Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Exercício físico aplicado a um braço beneficia os dois braços

Exercicio fisico aplicado a um braço pode beneficiar o outro braço

De acordo com um estudo realizado pela Edith Cowan University (ECU) na Austrália, treinar um dos braços pode afetar o outro. O treino físico aplicado a um dos braços ajuda a melhorar a força e a diminuir a perda de músculo do outro braço, mesmo se este se mexer.

No estudo estiveram envolvidos 30 participantes que tiveram um dos braços imobilizado pelo mínimo de 8 horas durante 4 semanas. Este grupo inicial foi posteriormente dividido em 3 subgrupos, em que num dos grupos, os participantes não praticaram qualquer exercício físico, num segundo grupo, os participantes executaram uma mistura entre exercícios excêntricos e concêntricos e o último grupo apenas praticou exercícios excêntricos.

De acordo com os resultados, o grupo que apenas praticou exercícios excêntricos num dos braços, mostrou um aumento de força e decréscimo de atrofia muscular no braço imobilizado, demonstrando um poderoso efeito de transferência cruzada. Os participantes deste grupo apresentaram apenas um decréscimo muscular de 2% no braço imobilizado, enquanto os participantes dos outros 2 grupos apresentaram 28% de atrofia muscular.

Os exercícios excêntricos trabalham os músculos no sentido do alongamento e os exercícios concêntricos são os que contraem os músculos e os encurtam. Estudos anteriores mostraram que os exercícios excêntricos são mais eficazes para desenvolver músculos.

Esta descoberta pode ajudar a desenvolver novos métodos de reabilitação física e melhorar a recuperação de doentes lesionados ou com AVC.

Ao aplicar os exercícios no membro que não está lesionado, que seja membro inferior ou superior, logo após a lesão pode ajudar a prevenir danos musculares mais intensos no membro afetado.

Neste estudo os investigadores apenas se focaram na zona do cotovelo, mas esperam no futuro alargar a investigação para outras zonas, como o impacto na função motora ou no controlo muscular.

Referências:

  • Omar Valdes, Carlos Ramirez, Felipe Perez, Sebastian Garcia‐Vicencio, Kazunori Nosaka, Luis Penailillo. Contralateral effects of eccentric resistance training on immobilized arm. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 2020; DOI: 10.1111/sms.13821
  • Edith Cowan University. (2020, October 27). Exercising one arm has twice the benefits. ScienceDaily. Retrieved January 25, 2021 from www.sciencedaily.com/releases/2020/10/201022112555.htm

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225