Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Aulas de exercício físico podem reduzir a solidão na idade avançada

Exercício fisico pode reduzir solidão

De acordo com o estudo publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry e executado no Hospital Cedars-Sinai, adultos de idade avançada que frequentaram aulas de exercícios físicos tiveram uma redução no seu isolamento social e na solidão.

O estudo foi realizado antes do início da pandemia, no entanto os participantes continuaram a ter as aulas, mas em formato digital quando se encontravam em confinamento. Os resultados do estudo não mostraram qualquer diferença entre as aulas presenciais e as aulas online.

As pessoas idosas correm o risco de desenvolver problemas de saúde graves ou mesmo a morte, se não tiverem conexões sociais, ou se sentirem sozinhos. A solidão está associada a altos níveis de depressão, ansiedade e mesmo suicídio. Estima-se que a solidão possa ter um impacto na saúde de uma pessoa idosa, equivalente ao consumo de 15 cigarros por dia.

A solidão e o isolamento social são duas situações que afetam profundamente as pessoas mais velhas um pouco por todo o mundo. Mas, não há muitos estudos que se debruçam sobre formas mais eficientes de estimular a conexão social entre os indivíduos seniores.

Os investigadores recrutaram participantes para o seu estudo em grupos locais de cidadãos com idades superiores a 50 anos, que frequentavam aulas de exercício físico e gestão de saúde na zona de Los Angeles, nos Estados Unidos. No estudo, participaram 382 pessoas com idades entre os 52 e os 104 anos, entre julho de 2018 e março de 2019.

Todos os participantes foram assistidos por um especialista em saúde que, de acordo com as suas necessidades, os ajudou a escolher um dos 4 cursos que, suportados por evidência de estudos anteriores, contribuem para melhorar aspetos da saúde individual: exercícios para a artrite, fitness, Tai Chi para a artrose e autogestão da doença crónica.

Os cursos com exercícios foram os mais escolhidos e os participantes tiveram que participar em pelo menos uma aula, para poderem ser admitidos no estudo.

Foram também preenchidos questionários pelos participantes, sobre relações sociais e solidão antes do início do estudo e ao fim de seis meses. Depois de seis meses os investigadores descobriram que se tinha verificado uma diminuição de 6.9% na solidão reportada e uma melhoria de 3.3% nas relações sociais, depois de ajustadas as variáveis de idade, género e outras caraterísticas.

Quando as aulas passaram a ser online, apenas 59 participantes se mantiveram nos cursos, mas não se verificou qualquer alteração estatística significativa nos valores de solidão ou isolamento social.

Referências:

Allison Moser Mays, Sungjin Kim, Katrina Rosales, Tam Au, Sonja Rosen. The Leveraging Exercise to Age in Place (LEAP) Study: Engaging Older Adults in Community-Based Exercise Classes to Impact Loneliness and Social Isolation. The American Journal of Geriatric Psychiatry, 2020; DOI: 10.1016/j.jagp.2020.10.006

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225