Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Quais são os benefícios das camas articuladas para a saúde dos idosos?

Quais são os benefícios das camas articuladas para a saúde dos idosos?

As camas articuladas são muitas vezes associadas a situações graves de saúde ou de quadros de profunda falta de mobilidade.

Mas estas camas podem ajudar as pessoas que têm doenças crónicas ou também restrições mais leves de mobilidade. Para os idosos, por exemplo podem proporcionar um significativo alívio e maior conforto.

À medida que uma pessoa envelhece, o corpo passa por mudanças dramáticas, incluindo diminuição da densidade óssea, diminuição da força muscular e diminuição dos níveis de oxigénio.

Algumas destas mudanças podem incomodar e reduzir a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

Por esta razão ter cuidado com a forma e qualidade com que as pessoas idosas dormem e descansam, é muito importante para garantir uma maior qualidade de vida.

Estruturas de cama articuladas e ajustáveis são uma das melhores formas de obter uma noite de sono mais descansada e confortável. Nesta situação há também uma maior probabilidade de obter uma melhor saúde em geral.

Benefícios para a saúde

Os benefícios de uma cama articulada não se limitam apenas a questões de sono e conforto, podendo ter um impacto mais abrangente no bem-estar geral e na saúde dos idosos.

Estes são alguns dos benefícios:

Alívio das dores

Muitos idosos queixam-se de dores debilitantes nas costas devido à osteoartrite, estenose espinal, ou a degeneração das articulações da coluna lombar.

Uma cama articulada e ajustável pode ajudar estas pessoas idosas a elevar a cabeça e pés para uma posição que atenua a dor crónica.

Dormir numa cama articulada, pode aliviar uma quantidade significativa de pressão na zona lombar.

Se o idoso tiver osteoporose, a cama articulada poderá ser útil, uma vez que promoverá uma melhor postura. Além disso, ajudará a reduzir a tensão exercida sobre as ancas e os ombros.

Como o idoso utiliza uma cama articulada para reduzir a dor, não será necessário empilhar almofadas debaixo da cabeça, pés, ou ancas para obter apoio.

Utilizar almofadas para elevar a cabeça, pode provocar dores no pescoço e dores nas costas, uma vez que são suscetíveis de se moverem e saírem do lugar durante toda a noite, quando o idoso muda de uma posição para outra, o que pode provocar tensão no pescoço e causar dor.

Muitas vezes, a dor nas costas é causada pela dispersão imprópria da pressão ou suporte incorreto para a coluna vertebral. Isto leva a pressão sobre o nervo ciático causando dor nas costas.

As dores nas costas resultam também do envelhecimento porque os discos vertebrais tornam-se mais finos devido à perda de líquido, fazendo com que as vértebras percam o amortecimento.

Umas estruturas de cama ajustáveis permitem aliviar as dores lombares e retirar a pressão da coluna vertebral.

A posição de gravidade zero associada a algumas camas articuladas é concebida para retirar completamente a pressão da coluna vertebral.

Além disso, a dor na parte superior das costas pode ocorrer por compressão do pescoço ou por posições incorretas, resultando em sono desconfortável e dor ao acordar.

Algumas camas articuladas podem proporcionar apoio lombar, um apoio específico apenas para a parte inferior das costas.

Ajuda a evitar o refluxo ácido

Se um idoso tiver refluxo ácido, não deve deitar-se na cama, pois os alimentos não se podem mover facilmente através do esófago, provocando a acumulação de ácido.

Se o médico diagnosticou um idoso com refluxo ácido, deve-se considerar a compra ou aluguer de uma cama articulada que impeça os ácidos estomacais de subir.

Quando a cabeça está levantada pelo menos 12 centímetros, os ácidos do estômago não alcançam o esófago.

Utilizar uma almofada para elevar a cabeça pode não ser uma boa uma estratégia. Se o idoso tiver um sono mais inquieto, a sua almofada pode escorregar e deslizar para fora do lugar, causando mais danos do que benefícios.

Levantar o colchão inteiro utilizando uma cama articulada, é uma melhor estratégia, evitando desta forma que o idoso seja afetado por problemas respiratórios relacionados com o refluxo ácido a meio da noite.

Redução do ressonar

A principal razão pela qual as pessoas ressonam durante a noite é porque a traqueia fecha devido ao peso do pescoço.

Quando isto acontece, o ar não pode passar pela traqueia e ir até aos pulmões com facilidade, pelo que as pessoas a dormir produzem um som alto, indicativo de dificuldades respiratórias.

Quando se levanta a pessoa para uma posição vertical utilizando uma cama articulada, evita-se que o peso do pescoço provoque alguma pressão sobre a traqueia. Desta forma o idoso deixará de ressonar e respira melhor.

Alívio da dor crónica

A cama articulada ajuda as pessoas a reclinar-se numa posição mais conveniente, com base nas necessidades de sono de cada um. Quando se está sentado numa posição confortável, a dor que surge de doenças crónicas como a ciática e a artrite pode ser aliviada.

No entanto, não se deve descurar a ida ao médico para fazer uma melhor gestão das doenças e das dores crónicas, já que a cama só por si não irá eliminar todas as dores.

O médico pode prescrever o melhor tratamento adaptado às necessidades individuais enquanto monitoriza a saúde para verificar sinais de melhoria ou a necessidade de reajustamento.

Melhoria da circulação sanguínea

Quando se levanta a parte superior das costas acima da parte inferior do corpo, pode-se melhorar a circulação sanguínea e até recuperar dos problemas de mobilidade que se possam estar a sentir.

Um exemplo pode ser quando as pernas são afetadas por inchaço ou retenção de líquidos devido a doença, uma cama articulada, que possibilita a alteração de posição do corpo pode ajudar uma pessoa nestas circunstâncias a gerir melhor este sintoma e consequentemente a doença que o provoca.

Posicionar a cama de forma a que a metade inferior do corpo esteja acima do nível do coração enquanto a pessoa dorme, pode ajudar neste processo.

Para as pessoas que têm inchaço devido à retenção de fluidos no corpo ou edema, a elevação do corpo é quase uma obrigação.

O edema é a acumulação de fluido entre as células e os tecidos moles. Por vezes, os médicos aconselham as pessoas com edema a usar uma cama articulada para dormir com as pernas elevadas.

Redução da dor nas articulações e ligamentos

Muitas pessoas em todo o mundo lidam com alguma forma de dor artrítica. As pessoas que vivem com artrite podem encontrar alívio temporário quando utilizam uma cama articulada.

O objetivo do alívio da dor causada pela artrite e outras dores articulares é aliviar a pressão sobre as articulações. A própria doença já causa inflamação, criando sensibilidade e pressão nas articulações, mas a pressão e esforço do dia a dia pode piorar a situação.

As camas articuladas podem ser movidas para muitas posições ergonómicas, ajudando a entrar e sair da cama e ajudando a reduzir a pressão sobre as articulações.

Alívio dos sintomas da apneia do sono

Uma pessoa com apneia obstrutiva do sono deixa de respirar durante curtos períodos de tempo enquanto dorme. Muitas pessoas idosas sofrem de apneia obstrutiva do sono.

A apneia do sono devido a alterações musculares, tais como o relaxamento da língua e outros tecidos, obstruções físicas, fisiologia cerebral ou fechamento impróprio das vias respiratórias pode fazer com que uma pessoa se sinta exausta ou cansada ao acordar e aumenta significativamente o seu risco de doença cardíaca.

Dormir numa posição elevada ajuda a reduzir as ocorrências de apneia do sono ao prevenir o bloqueio das vias aéreas, permitindo que o ar passe mais facilmente pelas vias aéreas e mantendo o sangue a fluir continuamente para os órgãos.

Redução dos surtos de asma

Dormir sobre uma superfície elevada numa cama articulada ajuda a reduzir o gotejamento nasal e pós-nasal.

O gotejamento pós-nasal pode conduzir a muco no peito, o que pode agravar a asma.

As secreções das passagens nasais podem pingar em passagens respiratórias e tornar a respiração mais laboriosa. Isto causa tosse e sibilo durante toda a noite, interrompendo o sono.

Levantar a cabeça enquanto se dorme ou dormir numa posição mais angulada ajuda a reduzir a obstrução das vias respiratórias que leva ao aparecimento de crises de asma.

Ajuda com problemas cardíacos

Os problemas cardíacos podem ser exacerbados quando as pessoas idosas dormem sobre um colchão tradicional com uma armação horizontal.

O coração precisa de manter uma circulação regular de sangue rico em oxigénio que pode tornar-se mais extenuante quando o corpo está deitado num colchão tradicional.

Um colchão tradicional carece de pressão e apoio adequados, portanto, aumentando a carga de trabalho do coração enquanto o corpo está adormecido. Com uma armação ajustável, a circulação é facilitada e o coração trabalha de forma mais eficiente.

O ajuste da posição de sono onde as pernas estão ligeiramente elevadas ajuda em situações de pernas ou pés inchados, com a circulação, o que reduz o inchaço.

A melhoria da circulação ajuda as pessoas com tensão arterial elevada e diabetes a manter níveis sanguíneos mais equilibrados.

Múltiplos níveis de conforto

Por vezes, para ter uma boa noite de descanso resume-se simplesmente a uma questão de conforto.

A possibilidade de posicionar uma estrutura de cama articulada para deitar, e para mover para múltiplas posições e ângulos, permite encontrar uma posição de sono mais confortável.

As estruturas de cama que são ajustáveis oferecem uma posição de gravidade zero, aliviando a pressão da coluna vertebral, mas também uma posição de lazer ótima para ler na cama.

Também é possível ajustar a cama para que se esteja completamente sentado, ou com os pés para cima para ver televisão.

Aumento da acessibilidade

Algumas pessoas têm de permanecer na cama durante longos períodos de tempo, tais como as pessoas que têm incapacidade para andar e as pessoas com problemas de mobilidade.

Embora seja possível fazer algumas coisas enquanto se está deitado num colchão plano tradicional, tentar completar muitas tarefas diárias a partir de uma cama pode ser bastante desconfortável e desafiante.

Uma estrutura de cama articulada e mais ajustável permite realizar determinadas tarefas como escrever, comer, dobrar roupa, enquanto se recebe também o apoio adequado para as costas e pescoço ao longo do dia.

Para as pessoas com movimentos limitados, isto pode ser uma grande ajuda, pois podem sentir-se mais confortáveis, apoiadas e independentes.

Ajuda a melhorar a digestão

Para os idosos que comem perto da hora de dormir ou acordam para comer, deitar-se pode causar a interrupção da digestão.

Dormir sobre uma superfície plana também faz com que os alimentos voltem a subir mais facilmente, resultando em azia e indigestão.

Isto é conhecido como refluxo ou refluxo ácido e pode causar uma sensação de ardor no peito que por vezes pode ser confundida com um problema de coração.

Estar numa posição sentada ou descansar numa posição elevada ajuda a prevenir o refluxo ácido e ajuda na digestão, especialmente enquanto a pessoa está acordada.

Ajuda a melhorar a interação pessoal

Os casais podem, com certas estruturas de cama articuladas e colchões ajustáveis, ajustar o seu próprio lado da cama à sua preferência pessoal por uma posição de sono e ângulo sem perturbar o seu parceiro.

Se os membros do casal tiverem hábitos de sono diferentes, pode ser uma boa solução considerar uma armação de cama ajustável em que cada lado da cama se ajuste individualmente.

Conclusão

Embora as camas articuladas estejam muitas vezes associadas a casos de doença grave ou situações muito debilitantes, podem ter mais benefícios para a saúde do que à primeira vista pode parecer.

Estes dispositivos podem ser especialmente benéficos para os idosos, já que pode assegurar um sono com mais qualidade, ininterrupto e com menos dores durante noite.

Embora a troca do colchão tradicional por uma cama articulada possa parecer trivial ou sem necessidade, os diferentes modelos de camas articuladas podem de facto melhorar a respiração, mitigar os sintomas de refluxo ácido.

Promovendo também um melhor bem-estar para os idosos, aumentando a sua qualidade de vida e proporcionando uma maior segurança.

Juntos Cuidamos Melhor!

Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.

Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta

Referências:

  • Electronic Health Reporter
  • Retirement Living

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional