Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Cadeiras de rodas para idosos: quais os principais benefícios?

Cadeiras de rodas para idosos: quais os principais benefícios?

Para quem pretende adquirir uma cadeira de rodas para um idoso que tem problemas de mobilidade, poderá ser surpreendente a variedade de tamanhos, peso e caraterísticas que as cadeiras de rodas podem apresentar, bem como os seus benefícios.

A cadeira de rodas é um dos mais comuns dispositivos de assistência usados para melhorar a mobilidade pessoal, viver com dignidade e ajudar as pessoas que têm deficiência ou problemas de mobilidade a serem mais funcionais e terem melhor qualidade de vida.

Para alguém que tem geralmente boa mobilidade, mas precisa de uma cadeira de rodas quando se desloca por distâncias mais longas pode escolher uma cadeira de rodas leve básica.

Para outra pessoa com limitações de mobilidade mais severas pode ser mais útil uma cadeira de rodas especial que permita aos cuidadores ajudar facilmente a entrar e sair dela, por exemplo.

Por estas razões é importante ter um conhecimento mais completo sobre os diferentes modelos, características úteis e acessórios, para fazer uma escolha mais adequada a cada situação específica para cada idoso.

Utilizar cadeiras de rodas apropriadas a cada caso específico não só aumenta a mobilidade pessoal, mas também propicia uma participação mais ativa na vida social e profissional.

Para além de ajudar com problemas de mobilidade, uma cadeira de rodas adequada beneficia a saúde física, ajudando na redução de problemas comuns como as feridas de pressão, progressão de deformidades e melhoria da respiração e digestão.

O que é uma cadeira de rodas?

Uma cadeira de rodas é uma cadeira com rodas para ajudar as pessoas a movimentarem-se.

É utilizada por pessoas que têm deficiências que limitam a sua capacidade de andar ou de se deslocarem.

Consiste tipicamente de um assento apoiado em duas rodas grandes fixadas na parte de trás do assento e duas pequenas rodas, ou rodízios, na frente perto dos pés.

Geralmente tem também um sistema de travagem, apoios para os pés e uma almofada.

Existem frequentemente pequenas características adicionais para evitar o tombamento ou para ajudar na subida de lancil.

O utilizador move-se empurrando com as suas mãos barras circulares no exterior das rodas grandes, conhecidos como anéis de mão ou de empurrar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma cadeira de rodas é apropriada quando satisfaz as necessidades da pessoa que a utiliza e das condições do ambiente circundante.

Proporciona um ajuste adequado e apoio postural, é segura e durável, está disponível nas imediações do utilizador e pode ser obtida e mantida a um preço acessível.

Tipos de cadeiras de rodas em geral

Como as cadeiras de rodas são geralmente muito personalizadas para se adaptarem às necessidades individuais de cada utilizador, existe uma grande variedade de modelos de cadeiras de rodas.

Cadeiras de rodas manuais

As cadeiras de rodas manuais são, na sua maioria, impulsionadas pelo utilizador. Outras características, tais como apoios para as pernas, rodas frontais, encostos ajustáveis e controlos podem ser adicionados a um modelo básico.

O tamanho do assento, largura e profundidade, altura do assento em relação ao piso, ângulo do assento em relação ao piso também pode ser modificado.

Utilizadores que têm necessidades muito especificas podem optar por uma cadeira de rodas à medida.

Cadeiras de transferência

As cadeiras manejadas por outra pessoa são concebidas para serem impulsionadas por um assistente utilizando as pegas, e, portanto, as rodas traseiras estão frequentemente sem jantes.

Estas cadeiras são frequentemente utilizadas como cadeiras de transferência e são mais utilizadas dentro de um hospital ou aeroporto para mover uma pessoa com mobilidade reduzida.

Cadeira de estrutura rígida

Uma cadeira de rodas de estrutura rígida é normalmente um tipo de cadeira não dobrável com uma base de apoio sobre a qual a pessoa se senta.

Em alguns modelos, o encosto da cadeira pode ser dobrado, e as rodas têm um mecanismo de libertação rápida para permitir fácil transporte e armazenamento.

Cadeira de estrutura desdobrável

Uma cadeira de rodas de estrutura desdobrável tem uma estrutura dobrável lateralmente através da utilização de um mecanismo na moldura. Este mecanismo é bloqueável, e a cadeira de rodas dobra-se quando são libertadas duas alavancas de bloqueio na cadeira.

Cadeira eletrica

Uma cadeira de rodas motorizada, ou cadeira elétrica é impulsionada por meio de um motor elétrico e não é utilizada de forma manual.

As cadeiras de rodas motorizadas são úteis para as pessoas que não podem impulsionar uma cadeira de rodas manual ou quem tem necessidade de utilizar uma cadeira de rodas para distâncias ou sobre terreno que seria fatigante ou mais difícil numa cadeira de rodas manual.

Podem também ser utilizadas por pessoas com problemas cardiovasculares e com condições de saúde que provocam muita fadiga.

Cadeiras de rodas manuais

Para que seja possível escolher a cadeira de rodas mais adequada para cada pessoa, é necessário ter em conta as necessidades e características da pessoa que a vai utilizar.

As cadeiras de rodas manuais podem ser:

Cadeiras de rodas ultraleves e leves

As cadeiras de rodas leves e ultraleves pesam tipicamente entre 11 a 18 kilos. Funcionam bem para viagens e são mais fáceis de levantar e de colocar para dentro e para fora do carro, para deslocações mais rápidas.

Estas cadeiras leves são frequentemente construídas com titânio, aço, carbono ou alumínio. Têm grandes rodas traseiras com rodas dianteiras muito mais pequenas.

Estas cadeiras de rodas permitem que uma pessoa se empurre a si própria. Ou, os cuidadores podem usar as pegas da cadeira para empurrar o idoso, por exemplo.

Cadeiras de rodas standard

À semelhança das cadeiras de rodas manuais leves, as cadeiras de rodas standard também têm rodas traseiras grandes e rodas dianteiras pequenas. A diferença é que pesam mais do que as cadeiras de rodas leves.

Para pessoas com força suficiente na parte superior do corpo, estas são o tipo mais comum de cadeira de rodas. Os cuidadores podem também empurrá-las usando as pegas.

Cadeiras de rodas bariátricas e pesadas

As pessoas mais pesadas podem beneficiar de cadeiras de rodas pesadas que são concebidas com estruturas mais fortes e assentos grandes para suportar as pessoas que pesam entre 100 a 300 kilos.

Concebidas para um grande peso, estas cadeiras podem ter um assento reclinável e também facilitar a tarefa de outra pessoa para empurrar manualmente o idoso sem utilizar força excessiva.

Cadeiras de rodas reclináveis e inclináveis

Se o idoso precisar da ajuda de duas ou mais pessoas para entrar e sair da cama ou para a sanita, uma cadeira de rodas com assento basculante ou reclinável pode ser útil.

Estes tipos de cadeiras de rodas manuais permitem a um cuidador baixar com segurança um encosto em direção ao chão e depois, com outra pessoa, levantar o idoso para fora da cadeira e para uma cama.

Cadeiras de rodas de transporte

As cadeiras de rodas de transporte são frequentemente utilizadas em ambientes hospitalares, mas também estão disponíveis para uso doméstico.

São diferentes das cadeiras de rodas normais porque têm pequenas rodas traseiras e dianteiras, em vez de grandes rodas traseiras e pequenas rodas dianteiras.

O que significa que a pessoa sentada na cadeira de rodas não se pode impulsionar sozinha. Precisam de ser empurradas por outra pessoa.

As cadeiras de rodas de transferência são normalmente leves e boas para passeios curtos. No entanto, as pequenas rodas podem não rolar tão bem em terrenos exteriores como as rodas maiores de uma cadeira de rodas normal.

Outros tipos de cadeiras de rodas

Há também uma variedade de cadeiras de rodas especiais disponíveis para satisfazer diferentes necessidades.

Por exemplo, as cadeiras de rodas pediátricas são especificamente concebidas para crianças, as cadeiras de rodas desportivas são para atletas com deficiências, e as cadeiras de rodas Hemi são para pessoas que utilizam os pés para mover a cadeira de rodas.

Características e acessórios das cadeiras de rodas

As características e acessórios que maximizam o conforto e a utilidade da cadeira de rodas dependerão das necessidades do idoso.

Estes acessórios podem incluir:

  • Almofadas de assento em gel ou espuma de memória
  • Encosto almofadado ou estruturado
  • Apoios de braços
  • Almofadas ergonómicas para os braços
  • Descansos para as pernas
  • Encosto de cabeça amovível
  • Cintos de segurança
  • Rodas de neve ou de praia
  • Iluminação utilitária

Cadeiras de rodas elétricas

Os idosos podem beneficiar muito das cadeiras com motor ou elétricas, dado que podem ajudar com problemas de mobilidade, ajudando também a melhorar a saúde, segurança e qualidade de vida.

Alguns dos principais benefícios destas cadeiras incluem maior mobilidade e independência, maior segurança e apoio, e melhor saúde mental e física.

Com a cadeira elétrica adequada, os idosos podem ter maior mobilidade e independência, sentir-se mais seguros e apoiados nas suas atividades diárias, e levar vidas mais saudáveis.

Podem ir às compras em segurança, dar um passeio pelo bairro ou num parque local, e até percorrer grandes distâncias, se necessário.

Existem cadeiras elétricas dobráveis, desmontáveis, transportáveis e com maior autonomia com um motor elétrico e suspensão mais potentes.

Além disso, algumas cadeiras são compactas e dobram-se facilmente, o que as torna mais úteis para os afazeres diários.

As cadeiras podem ser utilizadas numa variedade de ambientes e para uma variedade de fins. Por exemplo, podem ser utilizadas para ajudar os idosos a circular mais facilmente nas suas casas, permitindo-lhes manter a sua independência.

Além disso, podem também ser utilizadas para passeios, tais como ir ao supermercado ou assistir a um evento social.

Estas cadeiras podem ajudar os idosos a permanecerem móveis e ativos, ao mesmo tempo que reduzem o risco de queda ou outros ferimentos.

Mesmo que ainda possam andar durante um período de tempo, para muitos idosos, ficar de pé todo o dia pode ser desafiante. Ter a capacidade de movimentar, sem esforço do corpo, torna a situação mais fácil de gerir.

Benefícios da utilização de uma cadeira eletrica

Os benefícios das cadeiras de rodas vão mais além do que ajudar com a mobilidade.

Estes são alguns dos benefícios:

Aumento da mobilidade e independência

Um dos principais benefícios da utilização de uma cadeira com um motor elétrico é o aumento da mobilidade e independência.

Esta ajuda permite aos idosos navegar facilmente nas suas casas e comunidades, dando maior liberdade e flexibilidade para as suas atividades diárias.

O que pode ser especialmente útil para os idosos que desejam permanecer ativos e independentes, bem como para aqueles que necessitam de apoio ou assistência extra.

Segurança e apoio reforçado

Outro benefício importante das cadeiras motorizadas ou elétricas é o reforço da segurança e do apoio. Estas cadeiras são concebidas para proporcionar estabilidade e assistência, reduzindo o risco de quedas ou outros ferimentos.

Além disso, muitas cadeiras vêm equipadas com características especificas como travões, cintos de segurança e apoios de braços, que podem melhorar ainda mais a segurança e o apoio.

Estas cadeiras podem ser especialmente úteis para as pessoas com mobilidade limitada ou problemas de equilíbrio, que podem enfrentar riscos adicionais de escorregar ou quedas.

Melhoria da qualidade de vida

Para além do aumento da mobilidade e segurança, as cadeiras podem também oferecer uma vasta gama de outros benefícios para os idosos, incluindo uma melhor socialização, redução dos sentimentos de isolamento ou solidão, e uma melhor saúde mental e física.

Para as pessoas idosas, manter um estilo de vida ativo é importante para a saúde cognitiva, bem como para o bem-estar físico geral. A utilização de uma cadeira elétrica motorizada pode ajudar os idosos a manterem-se ativos e empenhados.

Em geral, a utilização de uma cadeira elétrica pode ajudar a promover uma melhor saúde mental e física para os idosos, encorajando mais atividade e envolvimento.

Liberdade, autonomia e controlo sobre a própria vida

Outro benefício destas cadeiras é que podem ajudar a melhorar a autonomia, independência, e sentido de liberdade e controlo.

Para os idosos que se possam sentir menos ativos ou independentes do que em outras fases da vida, a utilização de uma cadeira motorizada pode ajudar a aumentar a autoestima e a confiança, ajudando-os a sentir-se mais empenhados nas suas vidas.

Não estando tão dependente dos outros para ir a lugares e fazer as tarefas diárias.

Conclusão

As cadeiras de rodas manuais ou elétricas, para alguns idosos e pessoas com deficiência, são consideradas o meio de transporte mais adequado.

Para a população idosa, as cadeiras de rodas elétricas tornam-se num grande apoio à vida diária.

Além das cadeiras de rodas, as rampas portáteis que podem utilizar para se deslocarem de um nível inferior para um nível superior do solo, são outro apoio importante, sendo ainda mais útil quando os idosos precisam de se deslocar de automóvel e para dentro do veículo.

Alguns dos principais benefícios das cadeiras de rodas incluem maior mobilidade e independência, maior segurança, apoio e melhor saúde mental e física.

Com a cadeira certa, os idosos podem ter maior mobilidade e independência, sentir-se mais seguros e apoiados nas suas atividades diárias, e levar vidas mais saudáveis e mais gratificantes.

Além disso, algumas cadeiras são compactas e dobram-se facilmente, o que permite uma maior amplitude de movimentos e atividades.

Uma cadeira de rodas adequada pode ajudar os idosos a manterem-se ativos e independentes, melhorando a mobilidade, reduzindo o risco de queda, e fornecendo apoio e assistência quando necessário.

Estes benefícios podem ter um impacto significativo na qualidade de vida, ajudando os idosos a manter a sua saúde e bem-estar.

Juntos Cuidamos Melhor!

Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.

Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.

Referências:

  • Organização Mundial de Saúde
  • Dailycaring 

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional