Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

A Realidade Virtual pode alterar o nosso paladar

Realidade virtual pode alterar o paladar

O ambiente onde comemos pode influenciar a forma como saboreamos os alimentos. Pelo menos, é o que dizem os cientistas da Universidade Cornell que realizaram um estudo com o objetivo de perceber se a perceção que as pessoas têm da comida pode ser alterada pelo ambiente circundante.

O estudo foi publicado no Jornal Food Science e consistiu numa prova de comida realizada por um painel com 50 participantes. Todos os participantes tinham aparelhos de Realidade Virtual colocados enquanto lhes foi dado a provar três amostras similares de queijo azul.

Alguns foram colocados numa cabine sensorial, outros num banco de jardim virtual e os restantes num estábulo de vacas da Universidade onde viram vídeos no sistema de 360 graus.

Nenhum dos participantes sabia que as amostras de queijo eram similares e classificaram o nível de picante do queijo azul com o nível mais alto, no cenário do estábulo, quando comparado com os restantes cenários.  O nível de sal também foi classificado, mas neste caso não houve diferenças entres os diferentes cenários.

O objetivo do estudo era encontrar um método fácil e barato de adaptar a tecnologia da realidade virtual à avaliação sensorial da comida.

De acordo com os autores do estudo, quando comemos temos não só a perceção do aroma e do sabor dos alimentos, mas também obtemos informações sensoriais sobre o ambiente que nos rodeia.

Esta experiência oferece uma perspetiva sobre as vantagens de flexibilidade e conveniência que a realidade virtual oferece nos estudos sobre a relação com a comida, porque proporciona um ambiente imersivo equiparado a ambientes físicos reais.

Saiba mais sobre alimentação saudável na Mais que Cuidar.

Referências:

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225