Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

A Realidade Virtual pode alterar o nosso paladar

Realidade virtual pode alterar o paladar

O ambiente onde comemos pode influenciar a forma como saboreamos os alimentos. Pelo menos, é o que dizem os cientistas da Universidade Cornell que realizaram um estudo com o objetivo de perceber se a perceção que as pessoas têm da comida pode ser alterada pelo ambiente circundante.

O estudo foi publicado no Jornal Food Science e consistiu numa prova de comida realizada por um painel com 50 participantes. Todos os participantes tinham aparelhos de Realidade Virtual colocados enquanto lhes foi dado a provar três amostras similares de queijo azul.

Alguns foram colocados numa cabine sensorial, outros num banco de jardim virtual e os restantes num estábulo de vacas da Universidade onde viram vídeos no sistema de 360 graus.

Nenhum dos participantes sabia que as amostras de queijo eram similares e classificaram o nível de picante do queijo azul com o nível mais alto, no cenário do estábulo, quando comparado com os restantes cenários.  O nível de sal também foi classificado, mas neste caso não houve diferenças entres os diferentes cenários.

O objetivo do estudo era encontrar um método fácil e barato de adaptar a tecnologia da realidade virtual à avaliação sensorial da comida.

De acordo com os autores do estudo, quando comemos temos não só a perceção do aroma e do sabor dos alimentos, mas também obtemos informações sensoriais sobre o ambiente que nos rodeia.

Esta experiência oferece uma perspetiva sobre as vantagens de flexibilidade e conveniência que a realidade virtual oferece nos estudos sobre a relação com a comida, porque proporciona um ambiente imersivo equiparado a ambientes físicos reais.

Saiba mais sobre alimentação saudável na Mais que Cuidar.

Referências:

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou deste artigo? Foi útil? Deixe o seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars