Dicas para escolher a melhor cadeira de rodas em situação de amputação

1 Action 5

DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR CADEIRA DE RODAS EM SITUAÇÃO DE AMPUTAÇÃO

AMPUTAÇÃO

Definição

A amputação é uma remoção cirúrgica total ou parcial de um membro. A amputação pode ser necessária em caso de infeções graves ou acidentes. Pode também ser utilizada em situação de certas neoplasias graves.

Sintomas e efeitos secundários

O paciente fica privado de uma ou mais partes do corpo. A dor fantasma (o amputado sente dor ou tem sensibilidade no membro amputado) e a dor no coto (localizada no fim do membro amputado) são muito frequentes. Relativamente às amputações dos membros inferiores, podem ser utilizadas próteses e cadeiras de rodas para promover e recuperar a mobilidade.

Cadeira de rodas a considerar

Uma vez que o paciente tenha recuperado a força e a agilidade, pode-se recomendar uma cadeira de rodas activa. As necessidades de equipamento são compatíveis com os casos da paraplegia. A questão do equilíbrio da cadeira de rodas deve ser levada em consideração, uma vez que o utilizador perdeu peso na zona das pernas tendo a cadeira de rodas uma maior tendência para cair para trás. Umas rodas anti volteio podem não ser suficientes e poderá ser necessário recuar o eixo traseiro da cadeira de rodas de forma a equilibrar a distribuição do peso. Também poderá ser necessário um apoio de pernas de amputado para apoiar o coto.

Para saber mais sobre cadeiras de rodas activas visite o link:

https://www.maisquecuidar.com/categoria-produto/todos-os-produtos/mais-mobilidade/cadeiras-de-rodas-ativas/

Algumas informações importantes referentes às dicas apresentadas:

  • Os conteúdos apresentados foram desenvolvidos pela nossa equipa de saúde composta por enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e medico fisiatra.
  • As dicas apresentadas oferecem aconselhamento geral mas não abordam os casos específicos.
  • A utilização da informação e métodos descritos neste artigo devem ser levados em conta em contexto com o suporte clínico completo. Os leitores devem procurar aconselhamento sobre os métodos abordados.
  • A informação apresentada não substitui as reflexões pessoais sobre o paciente nem a avaliação clínica dos profissionais de saúde especializados.

 

Deixar comentário

O seu email não será publicado.