Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Emoções desencadeadas por música são visíveis em imagens cerebrais

Emoções desencadeadas por música são visíveis em imagens cerebrais

Cientistas da universidade de Turku identificaram os mecanismos neurais que são responsáveis pelas reações emocionais à música. O estudo contou com 102 participantes que ouviram música capaz de despertar emoções, enquanto a sua atividade cerebral foi monitorizada por ressonância magnética.

Os investigadores usaram um algoritmo de machine learning para mapear as regiões cerebrais que ficam ativas quando diferentes trechos musicais são tocados. O grupo de investigadores também conseguiu identificar as regiões cerebrais que ficam ativas quando os participantes na experiência visionaram vídeos emotivos e testaram se essas mesmas regiões se ativavam quando os participantes ouviam a música.

Os resultados sugerem que as emoções despoletadas por filmes e música estão baseadas na operacionalização de diferentes mecanismos cerebrais.

“Com base na ativação do córtex auditivo e motor, fomos capazes de prever com precisão se o participante estava a ouvir música alegre ou triste. O córtex auditivo processa os elementos acústicos da música, como o ritmo e a melodia. A ativação do córtex motor, então, pode estar relacionada com o fato de que a música inspira sensações de movimento em quem ouve, mesmo quando estão a ouvir música enquanto estão parados num aparelho de ressonância magnética”, explicou uma das investigadoras.

Os filmes, por exemplo, ativam as partes mais profundas do cérebro que regulam as emoções em situações da vida real. Ouvir música não ativou fortemente essas regiões nem sua ativação separou as emoções induzidas pela música umas das outras.

Isso pode ser devido ao fato de que os filmes podem copiar de forma mais realista os eventos da vida real que evocam emoções e, assim, ativar os mecanismos inatos de emoção. Quanto às emoções induzidas pela música, elas são baseadas nas características acústicas da música e coloridas por influências culturais e pela história pessoal.

Queríamos usar apenas música instrumental neste estudo também, para que as letras não tivessem impacto nas emoções dos sujeitos da pesquisa. No entanto, incluímos músicas de filmes e canções do virtuoso da guitarra Yngwie J. Malmsteen”, concluiu a investigadora.

Os estudos anteriores que se debruçaram sobre o efeito da música nas emoções, usaram apenas música clássica.

Referências:

  • Vesa Putkinen, Sanaz Nazari-Farsani, Kerttu Seppälä, Tomi Karjalainen, Lihua Sun, Henry K Karlsson, Matthew Hudson, Timo T Heikkilä, Jussi Hirvonen, Lauri Nummenmaa. Decoding Music-Evoked Emotions in the Auditory and Motor Cortex. Cerebral Cortex, 2020; DOI: 10.1093/cercor/bhaa373
  • University of Turku. (2020, December 28). Music-induced emotions can be predicted from brain scans. ScienceDaily. Retrieved January 9, 2021 from www.sciencedaily.com/releases/2020/12/201228101801.htm

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars