Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Escaras em idosos: produtos de apoio para prevenir e tratar

Escaras em idosos: produtos de apoio para prevenir e tratar

Uma pessoa que permanece na mesma posição durante muito tempo, por exemplo, alguém que está acamado ou sempre numa cadeira ou cadeira de rodas, pressiona os mesmos lugares durante a maior parte do tempo.

Esta situação leva a uma redução do fluxo de sangue para esses lugares, tornando-os mais propensos a desenvolver feridas de pressão, ou escaras.

As lesões nestas áreas podem ser agravadas quando os lençóis fazem fricção contra elas ou o doente é puxado para cima na cama ou na cadeira.

Estas lesões exigem um cuidado especial para que seja possível proporcionar o máximo de conforto e qualidade de vida ao doente.

Quais são os produtos que podem ajudar a prevenir e tratar as escaras?

Leia este artigo para saber mais.

O que são as escaras?

As escaras também conhecidas como úlceras de pressão são lesões na pele e tecido subjacente resultantes de uma pressão prolongada sobre o corpo, ou seja; quando este passa muito tempo na mesma posição.

Estas lesões acabam por se transformar em feridas que se desenvolvem mais frequentemente na pele que cobre áreas ósseas do corpo, tais como os calcanhares, tornozelos, ancas e os ossos da cauda.

As pessoas com maior risco de escaras têm condições médicas que limitam a sua capacidade de mudar de posição ou que as obriga a passar a maior parte do seu tempo numa cama ou cadeira.

As escaras podem desenvolver-se ao longo de horas ou dias. A maioria das escaras cicatrizam com tratamento, mas algumas nunca cicatrizam completamente.

As lesões da pele que se transformam em escaras são classificadas de acordo com a gravidade, podendo ser:

Grau 1

Ocorre nas camadas superficiais da pele, surgindo uma mancha avermelhada. Se a pressão for aliviada, a mancha costuma desaparecer. Pode haver alteração na sensibilidade, temperatura ou consistência no local afetado

Grau 2

É uma lesão da pele superficial apresentando a cor vermelha ou rosa, na zona afetada a pela fica húmida. Podem também aparecer bolhas com líquido.

Grau 3

A lesão atinge o músculo e as camadas da pele superiores morrem, a lesão tem uma cor arroxeada.

Grau4

Surgem feridas profundas com perda total de tecido e com exposição do osso, músculo, tendão, ligamento ou cartilagem.

Lesão sem classificação

Ferida com perda total do tecido com coloração amarela, castanha, cinzenta ou esverdeada.

Quais são os produtos indicados para prevenir o aparecimento de escaras?

Para ajudar a prevenir as escaras, é conveniente reposicionar o corpo frequentemente para evitar o stress na pele.

Outras estratégias incluem cuidar bem da pele, manter uma boa nutrição e ingestão de líquidos, deixar de fumar, gerir o stress, e fazer exercício diariamente.

Sugestões para fazer o reposicionamento do corpo numa cama, colchão ou numa cadeira:

Deslocar o peso do corpo frequentemente, cerca de uma vez por hora e levantar o corpo várias vezes.

Se existir força suficiente na parte superior do corpo, fazer flexões na cadeira de rodas, levantando o corpo do assento, empurrando os braços da cadeira.

Algumas cadeiras de rodas permitem fazer inclinação, o que pode ajudar a aliviar a pressão.

Outros produtos importantes para ajudar a prevenir o aparecimento das escaras são as almofadas e os colchões que aliviam a pressão.

As almofadas e os colchões especiais ajudam a garantir que o corpo está bem posicionado.

Ajustar a elevação da cama, levantando não mais do que 30 graus, porque ajuda a evitar a rutura da pele. As camas articuladas possibilitam a elevação de uma forma mais fácil.  

Os cuidados com a pele também não podem ser descurados:

A pele deve ser mantida limpa e seca. Lavar a pele com um produto de limpeza suave e enxugar suavemente, tocando a pele a seco.

Fazer esta rotina de limpeza regularmente para limitar a exposição da pele à humidade, urina e fezes.

É importante proteger a pele. Utilizar cremes hidratantes para proteger a pele da urina e das fezes. Mudar frequentemente a roupa de cama e o vestuário.

Deve ser dada atenção aos botões na roupa e às rugas na roupa da cama que irritam a pele.

Inspecionar a pele diariamente. Observar atentamente a pele todos os dias para identificar possíveis sinais de aviso do desenvolvimento de uma ferida causada pela pressão.

Quais são os produtos para tratar as escaras?

Para o sucesso do tratamento, é importante utilizar curativos que aceleram a cicatrização da pele e promovam o bem-estar do paciente.

O tratamento varia de acordo com a profundidade da lesão e a área comprometida.

Para que o tratamento tenha mais sucesso a lesão e a zona da pele à volta devem ser limpas de forma adequada.

A ferida deve ser lavada com soro fisiológico em jatos, limpando também a pele ao redor da escara. É importante que o soro fisiológico esteja à temperatura ambiente ou levemente aquecido porque ajuda no processo de cicatrização.

O soro fisiológico pode ser substituído por uma solução específica para a limpeza de feridas.

Depois da limpeza deve ser aplicado um curativo que pode ser uma membrana ou diferentes tipos de pensos de acordo com os diferentes tipos de lesão.

Existem vários tipos de materiais como película transparente e pensos feitos de uma ligadura de gel, que promovem a cura e o crescimento da pele. Estes pensos podem permanecer vários dias de cada vez.

Por exemplo, os pensos impregnados de prata com tecnologia de hidrofibras, altamente absorvente, suave, adaptável, e forma um gel macio e coesivo que se acomoda à superfície da ferida, mantendo um ambiente húmido e auxiliando na remoção do tecido inviável da escara.

Por outro lado, os pensos impregnados com mel, são mais indicados para o tratamento de feridas superficiais ou em fase de granulação, facilitando a sua cicatrização.

Conclusão

Viver com feridas de pressão requer um plano para mover e virar frequentemente o corpo. Outros fatores são também essenciais como uma boa higiene.

As feridas, sobretudo as escaras, devem sempre ser vigiadas por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico).

Uma alimentação saudável ajuda as feridas a sararem. É importante comer o número adequado de calorias e proteínas todos os dias.

Os nutrientes também são importantes, incluindo a vitamina C e o zinco.

À medida que as úlceras de pressão cicatrizam, elas ficam mais pequenas. Novos tecidos saudáveis começam a crescer no fundo da ferida. 

Este novo tecido é vermelho claro ou cor-de-rosa. Parece grumoso e brilhante. O tratamento pode demorar em média de 2 a 4 semanas antes de se verem sinais de cura.

O mais importante é proporcionar ao doente o máximo de conforto e qualidade de vida enquanto se dá o processo de recuperação.

Se necessitar de ajuda na avaliação e tratamento de escaras ou úlceras de pressão pode contactar o serviço de enfermagem ao domicilio privado da Mais que Cuidar que tem um atendimento que funciona 24 horas por dia no distrito de Lisboa e do Porto.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

Mayo Clinic

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225