Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Como levantar em segurança após uma queda?

Como levantar em segurança de uma queda

Para as pessoas que têm ferimentos, problemas de saúde ou outras razões que possam facilitar a ocorrência de uma queda em casa, é uma boa ideia saber como se devem levantar em segurança após uma queda.

Aprender como se levantar corretamente pode ajudar a evitar o agravamento das condições de saúde ou evitar provocar problemas de saúde.

Por outro lado, saber o que fazer quando não se consegue levantar pode ajudar a pessoa a manter-se em segurança até que a ajuda chegue.

No caso dos idosos, deitar-se no chão durante muito tempo ou levantar-se incorretamente pode causar ferimentos adicionais, mesmo que não tenham ficado gravemente feridos pela própria queda.

Por exemplo, alguém que não seja capaz de se levantar ou pedir ajuda pode desenvolver complicações graves como desidratação, hipotermia, pneumonia ou feridas de pressão.

Outra consequência comum é que muitas pessoas que caem, mesmo que não fiquem feridas, ficam com medo de cair novamente. Este medo pode levá-las a evitar as atividades diárias.

 E se as pessoas forem menos ativas, tornam-se mais fracas, o que aumenta as suas hipóteses de cair. Para combater isto, os idosos, por exemplo podem aprender proactivamente técnicas seguras de como se levantar de uma queda.

Saber o que fazer se uma queda ocorrer e praticar com antecedência dará confiança pessoal e a noção de que podem ser capazes de se ajudar a si próprios e minimizar os ferimentos.

Uma das questões mais importantes a tem em conta é avaliar sempre as lesões existentes antes da dar início ao movimento para se levantar.

Os idosos só devem considerar levantar-se se não estiverem feridos ou tontos com a queda. Devem também sentir que têm força suficiente para se levantarem por si próprios.

Quando um idoso foi ferido numa queda, não deve ser movido do local porque isso pode agravar os ferimentos. Em vez disso, deve ligar-se para o 112 e manter o idoso o mais quente e confortável possível e aguardar pelos serviços de emergência, ou INEM.

Como levantar depois de uma queda

Depois de uma queda ocorrer existem duas situações possíveis que exigem dois tipos de procedimentos. Ou a pessoa está ferida e não se consegue levantar, ou a pessoa não está ferida e consegue levantar-se.

Como se levantar de uma queda quando não há ferimentos

O mais importante é manter a calma e ficar quieto ou quieta. Mover demasiado depressa pode causar mais danos. Verificar se existe algum ferimento no corpo e mover lentamente as mãos e os pés, braços e pernas para verificar se existem dores.

Caso não haja ferimentos, rolar lentamente para o lado, começando o movimento com a cabeça e descendo pelo corpo em direção aos pés. Utilizar momentos de pausa para descansar, caso seja necessário.

Empurrar lentamente para uma posição de rastejamento e rastejar lentamente de mãos e joelhos em direção a uma cadeira robusta ou peça de mobiliário. Fazer tudo isto sem pressa e descansar conforme o necessário. Colocar as mãos sobre o assento da cadeira, uma de cada vez.

Apoiando-se na cadeira, colocar a perna mais forte até um ângulo de 90 graus, colocando o pé plano no chão. A outra perna fica na posição de joelhos. Empurrar lentamente para cima até ficar na posição de pé, usando ambos os braços e as pernas.

Virar lentamente e baixar para a cadeira para sentar. Sentar e respirar durante alguns minutos antes de fazer qualquer outra coisa. Em primeiro lugar, a pessoa deve ficar quieta durante alguns minutos e pensar em como se sente.

Se o corpo se sentir bem e achar que se pode levantar em segurança, a pessoa poderá levantar-se.

Deve-se procurar uma cadeira ou outra peça de mobiliário que esteja mais perto possível. Ao rolar para o lado, deve-se ir descansando, rodando a cabeça na direção que se deseja rodar, movendo o ombro e o braço, seguido da anca e da perna na mesma direção.

Aproveitar o tempo em que se está na posição deitada para deixar a pressão sanguínea ajustar-se ao normal.

Fazer os movimentos de forma lenta ao empurrar a parte superior do corpo para cima e levantar a cabeça. Depois de arrastar o corpo até ao objeto, seja uma cadeira seja um móvel estável, é importante colocar as mãos na cadeira, para facilitar o levantamento do corpo.

Mesmo que a pessoa se sinta bem depois da queda, deve pedir ajuda, porque mesmo sem saber pode ter uma lesão que se não for tratada pode ter consequências graves para a saúde.

Como pedir ajuda quando há ferimentos

A primeira coisa a fazer é manter a calma e descansar por alguns momentos. De seguida deve-se verificar quais são as partes do corpo que estão feridas.

Caso exista, deve utilizar-se um dispositivo de alerta médico de emergência ou telemóvel para ligar para o 112 ou para um membro da família para pedir ajuda. Nesta chamada deve ser dito a quem se pede ajuda, todos os ferimentos que existem.

Se existir uma almofada por perto, colocar debaixo da cabeça. Se houver um cobertor, tapete ou alguma roupa nas proximidades, usar para manter a temperatura do corpo enquanto espera por ajuda.

Quem não tiver um dispositivo de alerta médico ou um telefone nas proximidades, deve gritar por socorro.

Se a pessoa não conseguir gritar, deve agarrar em algum objeto que esteja próximo e usar para bater no chão ou em móveis próximos para fazer barulho e atrair a atenção.

Se houver ferimentos após uma queda ou não ser possível levantar, o ideal é tentar não entrar em pânico e pedir ajuda.

Se existir um telefone ao alcance ou qualquer outro dispositivo que possa servir para pedir ajuda, deve ser utilizado. Se não houver um telefone ao alcance, tentar deslizar em direção ao mesmo.

Se não for possível chegar ao telefone, tentar deslizar em direção a uma porta ou janela ou a um local onde se possa fazer ouvir.

Gritar ou usar um objeto para fazer barulho para que alguém possa ouvir é importante para evitar complicações mais graves.

Também é importante movimentar ligeiramente o corpo para evitar rigidez, o que pode provocar mais dores. Caso haja libertação de urina com a queda, deve-se tentar rolar o corpo o mais possível para longe da zona húmida.

Conclusão

Para memorizar a melhor forma de levantar depois de uma queda, o melhor é praticar os passos em segurança antes que ocorra um acidente.

Se a pessoa idosa, por exemplo, tiver problemas de equilíbrio e instabilidade ao andar, poderá ser útil praticar com uma outra pessoa por perto, que que possa ajudar e acompanhar todos os passos.

Se a pessoa for capaz de se levantar sem ajuda, deve praticar estes passos uma vez por semana ou com frequência suficiente para se sentir confortável.

Se a pessoa não conseguir levantar-se sozinha, um fisioterapeuta pode ajudar. Um fisioterapeuta pode trabalhar com a pessoa para prevenir quedas e fazer um plano adequado para o que se pode fazer se ocorrer uma queda.

Todos nós temos corpos e histórias médicas muito particulares, incluindo numerosas dores nas articulações e ossos.

Se nenhuma destas estratégias sobre como levantar após uma queda funcionar, a ajuda de um fisioterapeuta pode facilitar a resolução dos desafios únicos que respeitam a cada caso.

É importante desenvolver confiança para levantar e baixar. Esta confiança ajudar a ganhar a noção de que a pessoa sabe como se levantar após uma queda, o que não só reduz o medo de cair, como dá uma maior sensação de segurança.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

Michigan Health

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225