Linha de apoio ao cliente, 210 819 755

Dicas para escolher a melhor cadeira de rodas em situação de amputação

1 Action 5

DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR CADEIRA DE RODAS EM SITUAÇÃO DE AMPUTAÇÃO

AMPUTAÇÃO

Definição

A amputação é uma remoção cirúrgica total ou parcial de um membro. A amputação pode ser necessária em caso de infeções graves ou acidentes. Pode também ser utilizada em situação de certas neoplasias graves.

Sintomas e efeitos secundários

O paciente fica privado de uma ou mais partes do corpo. A dor fantasma (o amputado sente dor ou tem sensibilidade no membro amputado) e a dor no coto (localizada no fim do membro amputado) são muito frequentes. Relativamente às amputações dos membros inferiores, podem ser utilizadas próteses e cadeiras de rodas para promover e recuperar a mobilidade.

Cadeira de rodas a considerar

Uma vez que o paciente tenha recuperado a força e a agilidade, pode-se recomendar uma cadeira de rodas activa. As necessidades de equipamento são compatíveis com os casos da paraplegia. A questão do equilíbrio da cadeira de rodas deve ser levada em consideração, uma vez que o utilizador perdeu peso na zona das pernas tendo a cadeira de rodas uma maior tendência para cair para trás. Umas rodas anti volteio podem não ser suficientes e poderá ser necessário recuar o eixo traseiro da cadeira de rodas de forma a equilibrar a distribuição do peso. Também poderá ser necessário um apoio de pernas de amputado para apoiar o coto.

Para saber mais sobre cadeiras de rodas activas visite o link:

https://www.maisquecuidar.com/loja/categoria-produto/todos-os-produtos/mais-mobilidade/cadeiras-de-rodas-ativas/

Algumas informações importantes referentes às dicas apresentadas:

  • Os conteúdos apresentados foram desenvolvidos pela nossa equipa de saúde composta por enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e medico fisiatra.
  • As dicas apresentadas oferecem aconselhamento geral mas não abordam os casos específicos.
  • A utilização da informação e métodos descritos neste artigo devem ser levados em conta em contexto com o suporte clínico completo. Os leitores devem procurar aconselhamento sobre os métodos abordados.
  • A informação apresentada não substitui as reflexões pessoais sobre o paciente nem a avaliação clínica dos profissionais de saúde especializados.

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

LOJAS MAIS QUE CUIDAR PORTUGAL
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 22 405 41 46
Porto
Santarém
Av Villiers
Sur Marne 23
2330-218 Entrocamento
T. 249 248 400
Santarém
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T 210 402 220
Lisboa
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Almada
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brá de Alportel
T. 28 982 42 25
Faro