Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Cóccix inflamado ou fraturado: o que fazer para aliviar a dor no cóccix?

dor cóccix inflamado o que fazer

Sabia que o cóccix inflamado também é chamado de coccídinia? Descubra o que é e o que fazer caso esteja com o cóccix inchado e dorido.

A dor no cóccix, embora não seja muito comum, normalmente não é sinal de um problema grave, sendo, na maioria das vezes, provocada por exemplo, por traumas como cair sentado no chão ou andar de bicicleta por um longo período de tempo.

A Maria tem 40 anos e há cerca de 3 semanas enquanto praticava exercício físico no ginásio, teve uma pequena queda e bateu com o cóccix no chão. Sentiu uma dor ligeira que não valorizou. Nos dias seguintes, a dor no cóccix manteve-se e aumentava sempre que se sentava. Decidiu ir ao médico ortopedista que após um exame físico e uma ressonância magnética lhe diagnosticou uma inflamação do cóccix.

Segundo os estudos, estima-se que cerca de 1% a 2% da população mundial sofra deste problema.

Nos centros Mais que Cuidar pode receber aconselhamento técnico especializado por profissionais de saúde sobre formas de prevenir e aliviar a dor no cóccix e de conhecer produtos de apoio tais como almofadas ortopédicas especiais para aliviar a pressão e a dor na região do cóccix.

Em situações mais graves de dor no cóccix com agravamento da inflamação e dos sintomas pode ser necessário a recuperação com tratamentos de fisioterapia.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora

Confira os sintomas, quais as causas, os tratamentos e como prevenir a dor no cóccix neste guia completo que elaborámos para si.

Dor no cóccix o que é?

A dor no cóccix, é um problema que atinge o osso do cóccix, que é um pequeno osso, o último da coluna vertebral, articulado ao sacro formando a articulação sacro-coccígea.

Possui vários ligamentos, responsáveis por manter a sua posição e também músculos que ajudam na sua mobilidade e que o relacionam com o esfíncter anal e bexiga.

Coccidínia: inflamação no cóccix

coccidínia inflamação no cóccix

Coccidínia consiste na inflamação do cóccix (área óssea localizada profundamente entre as nádegas, acima do ânus). A coccidia está associada a dor e sensibilidade na ponta do cóccix entre as nádegas. A posição de sentado muitas vezes agrava a dor do cóccix.

Estrutura do cóccix

cóccix anatomia estrutura óssea cóccix

O cóccix é um osso multissegmentado que se localiza na parte inferior da coluna, logo acima das nádegas. É relativamente pequeno, mas desempenha importantes papéis para ajudar a manter a estabilidade do corpo no movimento de sentar ou agachar. São muitos os tendões, músculos e ligamentos que realizam os seus movimentos através do cóccix.

O cóccix apresenta a seguinte estrutura óssea:

  • Cornos Coccígeos
  • Processos Transversos Rudimentares
  • Processos Articulares Rudimentares
  • Corpos

Lesões no cóccix sintomas

lesões no cóccix sintomas

Os sintomas mais frequentes são:

  • Dor e dificuldade ao sentar, levantar ou deitar de barriga para cima
  • Inchaço, calor e vermelhidão na região
  • Se houver infeção, como no caso do quisto pilonidal, pode haver a presença de pus, podendo até irradiar a dor para os membros inferiores.
  • Evacuar pode ser muito desconfortável, uma vez que força os ossos da região pélvica
  • Dor e dificuldade em andar porque cada passo dado pode fazer a dor latejar e pressionar o cóccix.

Dor no cóccix causas

dor no cóccix causas

Existem fatores diretos e indiretos relacionados a dor no cóccix, que quando identificados, podem facilitar os tratamentos e até evitar outros quadros mais graves.

Espícula óssea no cóccix

As espículas são redes finas de fibras com depósitos calcificados que estão entrelaçados e só podem ser visualizadas em radiografias (Rx) de boa qualidade ou em exames como a TAC ou a Ressonância Magnética.

Cóccix desalinhado   

Em situações em que o cóccix esteja virado para um dos lados em vez de estar na linha média do corpo, pode surgir dor.

Cóccix rígido       

Quando nos sentamos, o cóccix faz um ligeira flexão. No entanto, se estiver rígido pode provocar dor.

Problemas na região anal

Fissuras e hemorróidas podem desencadear a coccidínia.

Tumor na região do cóccix

É muito raro mas pode ser uma causa de dor.

Gravidez

gravidez causa dor no cóccix

Durante a gravidez a ação das hormonas pode provocar fragilidade dos ligamentos da zona sacro-coccigea, o que aumenta a mobilidade do cóccix e o aparecimento de dor.

Parto

Em situações de parto com necessidade de utilização de fórceps, a pressão no cóccix pode causar dor. Habitualmente, a dor no cóccix que surge após o parto normal pode provocada por uma contusão óssea ou lesão no ligamento. 

