Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Dores sentidas ao mesmo tempo são percecionadas de maneira diferente

Dores sentidas ao mesmo tempo

Quando dois estímulos de dor afetam um indivíduo ao mesmo tempo, um deles é percecionado como menos doloroso.  Este processo ocorre no sistema de controlo de dor do organismo e uma disfunção deste processo está associada à síndroma de dor crónica.

A perceção individual de dor varia com as situações, por isso, é possível que o mesmo tipo de estímulo de dor seja sentido com mais ou menos dor dependendo das circunstâncias e é o próprio sistema de controlo de dor do organismo que faz esta gestão.

Investigadores fizeram vários estudos para compreender melhor este sistema e este processo. Para isso, usaram um método designado por Conditioned Pain Modulation (CPM), que regista o nível de grandeza que um estímulo de dor tem para anular outro estímulo de dor que acontece ao mesmo tempo.

No primeiro estudo, a equipa de investigadores desenvolveu um novo modelo, utilizando o CPM. O primeiro estímulo de dor, designado por estímulo teste, foi administrado 2 vezes; uma vez sozinho e uma vez em conjunto com um segundo estímulo de dor, designado por estímulo condicionante. Os participantes informaram, no seguimento da experiência, o nível de dor que sentiram em cada uma das vezes.

No primeiro caso, o estímulo de dor usado foi, alternadamente, calor e estimulação elétrica da pele, já para o estímulo condicionante, foi usada água fria.  A estimulação elétrica da pele, foi a inovação que os investigadores introduziram no modelo CPM.

Este processo foi escolhido por possibilitar o acompanhamento da estimulação da dor com a observação da atividade cerebral, através de um eletroencefalograma, o que permitiu adicionar um critério de medida mais objetivo do que o simples relato subjetivo do nível de dor dos participantes.

No segundo estudo, os investigadores usaram o estímulo de dor pela estimulação elétrica da pele e compararam o seu efeito ao efeito de distração cognitiva com o objetivo de aliviar a dor, quando aplicados com o estímulo teste.

Os resultados mostraram que tanto a estimulação da pele como a distração cognitiva, tiveram o mesmo nível de redução da sensação de dor nos participantes. No entanto, diferenças nos potenciais de eletricidade foram encontradas nos dois métodos, levando os investigadores a pensar que os dois estímulos correspondem a dois mecanismos neurais diferentes que produzem o mesmo efeito.

Referências:

  • Elena Enax-Krumova, Ann-Christin Plaga, Kimberly Schmidt, Özüm S. Özgül, Lynn B. Eitner, Martin Tegenthoff, Oliver Höffken. Painful Cutaneous Electrical Stimulation vs. Heat Pain as Test Stimuli in Conditioned Pain Modulation. Brain Sciences, 2020; 10 (10): 684 DOI: 10.3390/brainsci10100684
  • T. Lisa Do, Elena Enax-Krumova, Özüm Özgül, Lynn B. Eitner, Stefanie Heba, Martin Tegenthoff, Christoph Maier, Oliver Höffken. Distraction by a cognitive task has a higher impact on electrophysiological measures compared with conditioned pain modulation. BMC Neuroscience, 2020 DOI: 10.21203/rs.3.rs-26882/v3
  • Ruhr-University Bochum. (2020, December 21). How one pain suppresses the other. ScienceDaily. Retrieved December 22, 2020 from www.sciencedaily.com/releases/2020/12/201221121736.htm

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225