Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Como minimizar o envelhecimento precoce das mãos?

Como minimizar o envelhecimento precoce das mãos

Muitos adultos desenvolvem manchas de idade nas mãos. Estas manchas tendem a aumentar gradualmente de tamanho com a idade e o tempo que é passado ao sol.

Os malefícios dos raios ultravioleta na pele não são para descurar, e é essencial usar proteção solar todos os dias do ano como é do conhecimento comum.

No entanto, muitas pessoas negligenciam a pele delicada das mãos, que, por ser tão sensível, é a primeira parte do corpo a denunciar os sinais da idade.

Por isso, é de extrema importância dar tanta atenção às mãos quanto a que se dá ao rosto, e seguir alguns cuidados específicos para proteger e cuidar esta área do corpo o mais cedo possível.

Estratégias para minimizar o envelhecimento das mãos

Apesar de o envelhecimento ser impossível de parar existem algumas estratégias que podem ajudar a mantar as mãos jovens por mais tempo.

Estabelecer uma rotina de cuidado para as mãos

O envelhecimento da pele das mãos pode começar cedo, quanto se está na casa dos vinte anos, mas a maioria das pessoas apenas nota este problema uma ou duas décadas depois.

Para evitar que a pele das mãos envelheça precocemente, esta parte do corpo deve ser incluída na rotina de cuidados pessoais com a atenção necessária para a proteger e nutrir a área o mais cedo possível.

Proteção solar é indispensável, todos os dias do ano

É bom desenvolver o hábito de aplicar protetor solar nas mãos todos os dias.

Uma boa opção é usar nas mãos o mesmo protetor solar do rosto, tornando mais fácil lembrar que esta região também precisa ser protegida com um fator de proteção 30 ou superior.

Manter as mãos hidratadas

Manter as mãos bem hidratadas ao longo do dia com cremes adequados é outro cuidado essencial, que deixa a pele das mãos macia e luminosa, e também durante a noite, enquanto ocorre a renovação celular.

Quem tem a cútis extremamente sensível e seca deve evitar ou minimizar o contato prolongado com a água, e é preferível substituir as lavagens frequentes pela higienização com álcool-gel.

Investir em produtos de qualidade

 Investir em produtos de qualidade para cuidar da pele delicada das mãos é essencial.

Para quem já apresenta sinais e manchas visíveis nas mãos, vale a pena consultar um médico dermatologista e pedir conselhos sobre produtos que possam uniformizar gradualmente o tom da pele.

Além disso, é preciso ter um cuidado especial ao escolher os produtos para a rotina de cuidado da pele e investir num bom hidratante e protetor solar.

Recorrer a tratamentos dermatológicos para reverter danos

 A perda de volume na pele das mãos pode ser identificada pela proeminência de veias e ligamentos, e pode ser facilmente revertida com preenchimentos estéticos injetáveis, como botox, que substituem a gordura subcutânea perdida.

Os tratamentos a laser também podem ser usados para dar mais densidade à pele, e para remover ou amenizar manchas escuras. Para saber qual o tratamento mais indicado para as mãos, é aconselhável falar com o dermatologista.

Problemas na pele e possíveis tratamentos

Com a idade é natural que surjam vários problemas na pele e mais especificamente na pele das mãos.

Manchas ásperas e escamosas

Quem tem a pele clara e passa bastante tempo ao sol sem proteção solar, poderá notar manchas ásperas na pele. As manchas ásperas desenvolvem-se frequentemente nas mãos porque estão mais expostas ao sol.

Estas manchas ásperas podem ser queratoses actínicas que são crescimentos pré-cancerosos. As manchas desenvolvem-se normalmente em pessoas de pele clara com 40 anos de idade ou mais.

Perda de plenitude nas mãos

Quando as mãos perdem a sua plenitude juvenil, a pele torna-se flácida e começa a desenvolver uma textura parecida com papel. Com menos plenitude, as veias das mãos também se tornam mais visíveis.

Para restaurar a plenitude perdida, o dermatologista pode injetar um enchimento ou gordura de outra parte do corpo.

Veias visíveis nas mãos

Algumas veias que surgem nas mãos são demasiado grandes para se esconderem com um enchimento ou transferência de gordura.

O tratamento a laser é muitas vezes o tratamento mais aplicado. Durante este procedimento, o dermatologista insere uma fibra laser na veia e depois dispara o laser. Isto destrói a veia, que vai desaparecendo gradualmente.

Pele enrugada

Aplicar protetor solar nas mãos todos os dias pode prevenir a pele enrugada nas mãos.

O dermatologista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:

  • Loção contendo retinol ou ácido glicólico que deve ser aplicada antes de dormir
  • Peeling químico leve, a cada 1 a 3 meses
  • Tratamento a laser

Pele solta

À medida que envelhecemos, a nossa pele perde colagénio e elastina, substâncias que mantêm a pele firme e hidratada.

A radiofrequência é um procedimento que envia calor profundamente para a pele, pode apertar a pele solta. A maioria das pessoas necessita apenas de um tratamento nas mãos para resolver o problema das peles soltas.

Pele áspera nas mãos

Enquanto vamos envelhecendo, a nossa pele retém menos água, por isso torna-se mais seca. Isto pode fazer com que fique áspera.

Para suavizar a pele áspera nas suas mãos, o dermatologista pode aplicar um peeling químico suave. Também ajuda a aplicar um hidratante todos os dias.

Unhas frágeis

Cerca de 20% das pessoas têm unhas quebradiças. Sendo mais comum nas mulheres com mais de 60 anos, mas qualquer pessoa pode desenvolver esta condição.

Quem tem unhas quebradiças, é provável que veja linhas longitudinais nas unhas. Também descascar ou partir facilmente.

Para tratar as unhas quebradiças com sucesso, deve-se parar de fazer tudo o que possa estar a causar as unhas quebradiças. Passar muito tempo com as mãos molhadas ou usar produtos químicos agressivos sem usar luvas de proteção pode originar este problema.

Também se deve hidratar as unhas, cutículas e a pele circundante. A maioria das pessoas aplica o hidratante antes de se deitar. Após a hidratação, poderá ser necessário usar uma luva de algodão leve. Isto ajuda a pele e unhas a absorver o creme hidratante.

Conclusão

Embora não se possa parar de envelhecer, há coisas que se podem fazer para que este processo se atrase o mais possível. O mesmo se pode aplicar ao envelhecimento das mãos.

Existem cuidados básicos que podem fazer uma grande diferença na saúde da pele das mãos.

Proteger as mãos do sol é essencial para evitar que envelheçam precocemente e para manter os resultados de qualquer tratamento. Muitos dermatologistas recomendam também o uso de uma luva fina e protetora do sol para conduzir.

Usar luvas durante a limpeza e jardinagem é outra medida importante. Água quente, detergentes e trabalhos de jardinagem podem secar a pele, o que pode envelhecer as suas mãos.

A hidratação é fundamental. Aplicar uma loção ou creme depois de lavar as mãos e tomar banho ajuda a reter a água na pele.

Consultar o dermatologista e manter as consultas para tratamentos de manutenção ou tratamentos de acompanhamento pode significar a diferença entre manter a juventude da pele por mais tempo, ou contribuir para o envelhecimento precoce das mãos.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

  • Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
  • Loreal
  • American Academy of Dermatology Association

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225