Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Ortoprotesia: o que é e para que serve?

Ortoprotesia: o que é e para que serve?

O envelhecimento da população e as doenças relacionadas com o estilo de vida, tais como diabetes e a doença vascular periférica, aumentaram a prevalência de amputações de pernas ou outros membros em todo o mundo.

Ao longo do tempo, muitos outros dispositivos foram também criados para substituir os membros fisiológicos e devolver a autonomia, como as cadeiras de rodas, ortóteses e próteses ortopédicas.

Uma amputação geralmente apresenta grandes desafios físicos e psicossociais que influenciam profundamente a pessoa em causa. A redução da qualidade de vida, níveis significativamente mais elevados de isolamento social, depressão, e stress pós-traumático são comuns, sobretudo no primeiro ano após a amputação.

Além disso, a amputação inclui também um outro aspeto que se liga à limitação do espaço de ação e perda de liberdade entendida como uma exclusão da vida, por parte da pessoa amputada.

A utilização de uma prótese é uma componente chave do processo de reabilitação de pessoas com amputação dos membros inferiores.

Vários estudos mostraram uma ligação direta entre as capacidades locomotoras com próteses e o aumento dos níveis de autonomia, autoestima, e melhoria da vida social.

Porém, cada caso é um caso e é necessário encontrar dispositivos específicos ajustados às necessidades individuais. A ortoprotesia tem, assim, um papel importante neste processo.

O que é a ortoprotesia

A Ortoprotesia faz a avaliação de indivíduos com problemas motores ou posturais, com a finalidade de conceber e aplicar dispositivos necessários e mais adequados à correção do aparelho locomotor.

Pode também fazer a sua substituição no caso das amputações.

A função do técnico de ortoprotesia é construir, adaptar e aplicar próteses e ortóteses a indivíduos com amputação, ausência por malformação congénita dos membros ou deficiência funcional total ou parcial do sistema neuro-músculo-esquelético.

As ortóteses e as próteses ortopédicas auxiliam as pessoas a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia-a-dia.

A ortótese é um dispositivo externo com o objetivo de modificar as condições estruturais e funcionais do esqueleto ou do sistema neuromuscular, substituindo parcial ou totalmente parte do membro em falta ou afetado.

A ortoprotesia combina a função protética com a ortotética. A função protética equilibra o défice de comprimento do membro inferior compensando de forma estética a malformação da estrutura ou a lesão e normalizando a marcha.

A função ortotética baseia-se em apoiar e orientar a articulação do joelho. São as ortóteses que facilitam a caminhada servindo de apoio ao membro afetado.

Para que serve a ortoprotesia?

A ortoprotesia pode ser aplicada em muitas situações clínicas e em diferentes graus de deficiência ou problemas de mobilidade.

Pode ser aplicada em:

Malformações congénitas

Quando há encurtamento das extremidades, musculatura inadequada ou ausente, extremidade mal alinhada, articulações instáveis bem como falta de ossos e articulações intermédias.

Doenças neuromusculares

Nos casos de poliomielite ou outras doenças.

Traumatismos

Quando existem deformações ou problemas na cartilagem em crescimento.

Doenças sistémicas

Doença que provoca alterações ou atrasos no crescimento dos ossos, como a doença de Odlier, por exemplo.

Cada ortótese ou prótese é feita em função da malformação específica apresentada pelo indivíduo e deve ser fácil de usar ou manusear pela pessoa.

O que faz a ortoprotesia?

Uma das principais funções da ortoprotesia é tirar as medidas e traçados necessários para proceder à conceção das próteses e ortóteses conforme a prescrição efetuada pelo médico.

Dentre as diversas próteses e ortóteses que podem ser concebidas estão:

Quais os materiais usados na ortoprotesia?

No início do século XX, as próteses e ortóteses eram feitas principalmente em metal, madeira, couro e tecido.

Com o avanço da tecnologia foi possível começar a utilizar componentes mais leves e resistentes.

 A utilização de termoplásticos na Ortoprotesia permitiu o aumento da durabilidade e a melhoria da estética.

Atualmente existem inúmeros materiais específicos para o fabrico de próteses e ortóteses, embora elementos anteriormente utilizados ainda continuem a ser aplicados.

Os materiais utilizados hoje em dia são bastante diversificados, tais como o couro, silicone, metais, termoplásticos, espumas, resinas e polímeros viscoelásticos, que são combinados com conhecimentos de anatomia e fisiologia, fisiopatologia, biomecânica e engenharia.

As ortóteses são geralmente produtos feitos à medida, produtos semiacabados ou produtos acabados.

Os produtos feitos à medida são fabricados individualmente. Os produtos semiacabados são utilizados para um fornecimento rápido no caso de doenças que ocorrem frequentemente. São fabricados industrialmente e podem ser adaptados às condições anatómicas do corpo.

Os produtos semiacabados e os produtos feitos à medida são utilizados em cuidados a longo prazo. Os produtos acabados são ortóteses ou ligaduras de curto prazo durante uma duração limitada da terapia e são fabricados industrialmente.

Tradicionalmente as ortóteses eram fabricadas seguindo um traçado da extremidade com medidas para ajudar a criar um dispositivo adaptado.

Com a introdução do plástico e de outros materiais, tais como compósitos de fibra de carbono e fibras de aramida como material de escolha para a construção, foi necessário criar um molde de gesso previamente. Este método é ainda largamente utilizado em toda a indústria.

Com a introdução de materiais compostos feitos de materiais de fibra de carbono e fibras de aramida incorporadas numa matriz de resina epóxi, o peso das ortóteses modernas é extremamente reduzido.

Com esta técnica, estes dispositivos podem atingir a rigidez perfeita nas áreas onde é necessário, como por exemplo, na ligação entre o tornozelo e a articulação do joelho, e nas áreas flexíveis onde a flexibilidade é necessária, como por exemplo no pé.

Atualmente, as máquinas de impressão 3D são utilizadas no fabrico de ortóteses, onde são usados vários tipos de materiais, incluindo termoplásticos, fibra de carbono, metais, elásticos, tecido ou uma combinação de materiais semelhantes.

Alguns aparelhos são mais específicos e requerem uma prescrição de um médico, que se ajustará à ortótese de acordo com as necessidades da pessoa afetada.

Os aparelhos de venda livre estão disponíveis em vários tamanhos. Utilizam mecanismos deslizantes e velcro, que os ajudam a se manterem firmemente no lugar.

Qual é a diferença entre ortóteses e próteses?

As próteses e as ortóteses têm funções diferentes e correspondem a necessidades específicas.

Ortóteses

As ortóteses são aparelhos provisórios que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo.

Auxiliam nas funções de um membro, órgão ou tecido para evitar deformidade e compensar problemas relacionados com a função que foram causadas por acidentes ou problemas de saúde.

O seu principal objetivo é dar assistência mecânica ou ortopédica à pessoa afetada.

As ortóteses podem apresentar diferentes características:

Externas

Podem ser bengalas, muletas, colares cervicais, andadores, coletes, aparelhos auditivos, lentes de contato, aparelhos ortodônticos, palmilhas ortopédicas ou joelheiras.

Internas

Podem ser instrumentos para estabilizar a coluna, bombas de infusão entre outros.

Ortótese Dinâmica

Estas ortóteses podem ser confundidas com próteses. Permitem a mobilidade controlada de articulações específicas através da aplicação de tração, que atua guiando o movimento e restringindo algumas ações.

Geralmente a ortótese é feita através de encomendada por medida e seu uso pode ser definitivo ou temporário.

Próteses

As próteses são dispositivos que desempenham funções motoras semelhantes a um membro que foi amputado.

São peças artificiais usadas como substitutas de membros, órgãos, tecidos e articulações do corpo que tiveram que ser amputadas ou não funcionam ​​devidamente. Um exemplo de uma prótese é o implante dentário, em que o dente natural é substituído por um artificial.

Existem diferentes tipos de próteses:

Externas

 Como por exemplo, perna mecânica, dentaduras, prótese mamária, entre outras.

Internas

Tais como, prótese articular, coração artificial, válvula cardíaca, ligamento artificial.

Os materiais mais utilizados para fabricar as próteses ortopédicas são:

Prótese exoesquelética

É feita em resina, PVC, fibra de carbono ou polipropileno, podendo ser oca ou não.

Prótese endoesquelética

Também conhecida como modular e pode ser feita em alumínio, aço, titânio ou fibra de carbono.

Além de promover uma melhora em atividades diárias, as próteses também podem ser usadas para fins estéticos.

As próteses são geralmente utilizadas em qualquer nível de amputação, quer seja a membros superiores ou inferiores. Por outro lado, a maioria das ortóteses, são utilizadas como auxílio dos membros superiores.

Enquanto a prótese substitui um membro que foi retirado, a ortótese serve como suporte a um membro e ajuda a aumentar, manter ou recuperar a mobilidade nas pessoas que apresentam deficiências ou limitações físicas.

Tipos de ortótoses?

As ortóteses são agrupadas de acordo com a sua função. Existem ortóteses para paralisia, de alívio e outros dispositivos.

Estes aparelhos são classificados em classes de quatro áreas corporais de acordo com um sistema de classificação internacional.

Existem as ortóteses das extremidades inferiores, das extremidades superiores, para o tronco ou da coluna vertebral, e ortóteses para a cabeça.

Segundo a terminologia do padrão internacional, as ortóteses são classificadas por um acrónimo que descreve as articulações anatómicas que contêm.

Por exemplo, uma ortótese para o joelho-pé-canela, atravessa a articulação do joelho, o tornozelo e o pé. Uma ortótese espinhal afeta a coluna torácica, a coluna lombar e o sacro.

A transição de uma ortótese para uma prótese pode ser fluida, dado que compensar a diferença de comprimento equivale a substituir uma parte em falta de um membro.

Tipos de próteses

Uma prótese ou implante protético é um dispositivo artificial que substitui uma parte do corpo em falta, que pode ser perdida devido a trauma, doença, ou uma alteração congénita que surge no nascimento.

As próteses destinam-se a restaurar as funções normais da parte do corpo em falta.

A reabilitação dos amputados é coordenada principalmente por um fisiatra como parte de uma equipa interdisciplinar composta por fisiatras, próteses, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

As próteses podem ser criadas manualmente ou através de um desenho assistido por computador (CAD), com uma interface de software que ajuda os criadores a conceber e analisar o dispositivo com gráficos 2D e 3D gerados por computador, bem como ferramentas de análise e otimização.

A prótese deve ser concebida e montada de acordo com a aparência e as necessidades funcionais da pessoa.

Por exemplo, uma pessoa pode precisar de uma prótese transradial, mas a pessoa deve escolher entre um dispositivo funcional estético, um dispositivo bioelétrico, um dispositivo movido pelo corpo, ou um dispositivo específico para a sua atividade.

Os objetivos para o seu futuro e as capacidades financeiras da pessoa vão determinar a escolha entre um ou mais dispositivos.

As próteses craniofaciais incluem próteses interiores ou exteriores à área bucal. As próteses exteriores orais são ainda divididas em próteses hemifaciais, auriculares, quando aplicadas ao ouvido, nasais, orbitais e oculares.

As próteses internas incluem próteses dentárias como próteses dentárias, obturadores e implantes dentários, outras próteses são as do joelho, do pescoço que inclui a laringe, traqueia e substitutos do esófago superior, entre outras.

As próteses de tronco incluem próteses mamárias que podem ser simples ou bilaterais, dispositivos mamários completos ou próteses de mamilos.

As próteses para o pénis são utilizadas para tratar disfunções erécteis, corrigir deformidades penianas, realizar faloplastias, e construir um novo pénis em cirurgias de mudança de sexo entre mulheres e homens.

Próteses de membros

Os membros protéticos incluem próteses de membros superiores e inferiores.

As próteses de membros superiores são utilizadas em diferentes níveis de amputação:

  • quarto dianteiro
  • desarticulação do ombro
  • prótese transumeral
  • desarticulação do cotovelo
  •  prótese transradial
  • desarticulação do pulso
  • mão completa, mão parcial, dedo, dedo parcial

Uma prótese transradial é um membro artificial que substitui um braço em falta abaixo do cotovelo.

As próteses de membros superiores podem ser classificadas em três categorias principais:

  • dispositivos passivos
  • dispositivos alimentados pelo corpo
  • dispositivos alimentados externamente

Os dispositivos passivos podem ser mãos passivas, que são principalmente utilizados para fins cosméticos, ou ferramentas passivas, que são principalmente utilizadas para atividades específicas, quer sejam de lazer ou de caráter profissional.

Um dispositivo passivo pode ser estático, o que significa que o dispositivo não tem partes móveis, ou pode ser ajustável, o que significa que a sua configuração pode ser ajustada.

Estes dispositivos passivos são muito úteis em tarefas onde são necessárias ambas as mãos, que requerem fixação ou apoio de um objeto, ou para a gesticulação na interação social.

De acordo com dados científicos, um terço dos amputados de membros superiores em todo o mundo utilizam uma prótese de mão passiva. Os membros do corpo alimentados por cabo ou acionados por cabo funcionam ligando um arnês e um cabo à volta do ombro oposto do braço danificado.

A terceira categoria de dispositivos protéticos disponíveis são os braços mioelétricos. Estes funcionam através da deteção, através de elétrodos, quando os músculos do braço se movem, o que provoca a abertura ou o fecho de uma mão artificial.

As próteses dos membros inferiores proporcionam substituições a diferentes níveis de amputação. Estes incluem desarticulação da anca, prótese transfemoral, desarticulação do joelho, prótese transtibial, pé, pé parcial e amputação do dedo do pé.

Quais os benefícios?

Antes de considerar o uso de ortóteses ou próteses, importa perceber quais os benefícios da utilização destes dispositivos.

Ortóteses

Proporcionam apoio para os pés para que o resto do corpo

A ortoprotesia ajuda a suportar 26 ossos e mais de 100 músculos em cada um dos pés. Por sua vez, os pés são a base que suporta e protege todos os outros músculos, ossos e articulações do corpo.

As ortóteses feitas à medida apoiam os três arcos anatómicos dos pés. Quando estes três arcos são apoiados e posicionados, passam a ter uma base sólida.

Dor nos pés

Evita a pressão que causa stress noutras partes do corpo. Muito frequentemente as pessoas têm arcos colapsados.

Algumas têm apenas um pouco de colapso e outras têm um colapso total com pés chatos.

Isto provoca alterações nos pés, fazendo com que o tornozelo caia para dentro e para baixo em direção ao chão na linha média do corpo.

Este processo está relacionado com o stress nos joelhos, ancas, na zona lombar e nos pés. O uso de ortóteses personalizadas corrige este problema.

Suporte de arco que mantém o corpo equilibrado

Algumas pessoas têm arcos muito altos nos pés ou alterações em que o tornozelo se inclina para fora e para baixo em direção ao chão do exterior do corpo.

Esta posição pode também colocar tensão nas articulações do corpo, levando a que as pessoas se sintam melhor quando têm algum apoio. As ortóteses feitas à medida ajudam o pé a estar numa posição mais anatomicamente correta.

Aumento do desempenho atlético

A ortoprotesia personalizada pode melhorar o desempenho atlético. E os atletas que usam apoios ortopédicos têm um menor risco de lesões.

A ajuda de ortóteses pode:

  • Aumentar a capacidade de salto vertical
  • Aumentar a força
  • Melhorar o equilíbrio
  • Melhorar o reconhecimento da localização espacial do corpo

Os apoios dos pés ou dos membros inferiores, trazem um melhor bem-estar, menos dores nos pés, menos dores nas costas, menos cansaço nas pernas.

As ortóteses personalizadas são mais confortáveis, porque são feitas de forma ajustada à anatomia e caraterísticas pessoais do indivíduo.

Próteses

Uma prótese é um membro artificial que substitui uma parte do corpo em falta. O seu objetivo principal é substituir o máximo possível de função do membro original.

No mínimo, uma prótese deve ajudar um amputado a realizar as atividades diárias necessárias, tais como comer, caminhar e poder vestir-se sozinho, sem a sensação de limitação ou incapacidade.

A tecnologia está continuamente a melhorar, e com os últimos avanços protéticos, as pessoas podem agora fazer quase tudo o que podiam fazer antes de perderem o membro.

Existem muitos exemplos em que amputados com próteses adaptadas melhoraram a sua qualidade de vida e alcançaram enorme sucesso ao alcançar os seus objetivos como correr maratonas e escalar montanhas.

Mas, o mais importante é a melhoria da qualidade de vida e a recuperação da autonomia e independência o mais possível aproximada da que existia antes da perda do membro.  O que tem efeitos consideráveis na autoestima e saúde em geral da pessoa amputada.

Conclusão

As ortóteses do pé feitas à medida podem ajudar a aliviar condições dolorosas e debilitantes da parte inferior das costas, anca, joelho, membro inferior e pé ou complicações relacionadas com condições de saúde como diabetes e artrite.

Podem também ajudar a melhorar o equilíbrio e a acomodar deformidades do pé que são herdadas ou que resultam de lesões.

Após uma amputação do membro inferior, uma prótese pode ajudar a viver a vida ao máximo se a pessoa se mantiver ativa e utilizar a sua prótese como uma ajuda à sua atividade.

Embora uma prótese de membro inferior nunca seja um substituto total de um membro em falta, a tecnologia tornou estes dispositivos incrivelmente avançados.

Os amputados de hoje são muitas vezes capazes de regressar a muitas das tarefas e atividades que faziam antes de sofrerem a amputação.

As próteses de membros inferiores para amputados abrem um novo mundo para aqueles que as usam. Uma prótese de alta qualidade pode proporcionar funcionalidade, maneabilidade e, acima de tudo, esperança.

O processo a seguir à remoção do membro implica muito stress emocional e físico, e uma prótese pode ser uma grande ajuda para aliviar estas pressões.

A chave para uma transição bem-sucedida para a fase seguinte da vida implica também trabalhar com os profissionais de saúde que constituem a equipa de apoio e recuperação.

A ortoprotesia permite oferecer uma via de saída para estas situações mais difíceis, proporcionando soluções específicas e ajustadas à anatomia e às necessidades de cada pessoa.

Ao fazer o diagnóstico individualizado, contempla também a intervenção no espaço físico, social e profissional, a fim de facilitar o estudo, aconselhamento e adaptação de ajudas técnicas, para que seja possível adaptar locais de trabalho, reduzir ou eliminar barreiras físicas e arquitetónicas de acordo com a deficiência ou limitação existente.

A ortoprotesia tem assim a capacidade de intervenção ao nível da prevenção e promoção da saúde a vários níveis.

Juntos Cuidamos Melhor!

Nos centros Mais Que Cuidar está à sua disposição uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto a quem sofre de arritmias ou problemas cardíacos, disponibilizando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade encontram as melhores soluções para a cada caso específico. Temos também disponível uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano e o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.

Referências:

  • International Society for Prosthetics and Orthotics
  • Associação Portuguesa de Ortoprotesia e Indústria Ortopédica (APOIO)

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua Salgueiro Maia n 21 D
2805-323
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional