Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Vamos dar uma volta? Dicas para melhorar a vida social dos idosos

Dicas para melhorar a vida social dos idosos

A solidão que afeta os idosos é um problema de saúde pública que acarreta inúmeros riscos para a saúde das pessoas destas faixas etárias, com 25% mais chance de morrer por solidão, em comparação com a população mais nova.

Uma vida social preenchida e agradável nos anos seniores pode proporcionar uma melhoria significativa da saúde e bem-estar dos idosos.

Vários estudos científicos mostram como a socialização e uma vida social dinâmica na terceira idade podem contribuir para uma melhor qualidade de vida em várias frentes:

Melhor saúde mental e cerebral

Passar tempo de qualidade com família e amigos mantém a mente ativa e fresca. A necessidade de manter a participação em conversas, participar em jogos ou mesmo ir às compras ou passear em grupo, estimula o cérebro, o que ajuda a atenuar a progressão de doenças do foro mental associadas com a idade avançada como a demência ou o Alzheimer.

Melhor saúde emocional

A solidão vem quase sempre acompanhada pela depressão, o que traz não só problemas na saúde mental, mas também na saúde física.

Passar tempo com amigos ou familiares mais chegados ajuda a manter o bom humor e a desenvolver uma sensação de comunidade e de sistema de apoio. Isto pode não só ajudar a prevenir a depressão, mas também pode ajudar a liderar com outras questões emocionais.

Reforço da saúde física

A atividade social também proporciona benefícios à saúde física. Qualquer tipo de movimento é benéfico, quanto mais se movimentar o corpo mais benefícios se pode colher para o coração, para o cérebro, para as articulações, pulmões, ou outras partes do corpo.

No entanto, deverá ter-se em atenção a algumas restrições de movimento que existam por causa de doenças ou outras causas, o movimento deverá ser feito de acordo com as possibilidades do idoso. Quando a atividade social inclui práticas físicas como passeios, aulas de fitness, natação ou outras opções de exercícios, o impacto positivo na saúde é ainda maior.

Melhoria no sono

À medida que envelhecemos a qualidade do sono tende a diminuir. Mas, dormir bem durante a noite tem uma influência muito grande no bem-estar físico e mental das pessoas. Os idosos que têm uma vida social mais preenchida, apresentam melhores resultados na sua qualidade de sono, conseguindo ter sono reparador durante a noite.

Sistema imunitário fortalecido

O sistema imunitário é o guardião do corpo humano, protegendo e combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores. Com o envelhecimento, o sistema imune deixa de funcionar tão eficazmente como antes, desta forma, quando se contrai uma infeção, ou se tem uma doença em idade mais avançada, o risco de complicações é maior.

Um sistema imunitário forte é extremamente importante para os idosos e a investigação científica nesta área sugere que construir e manter relações sociais fortes e agradáveis, pode contribuir de forma substancial para o fortalecimento do sistema imunitário.

Como estimular a atividade social dos seniores?

As atividades ou práticas a escolher vão estar sempre dependentes da capacidade do idoso para se movimentar e para sair, bem como das preferências pessoais pelo tipo de atividade.

Algumas das atividades possíveis que podem ajudar a construir uma rede social mais forte são:

Ações de voluntariado

Muitos idosos gostam de sair de casa e passar tempo com animais ou crianças. Organizações de acolhimento animal que precisam de voluntários para alimentar e cuidar de animais pode ser uma opção viável.

Outra opção podem ser associações de acolhimento de mães solteiras ou mães adolescentes com bebés, ou voluntariado na área neonatal dos hospitais, onde recém-nascidos prematuros precisam de atenção e cuidado. Estas experiências podem ter um efeito muito recompensador na vida dos idosos.

Centros de convívio de seniores

Em algumas localidades já existem estes centros que promovem muitas atividades ou visitas guiadas a locais turísticos, o que pode ser uma grande oportunidade para conviver com pessoas da mesma idade e com os mesmos interesses. Caso não exista um centro destes, a criação de um centro assim de raiz, pode também ser um desafio estimulante.

Redes sociais online

O Facebook ou Meet up, que possibilitam o contacto ou os encontros de forma virtual ou presencial, podem ser uma alternativa, para quem não queira sair de casa ou esteja mais isolado geograficamente. No caso de se escolher a opção presencial, convém não esquecer as questões de segurança, quer de saúde quer comportamentais.

Ajuda em casa

Para algumas pessoas que preferem ficar em casa ou têm alguma doença que as impeça de se movimentarem, a opção poderá ser contratar um serviço de apoio domiciliário, no qual um cuidador pode dar apoio em casa de forma regular, ajudando com pequenas tarefas em casa e providenciando contacto social ou atividades lúdicas.

O mais importante é que o idoso consiga estabelecer laços sociais duradouros e agradáveis que induzam uma sensação de segurança e apoio, ajudando a reduzir o stress e a aumentar a autoestima, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida. 

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

O que achou deste artigo? Foi útil? Deixe o seu comentário

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars