Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Nova classe de antibióticos consegue ultrapassar o efeito de resistência

Antibióticos para bactérias resistentes

A Organização Mundial de Saúde declarou que a resistência aos antimicrobianos representa uma ameaça crescente à saúde pública mundial e requer ação conjunta dos governos e da sociedade.

Estima-se que em 2050 as infeções por resistência aos antibióticos podem matar 10 milhões de pessoas e causar um peso na economia global no valor de 100 triliões de dólares. A lista das bactérias que são cada vez mais resistentes aos antibióticos está a aumentar e os medicamentos disponíveis são diminutos, o que leva a uma pressão forte para que seja criada uma classe de antibióticos capazes de prevenir crises de saúde pública.

Agora investigadores do Wister Institute da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, descobriram uma nova classe de componentes antibióticos que conseguem combinar o rápido extermínio de patógenos bacterianos resistentes com uma rápida resposta imunitária para combater a resistência.

Os resultados da investigação, publicados na revista Nature, mostram que esta classe de antibióticos conseguem bloquear um sistema essencial nas bactérias e ativam uma resposta imunitária adaptativa.

Os antibióticos existentes atacam as funções essenciais das bactérias, incluindo a síntese proteica e o ácido nucleico, que fazem parte da membrana das células e dos caminhos metabólicos das bactérias. No entanto, estas conseguem criar resistência ao fazerem uma mutação ao composto do antibiótico, levando à sua ineficácia ou eliminação.

Os cientistas focaram o seu trabalho no caminho metabólico que é essencial para a sobrevivência das bactérias. Este caminho é responsável pela biossíntese das moléculas essenciais para a sobrevivência dos patógenos nas bactérias.

O principal alvo foi uma enzima que atua na biossíntese, e que atua de forma a bloquear o caminho metabólico e a matar os micróbios. Este processo permite assim alcançar uma maior variedade de bactérias.

Os investigadores usaram um modelo computadorizado para avaliar os vários componentes e a sua capacidade de se ligar à enzima, procedendo a uma escolha criteriosa dos mais potentes, para que conseguissem entrar na barreira da célula e inibir a sua resistência.

Ao criarem um sistema duplo de inibição do processo bacteriano e estímulo da resposta imunitária, criaram as condições para dificultar o processo de resistência das bactérias.

Referências:

  • Kumar Sachin Singh, Rishabh Sharma, Poli Adi Narayana Reddy, Prashanthi Vonteddu, Madeline Good, Anjana Sundarrajan, Hyeree Choi, Kar Muthumani, Andrew Kossenkov, Aaron R. Goldman, Hsin-Yao Tang, Maxim Totrov, Joel Cassel, Maureen E. Murphy, Rajasekharan Somasundaram, Meenhard Herlyn, Joseph M. Salvino, Farokh Dotiwala. IspH inhibitors kill Gram-negative bacteria and mobilize immune clearance. Nature, 2020; DOI: 10.1038/s41586-020-03074-x
  • The Wistar Institute. (2020, December 23). New class of antibiotics active against a wide range of bacteria: Dual-acting immuno-antibiotics block an essential pathway in bacteria and activate the adaptive immune response. ScienceDaily. Retrieved January 9, 2021 from www.sciencedaily.com/releases/2020/12/201223125759.htm

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Central de Atendimento

como podemos ajudar?
Apoio via Whattsapp
Entre em contato
através do Whattsapp.
ABRIR WHATTSAPP
Apoio por Telefone
Contacte-nos todos os dias
úteis entre 10h às 19h e aos
Sábados das 10h às 13h
Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Almada
Almada
Rua do Regil 21A
2805-234
Almada
T. 210 402 248
Faro
Faro
Estrada Municipal 514
Zona Ind. da Barracha, Lote 11
8150-017 São Brás de Alportel
T. 289 824 225