Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Envelhecimento precoce: como prevenir?

Envelhecimento precoce: como evitar

O envelhecimento é um processo natural, mas quantas vezes pensamos como seria bom nunca ficarmos velhos? À medida que envelhecemos, os mecanismos celulares do nosso corpo vão abrandando e dão origem ao aparecimento dos primeiros sinais de velhice como as rugas e o cansaço.

Por vezes estas mudanças ocorrem inesperadamente e antes do tempo, neste caso estamos perante um processo de envelhecimento precoce.

Embora não seja possível evitar completamente o processo natural de envelhecimento, há algumas formas de reduzir ou prevenir a velhice antes do tempo.

O processo de envelhecimento é diferente para cada pessoa, mas alguns sinais associados às idades mais avançadas podem começar a surgir por volta dos 40 anos ou ainda mais cedo.

Saiba como evitar o envelhecimento precoce lendo este artigo.

Quais são os sinais de envelhecimento?

Manchas escuras

Estas manchas, também designadas por manchas de idade, surgem na pele por causa dos anos de exposição solar no passado. São hiperpigmentadas e podem aparecer na face, mãos ou braços.

Mãos

São as primeiras a mostrar os efeitos do envelhecimento no corpo, por vezes, mesmo antes das rugas na face.

Com o passar do tempo, as camadas superiores da pele ficam mais finas, o que leva ao aparecimento de mais veias nas mãos, acompanhadas de rugas ou manchas, podendo causar alterações na forma.

Inflamação ou alterações na pele do peito

Pode surgir uma descoloração ou hiperpigmentação na zona do peito.

Pele seca

À medida que a pele envelhece tende a ficar mais desidratada e mais seca, potenciando a descamação ou comichão e aumentando a possibilidade de causar lesões na pele ao coçar ou arranhar.

Rugas e flacidez

Com a diminuição da produção de colagénio que ajuda a dar forma à pele, mais facilmente a pele desenvolve rugas e perde elasticidade.

Queda de cabelo

O cabelo cai quando as células capilares desenvolvem novo cabelo e os folículos antigos morrem. Muitos fatores externos influenciam este processo e a rapidez com que acontece.

Cerca de 40 por cento das mulheres com mais de 70 anos de idade sofrem de queda de cabelo. Para os homens a queda de cabelo começa, normalmente, mais cedo, 50% dos homens começam com queda de cabelo aos 50 anos.

Quais são os fatores que mais contribuem para o envelhecimento?

Hábitos de vida e fatores externos podem contribuir para a rapidez com que o corpo mostra sinais de envelhecimento.

Consumo de tabaco

As toxinas do fumo do cigarro expõem a pele a stress oxidativo, o que provoca secura, rugas e outros sinais de envelhecimento.

Exposição solar

A exposição prolongada ao sol pode levar a alterações do ADN das células da pele, causando rugas e manchas.

Qualidade do sono

Dormir proporciona ao organismo a oportunidade para se regenerar. A má qualidade do sono aumenta a velocidade do envelhecimento e uma diminuição da resiliência imunitária.

Alimentação

Uma dieta desequilibrada e uma alimentação rica em açúcar e hidratos de carbono refinados ou comida processada, pode danificar a pele ao longo do tempo, além de contribuir para o desequilíbrio da saúde em geral.

Consumo de álcool e cafeína

O álcool ou cafeína em excesso provoca desidratação o que pode levar a alterações da pele e pressão nos órgãos internos.

Meio ambiente

A exposição à poluição e às toxinas presentes no ambiente sujeitam o corpo a esforço para funcionar, o que pode provocar um envelhecimento mais acelerado.

Stress

Um estilo de vida stressante pode desencadear respostas inflamatórias no corpo, ou ter impacto na qualidade de sono. Estas condições ao atuarem de forma persistente no organismo, causam o seu envelhecimento de forma mais rápida.

Desidratação

O consumo insuficiente de água ou líquidos contribui para um envelhecimento mais acelerado, porque a água é essencial para os processos de metabolismo do corpo como a respiração, por exemplo.

Imunidade baixa

A falta de resistência imunitária favorece o aparecimento de infeções e inflamações no corpo que provocam doenças, o que não aconteceria se o sistema imunitário estivesse a funcionar em pleno. Este stress no organismo contribui também para o envelhecimento.

Sedentarismo e excesso de exercício

Os dois extremos com total ausência ou excesso de exercício físico leva a uma produção acentuada de radicais livres no organismo, que causam o envelhecimento.

Posturas físicas inadequadas

Além de serem prejudiciais à saúde, as alterações inadequadas da postura também interferem na aparência, levando as pessoas a parecerem mais velhas.

Como prevenir o envelhecimento precoce?

Protetor solar

Usar protetor solar com, pelo menos, um fator de proteção 30 todos os dias, é uma das armas mais eficazes para combater o envelhecimento da pele da cara e do corpo também. 

Associar ao protetor, a limpeza do rosto todos os dias antes de dormir é também um fator importante. O rosto deve ser lavado duas vezes por dia com água morna e um produto de limpeza suave.

Hábitos de sono

é importante estabelecer uma rotina, hábitos de sono e horários consistentes para dormir. Dormir é essencial para a regeneração do organismo e para manter a saúde dos órgãos.

Alimentação saudável e equilibrada

Uma dieta equilibrada com muitas frutas e legumes assegura a nutrição necessária para a produção e regeneração celular, tão importante para retardar o envelhecimento.

Hidratação

É essencial consumir 2 a 3 litros de água por dia ou de acordo com a necessidade, para garantir a hidratação e o bom funcionamento do corpo.

Manter uma atividade física

A prática de exercício diariamente ajuda a circulação sanguínea e a manter o corpo tonificado.

Evitar o consumo de tabaco e álcool

Desta forma, evita-se que as toxinas do fumo afetem a pele e os pulmões e evitar o esforço extra do organismo para eliminar o álcool.

Gestão do stress

As técnicas de relaxamento ou prática de atividades como o yoga, meditação ou caminhadas na natureza, ajudam a lidar com as situações de stress e a manter o corpo jovem durante mais tempo.

Conclusão

Estas são algumas das práticas que, pelo menos, podem ser controladas, num processo que por si só tem pouco de controlável. Envelhecer é um processo inevitável, mas quanto mais tarde chegar, melhor será para o bem-estar geral e para a qualidade de vida.

O processo de envelhecimento não se pode evitar completamente, mas na Mais Que Cuidar encontra uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano, e apoio domiciliário e serviços de fisioterapia ou enfermagem, que podem ajudar a lidar melhor com a velhice.

Juntos Cuidamos melhor!

Referências:

Healthline.com

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225