Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Dicas para escolher a melhor cadeira de rodas numa situação de Artrite

Cadeira de rodas artrite

Artrite é uma inflamação das articulações. As causas da artrite são inconclusivas, mas sabe-se que pode ter como causa o stress físico e emocional, a infeção por bactérias ou vírus ou alterações nutricionais ou metabólicas.

Sintomas e efeitos secundários

Os sintomas mais frequentes são o inchaço, vermelhões, rigidez, cansaço, perda de força, calor nas articulações com dor, deformidades e cartilagens danificadas. Nas situações mais graves em que a artrite afeta os membros inferiores, pode ser necessária a utilização de uma cadeira de rodas.

Cadeira de rodas a considerar

Uma cadeira de rodas leve com uma boa performance de condução pode ajudar a aliviar a tensão nas articulações das mãos, cotovelos e ombros.

Em casos de artrite aguda e perda total de mobilidade é aconselhado uma cadeira de rodas passiva da gama Rea (Cadeira de rodas de conforto).

Em casos de artrite nos joelhos e tornozelos recomendamos a utilização de patins elevatórios reguláveis em ângulo e profundidade de forma a proporcionar maior conforto e posicionamento.

Para utilizadores que sofram de artrite nas articulações das mãos e nos dedos aconselha-se a aplicação de aros revestidos a espuma ou borracha de forma a facilitar a condução da cadeira de rodas com as palmas das mãos. Nestas situações também é recomendado a utilização de uma cadeira de rodas elétrica.

O movimento numa articulação afetada pode causar uma dor intensa e um grande desconforto. Este aspeto deve ter considerado na escolha da cadeira de rodas e mais tarde durante as transferências de e para a cadeira de rodas.

Para situações temporárias ou pontuais pode optar pelo serviço de aluguer de cadeira de rodas. Para saber mais visite este link: Aluguer de Cadeira de Rodas

Algumas informações importantes referentes às dicas apresentadas

  • Os conteúdos apresentados foram desenvolvidos pela nossa equipa de saúde composta por enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e medico fisiatra.
  • As dicas apresentadas oferecem aconselhamento geral, mas não abordam os casos específicos.
  • A utilização da informação e métodos descritos neste artigo devem ser levados em conta em contexto com o suporte clínico completo. Os leitores devem procurar aconselhamento especializado e profissional sobre os métodos abordados.
  • A informação apresentada não substitui as reflexões pessoais sobre o paciente nem a avaliação clínica dos profissionais de saúde especializados.

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225
4 stars