O que são ortóteses? Elas podem ajudar no processo de tratamento da artrose ou osteoartrite?

beratung_sanitaetshaus-10x15_300

O que são ortóteses? Elas podem ajudar no processo de tratamento da artrose ou osteoartrite?

Pessoas com deficiências físicas ou com alterações na função de um membro do corpo podem ter dificuldades em caminhar na rua ou em escadas. Para garantir a qualidade de vida e de locomoção, estas pessoas podem contar com as ajuda de próteses e ortóteses.

Diferenças entre ortótese e prótese

As duas exercem funções diferentes no corpo. «As próteses substituem uma parte ou função do corpo humano, enquanto as ortóteses auxiliam a execução de uma função corporal, podendo eventualmente bloquear ou limitar uma articulação, impedindo um movimento indesejado durante o pós-operatório de uma cirurgia ortopédica», afirma a ortoprotésica Marta Moreira.

As bengalas, canadianas e óculos são exemplos simples de ortóteses. Elas não substituem um órgão ou membro, mas ajudam-no a realizar a sua função. Já um implante dentário é considerado uma prótese porque exerce a função de uma parte do corpo.

Os uso em artroses ou osteoartrites

As ortóteses podem ser utilizadas por doentes com artroses também chamadas de osteoartrites, doença caracterizada pela degeneração da cartilagem e por possíveis alterações nos ossos. «As ortóteses são indicadas para proteger uma articulação de um movimento excessivo, por exemplo. Os benefícios são o controle da dor e impedimento da progressão ou instalação de deformidades» explica Marta Moreira.

De acordo com a ortoprotésica, qualquer pessoa pode utilizar uma ortótese depois de uma correta avaliação de um especialista. No entanto, alguns doentes podem necessitar de tempo para se adaptarem perfeitamente à ortótese.

 

Marta Moreira é ortoprotésica licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e exerce funções na Mais que Cuidar Lisboa.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.