Linha de apoio ao cliente, 210 819 755

Como escolher a melhor cadeira de rodas?

No momento de escolher uma cadeira de rodas deve ter em conta vários aspectos de forma a que a cadeira vá de encontro às necessidades do utilizador. Habitualmente a escolha da cadeira de rodas baseia-se em modelos standarizados das marcas, no entanto, é possível a personalização total da cadeira sendo necessário para isso uma avaliação profissional e especializada de forma  a tirar adequadamente todas as medidas e caracteristicas do utilizador e fazer um estudo de como será feita a utilização da cadeira (Tipo de piso, trajectos habituais, utilização dentro e fora de casa, transporte em automóvel, etc).

Neste artigo abordaremos os aspectos básicos que devem ser considerados no momento da escolha da cadeira de rodas.

Estrutura da cadeira de rodas: Em aço ou em alumínio?

Uma das principais diferenças entre cadeiras de rodas em aço e cadeiras de rodas em alumínio é que as primeiras são mais pesadas que as segundas, ou seja, se o peso da cadeira de rodas é um aspecto importante para si e se deseja uma cadeira mais leve, pode optar por uma cadeira de rodas em alumínio ou em liga leve.

Qual o peso do utilizador da cadeira de rodas?

O peso do utilizador deve ser considerado uma vez que as cadeiras de rodas têm um peso máximo do utilizador. Por razões de segurança esse peso máximo nunca deve ser ultrapassado.

Qual a largura total da cadeira de rodas?

A largura total da cadeira de rodas assume um carácter importante sempre que o utilizador utilize a cadeira no interior de edifícios. Neste caso, é fundamental tirar a medida da largura das portas onde a cadeira terá que passar para depois se escolher a cadeira de rodas com a largura total adequada. A largura total da cadeira de rodas está directamente relacionada com a largura do assento. Quanto maior for o assento maior será a largura total.

Qual a largura de assento da cadeira de rodas?

É indispensável escolher a largura de assento apropriada para o utilizador por razões de conforto, segurança e de posicionamento. Desta forma, o assento não deve ser nem muito largo nem muito apertado. Para saber o tamanho adequado da largura do assento da cadeira de rodas deve ser tirada a medida da largura de trocanter a trocanter do utilizador (ver imagem abaixo). Os tamanhos de assentos de cadeira de rodas standarizados são 40, 43, 45, 48 e 50 cm.

Tirar medidas da largura para cadeira de rodas

Qual o tamanho das rodas traseiras? Grandes ou pequenas?

Existe a possibilidade de escolher a cadeira de rodas com rodas traseiras grandes (considerada o modelo tradicional) ou com rodas traseiras pequenas.

As rodas traseiras grandes são indicadas em situações em que o utilizador da cadeira de rodas tem capacidade de auto-propulsão, ou seja, tem força e destreza suficiente para controlar de forma autónoma a condução da cadeira através das rodas traseiras que possuem aros que facilitam a manipulação. As cadeiras de rodas com rodas traseiras grandes podem ser denominadas de cadeira de auto-propulsão.

No que respeita às rodas traseiras pequenas, elas são indicadas para utilizadores com maior grau de dependência e que não conseguem controlar a condução da cadeira de rodas com a utilização dos braços e das rodas traseiras grandes. As cadeiras de rodas com rodas traseiras pequenas também são chamadas de cadeiras de rodas versão trânsito e são muito utilizadas no interior de casas (porque têm uma largura total menor) por utilizadores idosos semi-dependentes ou dependentes.

Cadeira de rodas com sistema de cruzeta simples ou cruzeta dupla?

A maioria das cadeiras de rodas têm sistema de cruzeta simples. A cadeira de rodas com sistema de cruzeta dupla é indicada para utilizadores mais pesados normalmente com um peso superior a 120 kgs. A função do sistema de cruzeta dupla é dar maior reforço e estabilidade à cadeira sobretudo em situações de utilizadores obesos.

Rodas traseiras fixas ou de extracção rápida?

Esta é uma característica a ter em conta sobretudo para utilizadores de cadeira de rodas que precisem de transportar a cadeira de forma frequente num automóvel. Desta forma, a extracção rápida das rodas traseiras  facilita o transporte e o armazenamento das cadeiras de rodas.

Cadeira de rodas com pneus pneumáticos ou pneus maciços?

Os pneus maciços habitualmente são mais resistentes, não têm tanto desgaste e são indicados sobretudo para uma utilização em pisos regulares em zonas interiores. Em pisos irregulares não são tão confortáveis como os pneus pneumáticos. Os pneus pneumáticos têm uma câmara de ar que implicam o seu enchimento de forma regular e são mais confortáveis em pisos irregulares. É fundamental que os pneus pneumáticos mantenham uma pressão ideal (estejam cheios correctamente) de forma a garantirem maior segurança e maior rendimento na condução da cadeira de rodas.

Cadeira de rodas com ou sem travão de acompanhante?

Este é um acessório fundamental para situações em que o utilizador da cadeira de rodas tenha um cuidador ou um acompanhante e que permite um maior controlo e segurança na condução da cadeira de rodas sobretudo em rampas com elevado grau de inclinação.

Cadeira de rodas com ou sem sistema de inclinação e basculação do assento e do encosto?

O sistema de basculação do assento e da inclinação do encosto da cadeira de rodas é muito importante em utilizadores com elevado grau de dependência. Permite um melhor posicionamento e um maior conforto ao utilizador. Habitualmente encontramos este tipo de sistema em cadeira de rodas passivas como mostra a figura abaixo.

Conclusão

Como vimos anteriormente, existem várias tipos e modelos de cadeiras de rodas bem como vários aspetos a ter em conta no momento de seleccionar a melhor cadeira adequada ao utilizador. Na maioria das situações, deve ser o médico assistente do utilizador a fazer a prescrição da cadeira de rodas.

Por outro lado, a escolha de uma cadeira de rodas deve contar com o apoio de um profissional de saúde experiente e qualificado que ajudará a avaliar todas as dimensões e medidas apropriadas e fará um estudo do utilizador. Na Mais que Cuidar no Porto, Entroncamento, Lisboa e Almada pode contar com profissionais qualificados que o ajudarão a escolher a melhor cadeira de rodas ou a dar resposta à prescrição do médico.

Para saber mais sobre cadeira de rodas visite:

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

LOJAS MAIS QUE CUIDAR PORTUGAL
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 22 405 41 46
Porto
Santarém
Av Villiers
Sur Marne 23
2330-218 Entrocamento
T. 249 248 400
Santarém
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T 210 402 220
Lisboa
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Almada
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brá de Alportel
T. 28 982 42 25
Faro