Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Pessoas com olhos azuis partilham o mesmo ancestral

Pessoas com olhos azuis partilham o mesmo ancestral

Um grupo de investigadores da Universidade de Copenhaga localizou uma mutação genética que ocorreu entre 6 a 10,000 anos atrás e é a causa da cor azul de todas as pessoas que têm olhos azuis hoje no planeta.

A investigação mostrou que todas estas pessoas têm os mesmos ancestrais. Originalmente todos os seres humanos tinham olhos castanhos, mas uma mutação genética que ocorreu no gene OCA2 nos cromossomas humanos, resultou na criação de uma espécie de interruptor que “desliga” a capacidade de produzir olhos castanhos.

De acordo com o investigador principal, Hans Eiberg do departamento de medicina celular e molecular da universidade, o gene OCA2 codifica a chamada proteína P, envolvida na produção da melanina, o pigmento que dá cor aos cabelos, olhos e pele.

O “interruptor”, que está localizado no gene adjacente ao OCA2, não desliga o gene completamente, mas limita sua ação para reduzir a produção de melanina na íris, “diluindo” os olhos castanhos em azuis.

O efeito de “interruptor” no OCA2 é muito específico. Se o gene OCA2 tivesse sido completamente destruído ou desativado, os seres humanos não teriam melanina nos cabelos, olhos ou cor da pele, como acontece no albinismo.

Os investigadores examinaram o ADN mitocondrial e compararam a cor dos olhos de indivíduos de olhos azuis em países tão diversos como Jordânia, Dinamarca e Turquia.

A variação na cor dos olhos de castanho para verde pode ser explicada pela quantidade de melanina na íris, mas indivíduos de olhos azuis têm apenas um pequeno grau de variação na quantidade de melanina nos olhos.

Deste modo, os investigadores defendem que todos os indivíduos de olhos azuis estão ligados ao mesmo ancestral. Todos eles herdaram a mesma chave exatamente no mesmo sítio do seu ADN. Os indivíduos de olhos castanhos, por outro lado, têm uma variação individual considerável na área do seu ADN que controla a produção de melanina.

Os cientistas não consideram a mutação de olhos castanhos para azuis uma mutação positiva ou negativa. É apenas uma das várias mutações, como a cor do cabelo, calvície, sardas ou manchas de beleza, que não aumentam nem reduzem a chance de sobrevivência de um ser humano.

Hans Eiberg explica que isso simplesmente mostra que a natureza está constantemente a alterar o genoma humano, criando um coquetel genético de cromossomos humanos e experimentando diferentes mudanças enquanto o faz”.

Referências:

  • University of Copenhagen. (2008, January 31). Blue-eyed humans have a single, common ancestor. ScienceDaily. Retrieved January 9, 2021 from www.sciencedaily.com/releases/2008/01/080130170343.htm

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225