Lesões/traumas causados por queda acidental

fratura lesão cóccix

A principal causa de dor no cóccix são traumas como por exemplo cair sentado. Isso pode provocar fraturas, torções ou luxações neste osso que podem ser difíceis de resolver.

Após o traumatismo, normalmente a dor melhora em duas semanas com analgésicos e proteção local. Em situações de fratura, a dor pode ter uma duração até 3 meses para passar. Se a dor se tornar crónica, pode haver necessidade de cirurgia, infiltrações ou fisioterapia.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora

Má postura 

Nestas situações, a dor pode surgir após viagens longas, períodos em que a pessoa ficou sentada durante muito tempo em locais desconfortáveis ou rígidos ou ainda depois da prática de exercício físico tendo em conta que o cóccix é um ponto importante de inserção de ligamentos e músculos.

Almofadas ortopédicas para proteção do cóccix: Descubra

Hérnia discal

hérnia discal dor no cóccix causas

Em algumas situações, a dor no cóccix pode ser desencadeada por problemas noutros locais, como por exemplo o desenvolvimento de uma hérnia discal na região lombar da coluna.

Veja também: Hérnia discal lombar: quais os tipos, sintomas e tratamentos?   

Envelhecimento   

À medida que vamos envelhecendo pode ocorrer o desgaste dos pequenos discos da cartilagem que ajudam a manter o cóccix na sua posição. Os ossos que constituem o cóccix também podem unir-se com mais força o que pode aumentar a pressão nesta estrutura provocando dor.

Veja também: Como envelhecer com saúde?   

Espasmos musculares

Algumas disfunções musculares podem provocar espasmos em determinados músculos na zona pélvica, provocando dor. Um deles é o anococcígeo, que está ligado ao cóccix.

Úlceras de pressão

As úlceras de pressão ou escaras podem provocar dor e lesões graves na região do cóccix.

Obesidade

obesidade causas dor no cóccix

É mais propenso a ter problemas no cóccix a pessoa que está acima do peso.

Quisto Sacrococcígeo ou Pilonidal

O quisto sacrococcígeo, ou quisto pilonidal, corresponde a um processo inflamatório crónico que ocorre na região sacrococcígea, estando geralmente associado a uma bolsa anómala de pele preenchida com restos celulares, glândulas sebáceas e sudoríparas e pêlos.

Quando está infetado, este quisto assume o aspeto de um abcesso com dor, vermelhidão da pele, drenagem espontânea de sangue e pus através da pele com um odor fétido.

Diagnóstico

diagnóstico coccidinia inflamação cóccix

O diagnóstico pode ser feito pelo médico de família, pelo ortopedista ou por um neurocirurgião especialista em medicina da coluna. Durante o exame clínico, são levantadas todas as informações que ajudem a esclarecer a origem da dor, incluindo traumas, quistos, entre outros, e também são excluídas outras doenças sistémicas que podem causar a dor.

Exames

exames dor no cóccix

Ressonância magnética (RM)

A ressonância magnética é um exame fundamental para esclarecimento diagnóstico da dor coccigea.

Radiografia (Raio-X)   

As radiografias simples são tipicamente o estudo de imagem inicial de escolha para doentes com coccidia, especialmente em casos de trauma na região sacrococcígea.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada (TAC) e / ou a ressonância nuclear magnética da pélvis podem ser úteis nos casos em que há suspeita de patologia intrapélvica (neoplasia de ovário, colo do útero, cólon, testículo ou próstata).

Tratamentos

O que fazer para aliviar a dor no cóccix?

Fisioterapia

fisioterapia para dor no cóccix

Os tratamentos de fisioterapia podem ajudar a diminuir a dor e a inflamação do cóccix, a relaxar, a melhorar a força muscular e a flexibilidade.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora

Compressas de gelo ou mornas

bolsa água quente fria inflamação cóccix

As compressas de gelo podem dar uma ajuda importante no período de recuperação devido ao seu efeito anti-inflamatório e de alívio da dor. Podem ser aplicadas 3 a 5 vezes por dia, durante 20 minutos.

As compressas ou bolsa de água quente também podem ser utilizadas como medida para ajudar a aliviar a dor. O fisioterapeuta pode recomendar o contraste entre a aplicação local de compressas de gelo seguida da quente.

Acupuntura

acupuntura dor no cóccix

A acupuntura, devido a seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, pode ser usada no alívio das dores coccígeas.

Almofada para coccidínia

almofada coccidínia tratamento dor cóccix

Existem várias almofadas ou assentos ortopédicos que podem ajudar a aliviar a dor no cóccix. A escolha da almofada deve ser orientada por um profissional de saúde como o médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou ortoprotésico que vai avaliar as características do utilizador e recomendar a melhor almofada, que para além de aliviar a pressão na região do cóccix deve proporcionar um melhor posicionamento e postura na posição de sentado.

Almofada para aliviar dor no cóccix   

Em situações mais graves de doentes com dor crónica no cóccix pode ser recomendado o uso de um colchão ortopédico que ajude a aliviar a dor e a pressão da região sacro-coccigea proporcionando o melhor posicionamento e conforto quando o doente estiver deitado na cama.

Remédios

O médico poderá prescrever analgésicos e anti-inflamatórios para a dor no cóccix. Em situações em que exista infeção poderá também ser prescrito antibiótico. Nunca recorra à auto-medicação.

Pilates

pilates dor no cóccix tratamento

O doente com dor no cóccix apresenta dificuldade para sentar, levantar e geralmente apresenta uma postura inadequada, além de fraqueza da musculatura extensora da anca e flexora do joelho. O Pilates tende a criar hábitos saudáveis que perdurem por toda a vida da pessoa, como manter a postura correta em diversas situações do dia-a-dia, como sentar, andar e agachar além de promover fortalecimento e flexibilidade.

O Pilates garante que os exercícios não causem impactos e desgaste articular, assim, torna-se indispensável que o fisioterapeuta (ou o profissional qualificado) possua um amplo conhecimento da técnica e das patologias em questão.

Os exercícios voltados para o doente que sofre com a Coccidinia, devem manter o foco nos músculos estabilizadores do tronco e da pelve (core), e os músculos que se inserem no cóccix.

Cirurgia   

Em casos, como lesões graves ou quisto pilonidal, pode ser necessária cirurgia para solucionar a dor no cóccix.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora Agendar Serviço de Enfermagem ao Domicílio Enfermagem ao domicílio Agendar agora

Como prevenir a dor no cóccix?

dor no cóccix como evitar

Podem ser seguidas algumas práticas úteis para prevenir a dor no cóccix, tais como:

  • Ter uma alimentação equilibrada e rica em líquidos para receber os nutrientes necessários;
  • Utilizar calçado confortável para evitar a pressão na coluna e no cóccix. Desta forma, deve adequar o calçado às atividades que estiver a realizar, como trabalhar, caminhar ou fazer desporto. O uso de palmilhas ortopédicas também pode ajudar;
  • Escolher um colchão ortopédico que proporcione conforto, bom posicionamento e alívio da pressão na região do cóccix. Em situações mais graves de coccidínia pode ser recomendado também a utilização de uma cama articulada elétrica que facilite o deitar e o levantar da cama bem como ofereça o melhor posicionamento.
  • Adotar uma postura correta e adequada ao sentar-se e procurar deitar-se sempre de lado. No caso de pessoas que trabalhem sentadas durante muitas horas, pode utilizar uma cadeira ergonómica.
  • Evitar ficar sentado durante longos períodos de tempo, e se isso não for possível, evitar a pressão no cóccix recorrendo à utilização de uma almofada ortopédica específica que auxilie na recuperação e na prevenção. Em utilizadores de cadeira de rodas, o uso de uma almofada apropriada é indispensável.
  • A utilização de uma poltrona elétrica de elevação também pode ajudar a aliviar a pressão no cóccix e a facilitar o sentar e o levantar. Este tipo de poltrona proporciona um excelente conforto e posicionamento.
  • Fazer exercício físico e alongamentos regularmente ajuda a aumentar a força muscular e a melhorar a flexibilidade que são essenciais na prevenção da dor no cóccix.

Conclusão

coccidínia inflamação dor cóccix conclusão

O cóccix é uma zona sensível que se localiza no final da coluna vertebral, abaixo do osso sacro e acima das nádegas. É uma região relativamente protegida, no entanto o cóccix pode ficar inflamado,também conhecido por coccidínia que na maioria das vezes é causada por situações como cair sentado no chão ou por passar muito tempo sentado numa superfície dura, como por exemplo, numa cadeira de rodas.

Nos centros Mais que Cuidar pode receber aconselhamento técnico especializado por profissionais de saúde sobre formas de prevenir e aliviar a dor no cóccix e de conhecer produtos de apoio tais como almofadas ortopédicas especiais para aliviar a pressão e a dor na região do cóccix.

agende-uma-sessão-de-fisioterapia-ao-domicilio-em-portugal Agende uma avaliação gratuita ao domicílio em Portugal para receber um plano de mobilidade personalizado Agendar agora Agende uma avaliação gratuita ao domicílio em Portugal para receber um plano de mobilidade personalizado Agendar agora

Em situações mais graves de dor no cóccix com agravamento da inflamação e dos sintomas pode ser necessário a recuperação com tratamentos de fisioterapia.

esclerose múltiplia fisioterapia ao domicílio em portugal Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora Agende uma sessão de fisioterapia ao domicilio em Portugal. Agendar agora

Referências

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou deste artigo? Foi útil? Deixe o seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars