Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Aulas de exercício físico podem reduzir a solidão na idade avançada

Exercício fisico pode reduzir solidão

De acordo com o estudo publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry e executado no Hospital Cedars-Sinai, adultos de idade avançada que frequentaram aulas de exercícios físicos tiveram uma redução no seu isolamento social e na solidão.

O estudo foi realizado antes do início da pandemia, no entanto os participantes continuaram a ter as aulas, mas em formato digital quando se encontravam em confinamento. Os resultados do estudo não mostraram qualquer diferença entre as aulas presenciais e as aulas online.

As pessoas idosas correm o risco de desenvolver problemas de saúde graves ou mesmo a morte, se não tiverem conexões sociais, ou se sentirem sozinhos. A solidão está associada a altos níveis de depressão, ansiedade e mesmo suicídio. Estima-se que a solidão possa ter um impacto na saúde de uma pessoa idosa, equivalente ao consumo de 15 cigarros por dia.

A solidão e o isolamento social são duas situações que afetam profundamente as pessoas mais velhas um pouco por todo o mundo. Mas, não há muitos estudos que se debruçam sobre formas mais eficientes de estimular a conexão social entre os indivíduos seniores.

Os investigadores recrutaram participantes para o seu estudo em grupos locais de cidadãos com idades superiores a 50 anos, que frequentavam aulas de exercício físico e gestão de saúde na zona de Los Angeles, nos Estados Unidos. No estudo, participaram 382 pessoas com idades entre os 52 e os 104 anos, entre julho de 2018 e março de 2019.

Todos os participantes foram assistidos por um especialista em saúde que, de acordo com as suas necessidades, os ajudou a escolher um dos 4 cursos que, suportados por evidência de estudos anteriores, contribuem para melhorar aspetos da saúde individual: exercícios para a artrite, fitness, Tai Chi para a artrose e autogestão da doença crónica.

Os cursos com exercícios foram os mais escolhidos e os participantes tiveram que participar em pelo menos uma aula, para poderem ser admitidos no estudo.

Foram também preenchidos questionários pelos participantes, sobre relações sociais e solidão antes do início do estudo e ao fim de seis meses. Depois de seis meses os investigadores descobriram que se tinha verificado uma diminuição de 6.9% na solidão reportada e uma melhoria de 3.3% nas relações sociais, depois de ajustadas as variáveis de idade, género e outras caraterísticas.

Quando as aulas passaram a ser online, apenas 59 participantes se mantiveram nos cursos, mas não se verificou qualquer alteração estatística significativa nos valores de solidão ou isolamento social.

Referências:

Allison Moser Mays, Sungjin Kim, Katrina Rosales, Tam Au, Sonja Rosen. The Leveraging Exercise to Age in Place (LEAP) Study: Engaging Older Adults in Community-Based Exercise Classes to Impact Loneliness and Social Isolation. The American Journal of Geriatric Psychiatry, 2020; DOI: 10.1016/j.jagp.2020.10.006

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou deste artigo? Foi útil? Deixe o seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars