Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Atividades agradáveis para idosos com mobilidade limitada

Atividades agradáveis para idosos com mobilidade limitada

A mobilidade diminui naturalmente à medida que envelhecemos, mas quando o processo começa e a velocidade a que decorre varia de pessoa para pessoa.

Por exemplo, alguns idosos perdem lentamente a mobilidade à medida que envelhecem, mas outros podem sofrer uma perda abrupta devido a um acidente vascular cerebral, queda, demência ou outra situação.

Desta forma, a limitação na mobilidade faz com que seja difícil para os idosos participarem em muitas atividades como antes.

Embora existam muitos dispositivos de assistência à mobilidade, estes nem sempre são suficientes para aliviar o desconforto físico e mental causado pelas limitações corporais.

Mas, mesmo com perda de movimento, muitas atividades podem promover o bem-estar mental, físico e social.

Manter uma ocupação, seja a fazer exercício ou a aprender um novo passatempo, pode melhorar o estado de humor e aliviar os sintomas de depressão ou isolamento social.

Existem atividades simples que podem ser realizadas em espaços interiores, por exemplo, que podem ser mais úteis para idosos com mobilidade reduzida e ajudar a recuperar algum bem-estar.

Atividades para idosos com mobilidade reduzida

Estes são apenas alguns exemplos de atividades simples que se podem realizar dentro ou fora de casa e que possibilitam ultrapassar alguns dos limites impostos pela redução na mobilidade.

Leitura

A leitura é uma atividade agradável para os idosos, desde que tenham as condições de saúde que o permitam. É também uma forma divertida de passar o tempo e de manter o cérebro ocupado.

Esta atividade pode ainda melhorar a memória, reduzir o stress, melhorar o sono e retardar o declínio cognitivo.

Quer o idoso goste de ler livros físicos, revistas, utilizar um leitor eletrónico ou ouvir audiolivros, pode mergulhar numa história bem contada, ver fotografias ou aprender algo novo sobre um novo tópico que considere interessante.

Organizar um grupo para um clube do livro entre amigos é outra forma de os idosos lerem e de socializarem.

Explorar diferentes tipos de passatempos

Os passatempos são uma excelente forma de ocupar os idosos com mobilidade reduzida.

As atividades que não requerem grandes deslocações e podem ser passatempos incluem cozinhar, fazer bolos, observar pássaros, tricotar, fazer croché, jardinagem interior ou em recipientes, tocar um instrumento musical ou aprender uma língua.

Pode ser também uma boa oportunidade para aprender algo novo, porque talvez existam passatempos ou interesses que nunca tiveram oportunidade de explorar antes.

Aprender é também uma excelente forma de manter a mente ativa e evitar o tédio.

Fazer exercício físico regularmente

Mesmo que o idoso não tenha muita mobilidade, pode fazer exercícios para movimentar o corpo.

Sentado ou de pé, o idoso pode obter benefícios para a saúde e para o estado de humor, especialmente com exercícios sentados ou exercícios de ioga numa cadeira, por exemplo.

Existem também rotinas de exercício que podem ser feitas utilizando um andarilho para estabilidade ou apenas focadas nos pés e tornozelos para reduzir o inchaço.

Exercícios numa cadeira

A atividade física é importante, mesmo para quem tem problemas de mobilidade. No entanto, ir ao ginásio para um treino ou a uma aula de exercício em grupo pode ser um desafio.

Mas, existem muitos exercícios de baixa intensidade que podem ser feitos no conforto da própria casa ou até mesmo numa cadeira. Para bem da sua saúde, os idosos devem manter uma atividade física regular.

A prática regular de exercício físico pode tornar-se ainda mais importante na velhice, para fortalecer os ossos e os músculos, para proteger contra fraturas e lesões, melhorar a coordenação entre as mãos e os olhos e manter a mente e o corpo saudáveis em geral.

Os exercícios numa cadeira são atividades agradáveis para os idosos que vivem com mobilidade limitada ou restrita, ou mesmo para os que vivem com demência, uma vez que são de baixo risco e podem ajuda a manter a saúde.

Desde os alongamentos e o treino de força até ao trabalho cardiovascular, os exercícios numa cadeira podem exercitar o corpo todo.

Estimular a criatividade

Desenvolver lado criativo é outra forma divertida de os idosos passarem o tempo, além disso, ser criativo também traz benefícios para a saúde. Desenhar, colorir, pintar e esculpir são formas de usar a criatividade.

Alguns projetos divertidos podem incluir a criação de álbuns de recortes, a organização de álbuns de fotografias de família ou a criação de um livro de receitas de família.

As atividades criativas podem ser uma forma de estimulação cognitiva e ajudar as pessoas que lutam contra doenças crónicas a diminuir as emoções negativas e a aumentar as positivas, a reduzir o stress e a ansiedade e a melhorar os resultados dos exames médicos.

Passar algum tempo ao ar livre

Sair de casa para passar algum tempo na natureza é relaxante e um ótimo estímulo para o estado de humor.

Mesmo que a mobilidade limitada signifique que o idoso só pode ficar num alpendre ou sentar-se junto a uma grande janela, apanhar ar fresco ou ver a paisagem é uma excelente atividade diária.

Visitas familiares

Pedir à família ou aos amigos que tenham bebés ou animais de estimação para os visitar é outra forma de proporcionar aos idosos bons momentos.

Quase toda a gente se anima na presença de crianças pequenas. E brincar com animais de estimação é outra forma segura de obter alegria e reduzir o stress.

Jogos

Os jogos e os puzzles são uma fonte de diversão. A diversidade é muita, como jogos clássicos, jogos de cartas, puzzles ou palavras cruzadas. A maioria dos jogos pode ser jogada em grupos ou individualmente, para passar tempo de qualidade em conjunto e individualmente.

Costura, trabalhos manuais

A costura e as artes e ofícios são atividades muito populares entre os idosos, especialmente entre os que têm mobilidade reduzida.

Este tipo de atividades pode ser facilmente realizadas em casa, mas também pode ser muito divertido para fazer com os familiares, especialmente com as crianças mais novas que gostam de se envolver em projetos de artesanato ou jogar jogos e puzzles.

Podem ser atividades com baixo custo e, os projetos de artes e ofícios podem ser ótimos presentes depois de terminados.

Desde costurar roupas de bonecas a bordar almofadas e lembranças, decorações artesanais, fazer álbuns de recortes ou crochet, existem inúmeras formas de criar coisas em casa, independentemente do nível de mobilidade.

Podem encontrar-se online uma enorme variedade de ideias de trabalhos manuais para idosos, incluindo os que têm mobilidade ou destreza limitadas.

Filmes, programas de televisão ou música

Ver televisão todo o dia, todos os dias, não é um passatempo saudável, mas um filme ou alguns programas de televisão podem ser uma parte agradável do dia ou da semana. Ver televisão pode até ser articulado com um passatempo.

Por exemplo, o idoso pode estar interessado em ver um documentário sobre um tema que está a aprender. Ou então, canais de televisão mais específicos podem inspirar novas receitas para experimentar ou destinos de viagem para conhecer.

Ouvir ou cantar música é outra atividade excelente. A música tem o poder de reduzir o stress, a ansiedade e a dor. Também melhora a função imunitária e o sono, além de ajudar a memória.

Fazer voluntariado

Mesmo que o idoso não tenha muita mobilidade ou não possa sair de casa, pode, ainda assim, contribuir para a comunidade. Esta é uma excelente forma de se manter empenhado e de ter um sentido de objetivo e de realização.

instituições de caridade, hospitais ou organizações religiosas locais podem ter algum projeto para o qual o idoso possa contribuir.

As atividades podem ser muito variadas como tricotar ou fazer croché em cobertores ou gorros, criar cobertores sem costura ou ajudar a montar pacotes de cuidados, ajudar com o Banco Alimentar, entre tantas outras.

Cozinhar e fazer bolos

Cozinhar e fazer bolos pode ser muito divertido e muito apreciado por pessoas com mobilidade reduzida.

Para preparar uma cozinha para ser utilizada por uma pessoa com mobilidade reduzida, são necessários alguns ajustes simples, incluindo manter os ingredientes a uma altura acessível e certificar-se de que as panelas, frigideiras e utensílios estão ao alcance da mão.

Para quem tem dificuldade em manter-se de pé durante longos períodos de tempo, alcançar a placa de fogão pode ser um pouco complicado. Nesse caso, a cozedura no forno pode ser uma opção mais acessível. Existem inúmeras ideias de receitas que podem ser encontradas online, tanto para cozinhar como para fazer bolos ou biscoitos.

Brincar com animais de estimação

Os animais de estimação são uma fonte de alegria para muitas pessoas e podem ser companheiros valiosos numa idade mais avançada.

As pessoas que têm animais de estimação vivem mais tempo. Os animais de estimação não só oferecem companhia a quem vive com mobilidade reduzida, como também podem ser uma fonte de apoio emocional.

Os animais de apoio treinados podem ajudar as pessoas que vivem com doenças como a epilepsia, a cegueira e até mesmo a ansiedade e a depressão, e em alguns locais os animais podem visitar e interagir com as pessoas, para oferecer companhia e uma atividade divertida.

No caso de o idoso ter um animal de estimação em casa é aconselhável que haja condições de segurança e conforto quer para o idoso quer para o próprio animal.

Conclusão

O envelhecimento traz muitas mudanças, entre elas uma expectável diminuição da mobilidade. Pode mesmo ser uma das caraterísticas mais marcantes do envelhecimento, a falta de mobilidade. Com o avançar da idade tende mesmo a haver uma mobilidade significativamente menor.

Embora esta seja uma manifestação normal do envelhecimento, pode requerer uma adaptação difícil para os idosos outrora independentes.

As atividades para idosos com mobilidade reduzida podem ajudar os idosos a manterem-se ligados e envolvidos com o mundo que os rodeia, reduzindo os efeitos adversos da solidão e do isolamento.

À medida que o corpo começa a envelhecer, surgem frequentemente dores e fadiga que afeta os idosos de forma diferente do que afeta as pessoas mais jovens.

Os tempos de recuperação são, geralmente mais longos e as consequências de manter uma atividade apesar das lesões já existentes tornam-se mais impactantes.

Embora a falta de mobilidade seja uma situação que apresenta diversos desafios, não significa que o idoso tenha de se confinar ao seu espaço e deixar de fazer atividades que possam tornar o tempo mais agradável.

Não é obrigatório viver um estilo de vida sedentário quando envelhecemos. Há muitas atividades que podem ser executadas, quer no interior quer no exterior, mesmo para pessoas com mobilidade limitada ou reduzida.

Há muitas atividades agradáveis que os idosos com mobilidade reduzida podem executar e aproveitar a vida, mantendo algum bem-estar e qualidade de vida.

Os idosos com mobilidade limitada ainda podem fazer coisas tão diferentes como rir, divertirem-se, perder a noção do tempo, esquecer os problemas, continuarem envolvidos com a vida, aprender e experimentar coisas novas, sem ter a necessidade de se deslocarem.

Além disso, podem executar pequenas tarefas ou atividades que os aproximam dos outros, mantendo o convívio social e melhorando o estado de humor.

Há muitas atividades em que os idosos com mobilidade limitada podem participar, quer prefiram fazer as coisas sozinhos ou com amigos e familiares. Não importa quais sejam os seus interesses, há sempre algo em que podem aplicar o seu tempo e ao mesmo tempo obter alguma satisfação.

Neste sentido, cada pessoa é diferente, as pessoas têm diferentes interesses, hobbies e coisas que gostam e não gostam.

Uma das melhores coisas que uma pessoa idosa pode fazer é refletir sobre as atividades de que gostava quando era mais jovem e tinha plena mobilidade e depois tentar descobrir o que é que era mais importante nessas atividades que possa reencontrar de novo com as novas atividades.

Socializar com os outros, estar ao ar livre, ser criativo, são tudo possibilidades. Ao encontrar as razões especificas para cada caso, é, depois, mais fácil encontrar atividades semelhantes que incluem as mesmas coisas, exceto a exigência de mobilidade total.

Independentemente das razões ou das circunstâncias de cada um, o mais importante é respeitar os limites pessoais e ao mesmo tempo aproveitar para ter uma experiência agradável, que possa trazer mais bem-estar e qualidade de vida aos idosos.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

Institute on Aging

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua Salgueiro Maia n 21 D
2805-323
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional