Linha de apoio ao cliente, 210 819 755

Quais as melhores camas articuladas hospitalares?

cama-hospital-casa

QUAIS AS MELHORES CAMAS ARTICULADAS HOSPITALARES?

Neste artigo pretendemos responder a uma questão muito frequente que surge a quem procura uma cama articulada hospitalar para o seu familiar.

Abordaremos as camas articuladas hospitalares de uso doméstico embora a maioria dos modelos possam ter também a utilização em ambiente institucional.

Um dos critérios que podemos usar na hora de escolher uma cama articulada é o tipo de cama que se pretende. No mercado existem atualmente 3 tipos diferentes de camas articuladas hospitalares:

  1. Camas articuladas manuais
  2. Camas articuladas semi-elétricas
  3. Camas articuladas elétricas com regulação em altura

As camas articuladas manuais

Kit Manual Supreme Anti-Escaras Viscoelástico Premium

Atualmente assistimos a uma procura cada vez menor deste tipo de cama articulada que funciona com um estrado tripartido cuja regulação é feita através de 2 manivelas manuais que se localizam na peseira da cama articulada e que regulam a elevação e o baixar da região da cabeça e tronco e da região dos pés. Habitualmente o estrado destas camas tem a base em aço e as ripas em madeira onde vai assentar o colchão. A altura do estrado ao chão é fixa e pode-se escolher os pés da cama com ou sem rodas. Os pés com rodas podem ser uma opção se for necessário a mudança frequente de local da cama ou em situações de quartos muito apertados. As camas articuladas manuais são as mais económicas e este é o único argumento que justifica alguma da sua procura nos nossos dias.

 

As camas articuladas semi-eléctricas

14-1

Este tipo de cama articulada é muito semelhante às camas manuais, a grande diferença está na forma como é feita a regulação do estrado da cama que neste caso é mediante um comando que regula a elevação e o baixar da região da cabeça e tronco e da região dos pés. Tudo o resto é muito semelhante às camas articuladas manuais.

As camas articuladas eléctricas com regulação em altura

2-sb755

São as camas mais completas e mais versáteis que existem. A sua grande vantagem é a possibilidade de regulação da altura do estrado ao chão que facilita muito a entrada e saída do utilizador da cama e facilita a prestação dos cuidados ao paciente por parte dos cuidadores. Nalgumas situações clínicas sobretudo em pacientes com agitação psicomotora ou em pacientes de alzheimer em fase avançada, recomenda-se a utilização da cama na sua altura ao chão mais baixa possível (cerca de 28 cm do estrado ao chão) por razões de segurança para o paciente evitando quedas ou diminuindo as suas consequências.

Alguns modelos também permitem a regulação da inclinação do estrado que poderá ser útil em alguns posicionamentos do paciente e em situação de edemas (inchaço) dos membros inferiores (sobretudo nos pés).

Outro critério que poderá ser útil no momento da escolha da cama articulada é o tamanho do estrado da cama. As camas articuladas mais vendidas em Portugal habitualmente têm 2 medidas de estrado: A de 190 cm de comprimento por 90 de largura ou a de 200 cm de comprimento por 90 de largura. Existe a tendência para cada vez mais se utilizar a medida de 200 cm de comprimento por 90 de largura que é a medida mais utilizada nos outros países. Hoje em dia, existem marcas de camas articuladas hospitalares que têm estrado de 200 cm de comprimento por 120 cm de largura. Estes modelos são procurados principalmente por pessoas obesas com mobilidade reduzida ou por pessoas que gostam de ter mais espaço na cama. Também existe a possibilidade de se personalizar as medidas do estrado da cama em alguns modelos de cama.

Exemplo de cama articulada com estrado de 120 cm de largura

Cama eletrica XXL

 

Relativamente ao tipo de estrado, existem no mercado essencialmente 2 modelos: a base de estrado em aço com as ripas em madeira e a base de estrado em aço com ripas também em aço. Tendo em conta a nossa experiência, os estrados com ripas em aço têm maior resistência que as ripas em madeira e são mais fáceis de limpar e desinfetar.

No que diz respeito ao design e ao enquadramento em ambiente doméstico existem várias opções de modelos de camas sobretudo ao nível do tipo e da cor da madeira das cabeceiras, das peseiras e das guardas laterais.

Um acessório indispensável nas camas articuladas hospitalares são as guardas laterais que podem ser em metal (aço ou alumínio) ou em madeira (as mais usadas e que têm um design mais leve e agradável). As laterais funcionam como mecanismo de segurança na cama para evitar quedas e podem funcionar como auxiliar no posicionamento do utilizador ou como base de apoio para uma mesa auxiliar de comer no leito (alguns modelos de guardas laterais em madeira permitem a aplicação de uma mesa de refeições).

O pendural também é um acessório importante na escolha de uma cama articulada sobretudo em pacientes com força ao nível dos membros superiores pois o pendural pode ser uma excelente ajuda no posicionamento e na mobilização do paciente na cama.

Tão importante como a escolha da cama é a escolha de um bom colchão que responda às necessidades do utilizador ao nível do conforto, da segurança, da estabilidade e da prevenção de feridas.

Para concluir, recomendamos que na escolha da melhor cama articulada para a sua situação fale com especialista em produtos de apoio na saúde e na mobilidade que vai ajudá-lo a avaliar as necessidades do utilizador e a seleccionar a cama articulada que melhor se adequa.

No caso de se tratar de uma situação temporária ou provisória pode optar pelo serviço de aluguer de cama articuladas. Para saber mais veja este link: Aluguer de Camas articuladas eléctricas com regulação da altura

 

 

 

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

LOJAS MAIS QUE CUIDAR PORTUGAL
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 22 405 41 46
Porto
Santarém
Av Villiers
Sur Marne 23
2330-218 Entrocamento
T. 249 248 400
Santarém
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T 210 402 220
Lisboa
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Almada
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brá de Alportel
T. 28 982 42 25
Faro