneos são perigosos podendo causar problemas graves como tromboses. Após uma cirurgia a probabilidade de surgir um coágulo é maior, pelo que o cirurgião ortopédico pode prescrever algumas medidas para prevenir o seu aparecimento.

Estas medidas também ajudam a diminuir o inchaço, e podem incluir botas de compressão, meias de compressão, e medicamentos que tornam o sangue mais fino.

A movimentação do pé e do tornozelo logo a seguir à artroplastia total do joelho aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e previne o aparecimento de coágulos sanguíneos.

Fisioterapia

Fisioterapia para protese do joelho

A maioria dos doentes inicia os exercícios com o joelho no dia a seguir à intervenção, e alguns começam no próprio dia. No entanto, a fisioterapia após a artroplastia do joelho obriga a cuidados específicos.

O fisioterapeuta vai ensinar atividades específicas para restaurar os movimentos do joelho e fortalecer a perna, possibilitando a sua locomoção pouco tempo depois.

Existe um aparelho que move lentamente a perna e joelho enquanto o paciente está deitado, chamado aparelho de movimento passivo contínuo ou artromotor, e que o cirurgião pode optar por aplicar.

Prevenção de problemas pulmonares (pneumonia)

A respiração superficial é comum na primeira fase do pós-operatório, encontrando-se associada à anestesia, aos analgésicos e ao tempo despendido na cama.

Ainda que comum, essa respiração pode desenvolver um colapso pulmonar parcial (atelectasia), que deixa os doentes susceptíveis ao desenvolvimento de pneumonia.

É importante forçar a respiração profunda para evitar o desenvolvimento desse quadro clínico, se necessário, através de um aparelho respiratório ( chamado inspirómetro).

O enfermeiro de reabilitação ou o fisioterapeuta podem ensinar os exercícios respiratórios essenciais para prevenir as complicações pulmonares.

E como é a recuperação em casa?

Recuperação da artroplastia em casa

Seguir as instruções do cirurgião sobre os cuidados em casa nas primeiras semanas após a intervenção, influencia em grande medida o sucesso da cirurgia.

Cuidados com a sutura

A ferida terá uma sutura com agrafos ou pontos que tem de ser cuidada. O apoio da equipa de enfermagem é imprescindível para o cuidado da sutura nos primeiros dias, assim como na explicação de como proceder em casa.

É importante evitar molhar cicatriz até que esta se encontre bem fechada e seca. Posteriormente os curativos ou mudanças de penso devem ser feitos de modo a evitar a irritação causada pelas meias de compressão ou pela roupa.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

Dieta

A perda de apetite nas semanas que sucedem a artroplastia total do joelho é comum. Por estar a recuperar de uma cirurgia e ter uma cicatrização a ocorrer, o paciente deve ter o cuidado de manter uma dieta equilibrada. 

Geralmente o doente é suplementado com ferro para apoiar a cicatrização e restabelecer a força muscular.

Exercícios físicos

Para recuperar o movimento e fortalecer o joelho, os exercícios são um cuidado fundamental a ter em casa, especialmente nas primeiras semanas posteriores às cirurgia. Entre 3 a 6 semanas após a cirurgia o doente deve retomar a atividade normal, sendo normal a ocorrência de dor ligeira durante o exercício ou à noite.

Os principais exercícios indicados para a recuperação do movimento após a artroplastia total do joelho são:

  • Mobilização ativa distal;
  • Reeducação da marcha (caminhada);
  • Sentar e Levantar;
  • Subir escadas;
  • Mobilização articular;
  • Estiramento;
  • Propriocepção.

Fisioterapia em casa

Fisioterapia em casa para artroplastia

A fisioterapia é essencial na reabilitação após a cirurgia da prótese total do joelho, em especial através de exercícios passivos, ativos e ativos assistidos. Deve ser iniciada com a maior brevidade possível ainda no período de internamento, geralmente após o 2º dia de pós-operatório.

É através da fisioterapia que se realiza a recuperação da função total do joelho operado, com uma reeducação global do paciente e a retoma do seu nível de atividade e funcionalidade.

Estes exercícios devem ser efetuados sob a supervisão de um especialista em articulação do joelho, como o ortopedista ou o fisiatra.

A orientação do doente sobre os movimentos que pode ou não realizar, e a maneira correta de os executar é imprescindível para uma recuperação precisa. Apenas um profissional experiente deve acompanhar e aconselhar um doente sujeito a uma prótese total do joelho.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora

Produtos de apoio

Produtos de apoio para protese total do joelho

Existem vários produtos desenvolvidos para apoiar o paciente em recuperação de artroplastia total do joelho. Apesar de existirem alguns de utilização em casa e no exterior, como as canadianas, o andarilho e a cadeira de rodas, outros devem fazer parte da preparação da casa para receber o doente:

Alteador de sanita

Alteador de sanita para protese total do joelho

O alteador de sanita torna mais fácil e menos doloroso o sentar e o levantar da sanita.

Barras de apoio no wc

As barras de apoio para colocar nas paredes da casa de banho nas zonas de maior risco (junto à sanita, no poliban ou banheira) proporcionam maior segurança aos doentes.

Banco ou cadeira para banheira ou poliban

Cadeira rotativa para protese total do joelho

De forma a proporcionar segurança e conforto no momento do banho na banheira, podem ser adaptadas cadeiras especializadas. As mais utilizadas são as cadeiras de banho giratórias que são facilmente adaptadas na banheira.

Bancos ou cadeiras especiais com regulação da altura e pés anti-derrapantes para oferecer conforto e segurança ao paciente no banho no poliban.

Cama articulada elétrica

Cama articulada para prótese total do joelho

As camas articuladas hospitalares elétricas e os colchões ortopédicos proporcionam grande conforto e descanso aos doentes a recuperar de uma cirurgia para colocação de prótese total do joelho.

Como as camas têm regulação da altura do estrado ao chão, facilita a entrada e saída do doente da cama evitando o esforço e a dor. Normalmente, como têm uma utilização temporária, pode ser mais indicado o aluguer de uma cama articulada.

Poltrona reclinável

Poltrona para artroplastia

Habitualmente, nas situações clínicas consideradas “normais” é recomendado que o doente passe o mínimo de tempo possível na cama durante o dia (a não ser que tenham indicação médica para repouso). Desta forma, a poltrona reclinável elétrica pode ser importante para proporcionar momentos de descanso e relax em segurança e sem comprometer a prótese. Está disponível em regime de compra ou aluguer.

Quanto tempo demora a recuperação da prótese total do joelho?

Tempo de recuperação para prótese total do joelho

Geralmente a recuperação é rápida, mas varia entre pacientes e o tipo de cirurgia, com o movimento a ser incentivado nas primeiras 24 horas pós-cirúrgicas.

Nos primeiros 3 dias o doente não deve colocar o pé no chão, e durante 7 dias deve aplicar gelo 3 vezes ao dia.

Habitualmente os pontos são removidos nas primeiras 2 semanas após a operação, mas a recuperação não termina por aqui.

Pode demorar até cerca de 2 meses até a recuperação estar completa. Mais uma vez, é preciso ter em conta que este tempo varia entre pacientes e depende dos cuidados e cumprimento das indicações do cirurgião e do fisioterapeuta.

Quais os cuidados a ter com a prótese do joelho?

Cuidados a ter com a prótese do joelho

O paciente deve prestar atenção a alguns cuidados para garantir uma recuperação eficaz e rápida:

Cuidados em repouso

O doente deve evitar colocar travesseiros e almofadas sob o joelho, porque apesar de oferecer algum conforto, esta prática pode prejudicar a recuperação. No entanto, deve manter uma altura sob o tornozelo, realizando contrações com os músculos da coxa.

Quando deitado, deve manter a perna elevada e estendida, e perante alguma dor ou inchaço, colocar gelo três vezes por dia durante 20 a 30 minutos.

Se está deitado de lado, o paciente deve fazê-lo sobre o lado que não foi operado e pôr almofadas no meio das pernas.

Evitar quedas e lesões

É importante evitar novas quedas e novas lesões. Por exemplo, em tapetes e fios espalhados. Escolher sapatos anti-derrapantes aumenta a proteção.

Evitar esforços

No caso de precisar de se baixar para apanhar algo do chão, o doente deve colocar a perna com a prótese para trás, com o joelho esticado.

Para se levantar da cadeira deve colocar-se na beira do assento, esticar a perna que foi operada para a frente e fazer força com a perna que não foi operada. Esta prática é recomendada sempre que o doente tenha de se sentar. No entanto, ao entrar no carro deve levar as duas pernas juntas para dentro.

Escadas

Descer escadas com prótese do joelho

Ao subir deve avançar primeiro com a perna não operada, depois as muletas e por fim a perna em recuperação.

Já para descer deve colocar primeiro as muletas no degrau abaixo, depois a perna que sofreu a artroplastia e por fim a perna não operada.

Exercício

Aos poucos retome alguns exercícios, seguindo sempre as indicações do fisiatra.

Informar o dentista

Deve informar o dentista que é portador de prótese no joelho. Pode precisar de tomar antibiótico antes de uma cirurgia dentária.

Seguir todas as indicações do médico

Acima de tudo, é importante que siga todas as indicações do seu médico ortopedista e do fisiatra selecionado para o acompanhar.

Quanto tempo dura uma prótese total do joelho?

Quanto tempo dura prótese do joelho

Mais de 90% dos pacientes com artroplastias totais de joelho preservam a sua prótese durante 20 anos, no entanto existem algumas que poderão chegar aos 30 anos. 

A duração é influenciada pelos cuidados do doente.

Quanto custa uma artroplastia do joelho?

Artroplastia do joelho quanto custa

O preço da cirurgia sofre variações de acordo com o tipo de prótese que é utilizada, assim como outros pormenores relacionados com a operação.

Existe também a questão do subsistema de saúde (seguro) do doente.

O cirurgião poderá apresentar uma estimativa correta do valor após a consulta de avaliação.

Conclusão

Conclusão artroplastia prótese do joelho

A artroplastia total do joelho consiste na substituição dos elementos ósseos e da cartilagem que compõem o joelho. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do doente, corrigindo instabilidade, melhorando as funções e aliviando a dor.

A prótese total do joelho é especialmente indicada no tratamento de casos de osteoartrose avançados, e de outras doenças reumáticas.

A reabilitação e recuperação após esta intervenção depende diretamente de fisioterapia especializada e da realização exercícios indicados pelo especialista. Também a disciplina do paciente é muito importante para que a recuperação seja correta.

Ainda que existam perigos decorrentes da cirurgia, estes são raros e a reabilitação é rápida e eficaz.Na Mais que Cuidar pode encontrar uma vasta gama de cuidados de saúde domiciliários de âmbito privado, dos quais se destacam o apoio domiciliário, a enfermagem 24h/dia, a fisioterapia e a fisiatria ao domicílio, que podem dar um contributo importante no tratamento e na recuperação após cirurgia para colocação de prótese total do joelho.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

Além disso, também pode encontrar produtos de apoio na mobilidade e no conforto como a cama articulada hospitalar, a poltrona reclinável, a cadeira de rodas, o alteador de sanita, o andarilho que pode alugar ou comprar e que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa com prótese total do joelho.

agende-uma-sessão-de-fisioterapia-ao-domicilio-em-portugal Veja a gama completa de ajudas técnicas e de produtos de apoio para aluguer em Portugal Ver agora Veja a gama completa de ajudas técnicas e de produtos de apoio para aluguer em Portugal Ver agora

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou deste artigo? Foi útil? Deixe o seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars