Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

7 Dicas sobre cuidar de idosos dependentes

Young doctor visiting a senior woman at her bed

Existem pré-requisitos básicos que todos os familiares e cuidadores de idosos dependentes devem saber. O trabalho de cuidar não é fácil, requer a flexibilidade e abertura para melhorar continuamente e enfrentar muitos desafios emocionais. Os cuidadores e familiares devem aprender a conhecer e concentrar os seus sentimentos e sempre escolher pelo otimismo e entusiasmo para o bem-estar da pessoa sob os seus cuidados.

Cuidar e acompanhar uma pessoa idosa faz-nos perguntar e refletir sobre a transitoriedade da vida e desperta-nos sentimentos de ansiedade, preocupação ou desamparo. Portanto, reconhecer estes fatos permitirão ao cuidador e ao familiar enfrentarem os desafios do seu trabalho e obter um resultado, para ambos, enriquecedor.

Cuidar de Idosos dependentes em casa

Algumas dicas importantes:
1- Aceitar o Idoso como ele é, sem preconceitos de género, raça, nacionalidade, origem, doença, entre outros.

2- Elaborar um plano de cuidados diários para desenvolver de uma forma sistemática. Isso vai facilitar tanto o cuidador e a pessoa idosa cuidada a conhecer o cronograma de atividades e o ritmo de assistência. Dá segurança para ambas as partes. Os objetivos do plano de cuidados devem ser claros, fáceis de serem realizados, a curto prazo, não devem levar à frustração na sua abordagem. O plano de cuidados ao idoso dependente no domicílio, deve ser realizado por um enfermeiro especializado em cuidados domiciliários.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

3- O plano de cuidados deve ter em conta as preferências e os hábitos da pessoa idosa em situação de dependência, sempre que possível.

4- Agir com calma e paciência. O apoio deve ser respeitoso, personalizado e humanizado. No entanto, deve haver segurança para evitar a superproteção, o que tende a aumentar ainda mais a situação de dependência.

5- Evite nomes ou apelidos que infantilizem a pessoa mais velha. Chamá-los de “meu bebé”, “avozinha”, “minha criança” ou algo semelhante pode ser humilhante e abala a auto-estima da pessoa idosa.

6- Respeitar a individualidade de cada pessoa idosa. No caso de uma instituição de longa permanência, não é bom rotular “todos” os idosos, por exemplo, sob o mesmo denominador, ou seja, todos são muito parecidos no modo de cuidar. Embora possam apresentar problemas e doenças semelhantes, cada pessoa idosa deve ser tratada e considerada individualmente.

7- É importante que o cuidador de idosos ou o familiar estejam dispostos a ouvir, apoiar e explicar. O que isso significa? Basicamente, significa deixar a pessoa idosa tomar suas próprias decisões, quando tiverem condições para tal.

Conclusão

Segundo o relatório Ageing Europe 2019 divulgado pelo Eurostat, Portugal será o país mais envelhecido da União Europeia em 2050. Estes dados convidam a uma reflexão séria e estruturada sobre os grandes desafios no presente e no futuro, em termos de assistência e apoio aos idosos.

Atualmente, assistimos a um aumento cada vez maior do número de idosos dependentes que implica um grande desafio para os seus familiares, que na maioria das situações assumem a responsabilidade pelos cuidados continuados em casa. Quando estes familiares deixam de ter a capacidade e as condições necessárias para cuidar, surge a questão: Lar de Idosos ou Apoio Domiciliário, qual o melhor?

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agende uma avaliação inicial gratuita para apoio domiciliário Agendar agora Agende uma avaliação inicial gratuita para apoio domiciliário Agendar agora

Nas lojas de ortopedia e geriatria Mais que Cuidar no Porto, Entroncamento, Lisboa e Almada pode encontrar produtos de apoio e serviços de cuidados de saúde ao domicílio, que poderão dar um contributo importante para ajudar a cuidar de idosos dependentes em casa.

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou deste artigo? Foi útil? Deixe o seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Apoio por Email
Tempo médio de resposta de 1 hora.
Envie e-mail para [email protected]
ENVIAR EMAIL
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225