Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Dicas para escolher a melhor cadeira de rodas numa situação de Artrite

Cadeira de rodas artrite

Artrite é uma inflamação das articulações. As causas da artrite são inconclusivas, mas sabe-se que pode ter como causa o stress físico e emocional, a infeção por bactérias ou vírus ou alterações nutricionais ou metabólicas.

Sintomas e efeitos secundários

Os sintomas mais frequentes são o inchaço, vermelhões, rigidez, cansaço, perda de força, calor nas articulações com dor, deformidades e cartilagens danificadas. Nas situações mais graves em que a artrite afeta os membros inferiores, pode ser necessária a utilização de uma cadeira de rodas.

Cadeira de rodas a considerar

Uma cadeira de rodas leve com uma boa performance de condução pode ajudar a aliviar a tensão nas articulações das mãos, cotovelos e ombros.

Em casos de artrite aguda e perda total de mobilidade é aconselhado uma cadeira de rodas passiva da gama Rea (Cadeira de rodas de conforto).

Em casos de artrite nos joelhos e tornozelos recomendamos a utilização de patins elevatórios reguláveis em ângulo e profundidade de forma a proporcionar maior conforto e posicionamento.

Para utilizadores que sofram de artrite nas articulações das mãos e nos dedos aconselha-se a aplicação de aros revestidos a espuma ou borracha de forma a facilitar a condução da cadeira de rodas com as palmas das mãos. Nestas situações também é recomendado a utilização de uma cadeira de rodas elétrica.

O movimento numa articulação afetada pode causar uma dor intensa e um grande desconforto. Este aspeto deve ter considerado na escolha da cadeira de rodas e mais tarde durante as transferências de e para a cadeira de rodas.

Para situações temporárias ou pontuais pode optar pelo serviço de aluguer de cadeira de rodas. Para saber mais visite este link: Aluguer de Cadeira de Rodas

Algumas informações importantes referentes às dicas apresentadas

  • Os conteúdos apresentados foram desenvolvidos pela nossa equipa de saúde composta por enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e medico fisiatra.
  • As dicas apresentadas oferecem aconselhamento geral, mas não abordam os casos específicos.
  • A utilização da informação e métodos descritos neste artigo devem ser levados em conta em contexto com o suporte clínico completo. Os leitores devem procurar aconselhamento especializado e profissional sobre os métodos abordados.
  • A informação apresentada não substitui as reflexões pessoais sobre o paciente nem a avaliação clínica dos profissionais de saúde especializados.

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
Chamada para rede fixa nacional