Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Exercício físico aplicado a um braço beneficia os dois braços

Exercicio fisico aplicado a um braço pode beneficiar o outro braço

De acordo com um estudo realizado pela Edith Cowan University (ECU) na Austrália, treinar um dos braços pode afetar o outro. O treino físico aplicado a um dos braços ajuda a melhorar a força e a diminuir a perda de músculo do outro braço, mesmo se este se mexer.

No estudo estiveram envolvidos 30 participantes que tiveram um dos braços imobilizado pelo mínimo de 8 horas durante 4 semanas. Este grupo inicial foi posteriormente dividido em 3 subgrupos, em que num dos grupos, os participantes não praticaram qualquer exercício físico, num segundo grupo, os participantes executaram uma mistura entre exercícios excêntricos e concêntricos e o último grupo apenas praticou exercícios excêntricos.

De acordo com os resultados, o grupo que apenas praticou exercícios excêntricos num dos braços, mostrou um aumento de força e decréscimo de atrofia muscular no braço imobilizado, demonstrando um poderoso efeito de transferência cruzada. Os participantes deste grupo apresentaram apenas um decréscimo muscular de 2% no braço imobilizado, enquanto os participantes dos outros 2 grupos apresentaram 28% de atrofia muscular.

Os exercícios excêntricos trabalham os músculos no sentido do alongamento e os exercícios concêntricos são os que contraem os músculos e os encurtam. Estudos anteriores mostraram que os exercícios excêntricos são mais eficazes para desenvolver músculos.

Esta descoberta pode ajudar a desenvolver novos métodos de reabilitação física e melhorar a recuperação de doentes lesionados ou com AVC.

Ao aplicar os exercícios no membro que não está lesionado, que seja membro inferior ou superior, logo após a lesão pode ajudar a prevenir danos musculares mais intensos no membro afetado.

Neste estudo os investigadores apenas se focaram na zona do cotovelo, mas esperam no futuro alargar a investigação para outras zonas, como o impacto na função motora ou no controlo muscular.

Referências:

  • Omar Valdes, Carlos Ramirez, Felipe Perez, Sebastian Garcia‐Vicencio, Kazunori Nosaka, Luis Penailillo. Contralateral effects of eccentric resistance training on immobilized arm. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 2020; DOI: 10.1111/sms.13821
  • Edith Cowan University. (2020, October 27). Exercising one arm has twice the benefits. ScienceDaily. Retrieved January 25, 2021 from www.sciencedaily.com/releases/2020/10/201022112555.htm

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua Salgueiro Maia n 21 D
2805-323
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional