Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Quais os cuidados essenciais para retardar o envelhecimento da pele?

As rugas já há muito que se instalaram e agora já não são a maior preocupação. O envelhecimento da pele exige cuidados específicos para que a pele se possa manter saudável e livre de infecções.

A pele dos idosos é mais suscetível de desenvolver infeções e outros problemas devido às mudanças que sofre com o avançar da idade. Por isso é importante saber mais um pouco sobre os problemas que podem afetar a pele envelhecida e como se pode mantê-la saudável durante muito tempo.

A pele sofre muitas mudanças ao longo do tempo. Além dos fatores relacionados com o ambiente como a exposição ao frio ou ao sol, há outras situações que contribuem para as alterações.

À medida que o corpo envelhece, a pele vai ficando mais fina e menos elástica, porque o organismo não produz tanto colagénio e elastina. Com menos gordura, a pele envelhecida também perde firmeza e a exposição solar ao longo dos anos, vai deixando pequenas marcas na derme.

Todas estas alterações fazem com que a pele sénior fique com contusões, arranhões e cortes mais facilmente, sendo que as lesões cutâneas também podem demorar mais tempo a recuperar.

Os idosos sofrem de vários tipos de problemas de pele que estão relacionados com idade e que têm níveis de gravidade diferentes.

Tipos de problemas de pele dos idosos:

  • Manchas: as manchas da idade não apresentam qualquer perigo de saúde. São manchas castanhas semelhantes às sardas, mas maiores. Aparecem normalmente no rosto, costas, mãos, pés e braços.
  • Hematomas: o aparecimento de nódoas negras é mais comum na pele envelhecida, resultam normalmente de choques e embates em objetos, podem também ser causadas por alguns medicamentos ou por lesões associadas a problemas de equilíbrio que provocam quedas, por exemplo.
  • Angiomas e fibromas: são pequenos sinais de carne e não são causa de preocupação, mas podem ser incómodos.  Ocorrem mais frequentemente na pele idosa e nas dobras do corpo como as pálpebras e pescoço.
  • Pele seca: a pele seca é muito comum nas pessoas mais velhas. À medida que o envelhecimento progride, diminuem as glândulas sudoríparas e a pele produz menos óleo. Muito sol, ar seco, consumo de tabaco, e desidratação podem também contribuir para a pele seca.
  • Cancro da pele: o cancro da pele é uma das formas mais comuns de cancro. A sua causa principal é a exposição excessiva ao sol. Convém fazer uma vigilância frequente da pele para detetar qualquer alteração atempadamente para que possa ser feito o diagnóstico, o mais precocemente possível.
  • Rugas: aparecem em diferentes partes do rosto e são um dos sinais de envelhecimento da pele mais fácil de detetar.
  • Perda de volume: apresenta-se como flacidez da pele e perda de contornos, sobretudo no rosto e no pescoço.

Os cuidados diários da pele são uma ótima forma de prevenir muitos dos problemas que surgem com o envelhecimento. Uma pele saudável e protegida faz um grande contributo para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.

Dicas para uma pele mais saudável:

  • Hidratação: é importante beber muitos líquidos, mesmo quando não há sede, já que com a idade a sensação de sede tende a não funcionar como antes.
  • Limitação da exposição solar: é importante preservar a pele o mais possível e o efeito do sol diretamente na pele não é benéfico, aumentando a probabilidade de desenvolvimento de cancro da pele. O uso de roupas largas e chapéu também ajudam a proteger do sol.
  • Protetor solar: quando exposto ao sol, o protetor solar deve ser aplicado sempre.
  • Creme hidratante: é importante manter a pele sempre hidratada, sobretudo porque esta fica mais seca com a idade. Por isso, a aplicação diária de um creme para a pele seca e envelhecida que seja hidratante é fundamental para manter a pele saudável.
  • Sabonete ou gel de banho: devem ser suaves e respeitar o tipo de pele.
  • Banhos de água morna: é preferível diminuir um pouco a temperatura da água do banho e mantê-la morna e não quente, já que esta torna a pele mais seca.

Conclusão

A passagem do tempo é inevitável e com ela a sua pele vai mudando. O envelhecimento da pele é progressivo e pouco a pouco vão-se instalando outras características como a flacidez, secura ou as rugas.

Estas alterações são inerentes ao processo mas, podem ser retardadas com os cuidados adequados. Há alguns fatores que pode controlar: perceber qual o melhor creme para a pele envelhecida, ou qual a melhor altura para aplicar o protetor solar.

O mais importante é adotar as estratégias mais adequadas e mais confortáveis para estimular o seu bem estar.

Juntos Cuidamos Melhor!

Referências:

  • Interim Health Care
  • Mayo Clinic

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional